Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O QUE É ATITUDE? -- 25/09/2004 - 09:11 (thiago schneider herrera) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O que é atitude? Um magrelo de cabelo vermelho, repleto de piercing na fuça e tatuagens radicais com camisa de dizeres contra a guerra ou contra a comilança de carne inveterada da população inescrupulosa? Ou um babaca que sabe falar em público coisas difíceis e papos engajados, e usa sua mesada para dar comida aos necessitados no centro da cidade e proclama na faculdade que faz, deve ser de Ciências Sociais, sei lá, que todos devem fazer o mesmo devido a satisfação pessoal? Seria isso atitude?
Não dá para se traduzir ao pé da letra essa palavra, mas ela tem mais ou menos um significado homogênio à todos. O que se dá para traduzir facilmente é, por exemplo, uma pessoa sem atitude, ah, isso é facil demais. Para os olhos da sociedade juvenil seria mais ou menos o cara estudioso, que não tem sacadas geniais, que não sabe tirar sarro de um tombo, ou se divertir com a cara alheia, que se constrange com um olhar feminino, que não usa roupas de brechó por não ligar a mínima para moda, que escuta mais do que fala, um cara sem atitude é aquele que não sabe o nome de uma banda de rap ou rock do momento, que penteiao cabelo, que fala baixo, e atitude sempre foi vista como virtude, e todos lutam desesperadamente por uma auto-afirmação mesmo que momentànea para satisfação pessoal, e claro, satisfação pessoal perante a turma toda.
O que é atitude? Eminen é atitude, Guns and Roses não mais, Bin Laden é atitude, Gandhi não, Charlie Brow é atitude, Los Hermanos nunca foi, e por aí vai essa ladainha infernal. Será que nêgo de atitude é aquele que bota banca de mal, fala do sistema e se diz contra ele, mas é o principal combustível podre dessa podridão chamada imagem vendável? Porque essa merda de atitude e seus derivados que compõem a imagem de tal como roupas, bandas, marcas, sotaques, gírias, etc... é uma moda de consumo como qualquer outra, o que prova isso é o resultado de tantas bandas de rap e hip-hop americanos estarem ganhando milhões a custas de babacas adolescentes sem massa craniana que compram e consomem uma imagem imposta pela mídia como sendo a de um jovem ideal, mas ideal para quem? Claro que para eles mesmo, que usam esses jovens tapados para alimentar a máquina devastadora do consumo que eles mesmos (os jovens) aceitaram a partir do momento que se perdeu a personalidade e a vontade geral é ficar a de iguais a seus pseudo-ídolos que no fundo não tem nada para contribuir para ninguém que não seja ele mesmo, porque uma verdade, mania e gosto não se pode embrulhar em pacote e vender nas prateleiras de supermercado como sendo produtos consumíveis. Mas o que eles não sabem é que logo chegará uma nova onda na área e esse produto consumido em massa hoje será renegado como sendo careta e ultrapassado em detrimento ao novo modo de se enxergar a atitude nas ações, roupas, gírias, etc... de algum novo ícone gringo para adolescentes ávidos por personalidade estampada em sua retina despreparada para ver realmente de verdade.
Como já disse, sendo produto toda essa merda, tem-se prazo de validade e estraga se exposto muito tempo á temperatura ambiente.

Thiago Schneider Herrera
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui