Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Amigo Secreto -- 02/01/2002 - 10:46 (Marcel Agarie) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O AMIGO SECRETO

"A história que irei contar é real e aconteceu na empresa onde trabalho, na tentativa de um organizado amigo secreto, que teve lá as suas falhas, mas com um final de feliz".

Todos os finais de ano é aquela mesma história. Os amigos do serviços, os amigos do bairro, os parentes, os amigos da escola, enfim, qualquer grupo de pessoas que você participe, resolvem fazer aquela famosa brincadeira do amigo secreto, ou melhor, amigo oculto, dependendo da sua região.

Acredito que todo mundo sabe como funciona a brincadeira, por isso não existe a necessidade de uma explicação. Com certeza, alguma vez na vida você irá participar de algum amigo secreto, mesmo que não queira, irão te forçar tanto fazendo "melodramas", que no final não resistirá e acabará participando.

Normalmente as pessoas deixam de participar com o medo de tirar uma pessoa indesejada (a sogra, o chefe,...), uma pessoa antipática, ou até mesmo aquelas pessoas que são difíceis para comprar um presente. Por isso, sempre é bom participar de um amigo secreto, onde todos os participantes são bem quistos por você, pois se no meio de 40 participantes, apenas 1 você não goste, este com certeza será o papelzinho que você tirará do saco, e ao abrir o papelzinho que revelará o seu amigo secreto, sentirá um frio enorme na barriga ao ler aquele nome indesejado. Você se sentirá a pessoa mais azarada do mundo e tentará trocar o papel com alguém, que certamente recusará a proposta e você, sem saber o que fazer, jura para você mesmo que este será o seu último amigo secreto que irá participar (pura mentira, pois no outro final de ano irão te encher o saco novamente e você acabará participando novamente).

Depois começam as organizações. Nunca todos estão satisfeitos. Sempre existe algum problema. Uns querem que o amigo secreto seja com presentes de chocolate. Outros - os que estão de regime - acham isso um absurdo e dizem que se não for de Cd´s não irão participar. Aos poucos as soluções vão aparecendo, então sugerem um limite máximo para o valor. Por exemplo, os presentes podem ser até R$30,00, podendo ser chocolate, Cd, ou qualquer outro tipo de presente. Mas como nunca todos estão satisfeitos, sempre aparece alguém que reclama que pode dar um presente de R$30,00 e ganhar um presente de R$10,00 e assim sair no prejuízo. Novas soluções são sugeridas, e criam também um limite de valor mínimo de R$ 20,00 e máximo de R$30,00. Porém, como as classes sociais dos participantes não são todas iguais, ainda existe os melhores financeiramente que reclamam que R$30,00 não dá para comprar nada, enquanto outros acham R$20,00 um absurdo de caro, pois não podem gastar muito dinheiro, porque ainda precisam comprar os presentes de outros amigos secretos que estão participando, sem contar os presentes de natal para as crianças.

Depois de muitos acertos para chegarmos a um finalmente, tendo como solução a criação de uma lista de presentes, onde você escreve na lista o que você realmente deseja ganhar (isso dentro do limite mínimo-máximo de valor), e assim não corre o risco de dar um presente bom e ganhar um que você deteste. Agora só é preciso decidir onde será feito a entrega dos presentes.

Este é um outro grande problema. Decidir onde será feito a entrega dos presentes. Começam novamente as insatisfações. Primeiro é decidido que será feito na própria sede da empresa, mas alguns não acham legal e sugerem que os presentes sejam entregues em alguma casa noturna da cidade. Porém, uma outra parte não quer ir na casa porque não tem dinheiro para pagar a consumação mínima. Por isso, decidem fazer em um barzinho, onde não se paga para entrar, somente o que consumir, mas o outro grupo que gosta somente de rock não acham a idéia legal, pois no barzinho só toca forró e isso seria uma humilhação para eles. E no final, sem poder agradar os gregos e troianos, a festa é feita na sede da própria empresa mesmo, queiram os participantes ou não, com um churrasco e alguns barris de chopp.

O legal e ao mesmo tempo interessante, é a hora da entrega dos presentes, onde todas essas diferenças são esquecidas e até se esquecem que estão dando um presente mais caro do que o recebido, e por muitas vezes, esquecem até que estão recebendo um presente material (Cd, chocolate, perfume...), pois é nesta hora, que ganhamos o melhor presente da festa. O grande abraço de seu amigo secreto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui