Teria sido por que conheceu alguma personalidade, alguma pedra preciosa, que o deixou fascinado por brilhantes feitos? Ou seria por que, algures, outrem, jóia cheia de reflexos, já havia poetado o que ele ainda compunha com esforço, Ã custa de muita meditação? É de se pensar! Com quê suas fatigadas retinas podem ter se deparado? Com alguma ideia de Einstein, seu contemporàneo - em seu caminho - que já havia sido publicada?
O estudo diário do idioma alemão me ajudou a dar este sentido ao poema de Drummond, depois que tive acesso ao texto com o qual Einstein a ele teria se antecipado. Mesmo assim, não fiquei satisfeito. Há um outro sentido.
Será que, antes do que Einstein publicou, Drummond já teria percebido que, entre os poetas e a poesia, o maior obstáculo sempre será a estupidez humana?
"É possível, é possível!" Diria Einstein...
Veja o que Einstein afirmou em Einstein no caminho já dissera. Ein Stein...uma pedra...<=== Clique aí>
Veja também a opinião do Joãozinho:
Esse tirou 10!!!Eeeeeee Joaozinho !!!!!!!Este é uma fera na lingua portuguesa !!!!! Na sala de aula, o professor sisudo, estava analisando, com seus alunos, aquele famoso poema de Carlos Drummond de Andrade:"No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho. E eu nunca me esquecerei Que no meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho."
O professor pergunta:
- Joãozinho, qual o "por que" de Carlos Drummond de Andrade que você pode perceber neste poema?
- Porque, se não era traficante, ele era usuário ...