Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62387 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50775)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140866)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vamos colaborar! Joguem o lixo no lixo! -- 22/04/2002 - 19:10 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Autor: Marcel Agarie
Data: 22/04/02

Crónica: Vamos colaborar! Joguem o lixo no lixo!

Conversando com minha amiga Katherine (acho que é assim que se escreve o nome dela), iniciamos um assunto polêmico, que entristece as almas limpas da cidade e enobrece os cidadãos porcalhões. Não é sobre os "porcos" palmeirenses que irei falar, inclusive, a idéia vale para os palmeirenses e corinthianos, para os petistas e malufistas, para os pagodeiros e rockeiros, enfim, todos aqueles que vivem em sociedade em nosso país, o Brasil.

Ela (não vou escrever o nome dela de novo, pois é muito chique) me contou que na semana passada, haviam 2 homens tomando cerveja em lata, no ponto de ónibus. Um deles, após terminado de beber a cerveja, jogou a lata no chão, sem nem dar bola para a lixeira que estava ao lado do ponto de ónibus. O mais revoltante, é a atitude que o "porcão" teve depois. Fernanda, que estava acompanhando a minha amiga Katherine (precisei escrever o nome dela de novo), foi até aos pés do "porcão", pegou a lata que estava jogada no chão e jogou na lixeira. Nisso, o "putão" (desculpe pela expressão, mas é revoltante) ainda reclamou, dizendo que "ninguém está aí", é mole? São pessoas como essas que fazem a nossa cidade suja, imunda e cheia de tranqueiras pelas ruas. Depois - com certeza - essas pessoas ainda culpam as prefeituras, os governos estaduais e federais, dizendo que eles não estão preocupados com a higiene do povo. É fácil cobrar os direitos, mas antes é preciso se cumprir os deveres.

Não sou o defensor das prefeituras, nem da metodologia dos governos atuais, mas já pensou se todo mundo resolve pensar desta maneira: vou jogar o lixo no chão, porque a prefeitura é que deve se preocupar de como deixar a cidade limpa. Seria - mais ou menos - como uma visita que recebemos em casa, e num bate-papo descontraído petisca umas azeitonas, usa uns guardanapos, depois joga toda a sujeira no chão e vai embora. Ahhh, tudo bem, depois o dono da casa limpa! Tenho certeza que ninguém iria gostar de receber uma visita como essa, não é mesmo? A educação vem de casa, por isso vamos nos conscientizar e torcer para que cada um faça a sua parte, deixando de jogar o lixo nas ruas pelas janelas dos ónibus e dos carros, procurando sempre depois que comer um chocolate, jogar o papel em um lixeira. Caso não tenha nenhuma lixeira por perto, guarde o papel no bolso e jogue-o no lixo de casa, pois só assim, você terá razão para reclamar às autoridades e solicitar a instalação de uma lixeira no local por onde você passou. O fato de não haver uma lixeira aonde você está, não é motivo para se jogar o lixo no chão.

O mesmo exercício vale para quando frequentamos os parques, as praias, as reservas naturais... Vamos todos colaborar! Tenho certeza que se cada um cuidar do próprio lixo produzido diariamente, viveremos em um ambiente mais limpo, mais saudável e consequentemente mais bonito. Basta apenas um simples gesto: jogar o lixo no lixo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui