Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Os dois velhinhos -- 04/09/2002 - 22:14 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS DOIS VELHINHOS

Um deles era o velhinho que deu certo: tranquilo, boa aposentadoria, os filhos formados, somente ele e a patroa na casinha confortável. Vez em quando, pegava a velha (sim, pegava a velha, mas não é o que estão pensando) e iam fazer uma viagem pro exterior, onde morava o filho engenheiro. Com tudo pago, naturalmente.
O outro, ah o outro!, era o que não deu certo. Solitário, pagando pensão para duas ex-mulheres, vivia correndo atrás de dinheiro (coisa incomum neste país). Vendeu o carrinho para pagar contas. Os filhos, quando apareciam em sua casinha alugada, já diziam de cara que estavam "duros", piores até do que ele. Só iam lá para ver se o velho ainda estava vivo.
Um dia os dois se encontraram numa fila. Para muita gente, hoje em dia, fila é um dos poucos lugares de reunião social. A Harmonia Lira dos pobres. "Você não é o ...o ...espera aí que vou me lembrar". "Também estou lhe reconhecendo...pera aí, está na ponta da língua".
- Já sei...você é o Janguinho, aquele garoto quietinho, estudioso (o Janguinho, vocês devem ter adivinhado, era o que deu certo).
- E você, o Carlão! Grande Carlão! Vivia cercado de meninas. Você era o bom da escola, líder da turma.
- E hoje vivo sozinho, quase abandonado.
- Ê Carlão! Você naquele tempo tomava todas. Era pinga, cerveja, vodka, batida... Não tinha o que chegasse. Cada festa!
- E hoje sofro de cirrose.
- Você era o meu ídolo, rapaz. Jogava futebol, basquete, nadava pela escola. Ninguém te pegava na corrida.
- Hoje pegam facilmente. Tenho artrite, artrose, bico-de-papagaio...
- E os bailes no clube? Você era o bamba no fox-trote. E no bolero então? Tinha inveja de lhe olhar, agarradinho com as meninas, só encoxando (naquele tempo "encoxar" era o máximo da safadeza).
- Pois é! Hoje, continuo "dançando". Mas quem está me encoxando é a vida. Pra não dizer outra coisa.
Afinal se despediram. Cada um para seu lado. Janguinho saiu aborrecido, frustrado: que droga! E eu que sempre quis ser o Carlão.
-
-
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui