Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A camisa 10 imortal -- 26/05/2002 - 23:52 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Marcel Agarie
Data: 26/05/02

Crónica: "A camisa 10 imortal"

A Argentina precisou pedir autorização para a FIFA para imortalizar a camisa número 10 de Maradona.

Pobres argentinos! Façam como Pelé, o verdadeiro Rei, que fez muito mais bonito para imortalizar a sua camisa 10. Antes de sua geração, a camisa 10 era comum e apenas simbolizava a posição do meia-esquerda. Depois que Pelé a utilizou, o número 10 estampado nas costas, tornou-se sinónimo de craque, de ídolo e de líder que chama a responsabilidade para si. Não foram os brasileiros que a imortalizaram, foi o mundo que reconheceu, sem precisar pedir autorização para ninguém. Nem para a Fifa, órgão máximo dentro do futebol.

Eles - os argentinos - vão continuar acreditando por toda a eternidade que Maradona foi melhor do que Pelé. Não adianta, eles são teimosos! São arrogantes! Fazem de tudo para tentar mantê-lo em evidência, exposto na mídia. Inventam jogos de despedidas, pesquisas pela internet, sem contar o beijo - na boca!! - que o próprio Maradona protagonizou ao lado de outro jogador, o Caniggia. Coisa de viado! Fazem tudo isso e não conseguem sequer deixar o nosso Rei com um cabelo branco a mais em sua "moringa" negra. Enquanto tentam de tudo, na esperança de criarem uma polêmica em cima de nosso Rei, ele com toda a diplomacia - e uma porrada de filhos -, continua omisso, com um sorriso sarcástico no rosto e a sua coroa dourada, brilhando sobre a cabeça.

Mais uma coisa. Pelé foi eleito o Atleta do Século, ou seja, o maior atleta do século XX em todas as modalidades esportivas. Tudo, graças ao exemplo que ele passou e ainda passa, dentro e fora dos campos. Será que o Maradona consegue um título como esse? Talvez, o máximo que ele consiga será uma ponta na novela "O clone", contracenando drogado com a Mel, falando mal do Pelé no meio da boca de fumo, enquanto o negão come uns pastéis no bar da Dna Jura.

Que se danem os Argentinos!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui