Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SOBRE ARTE MODERNA -- 12/08/2004 - 11:37 (thiago schneider herrera) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tudo que faz parte de criação, essa ampla palavra, vem carregada de vivências, experiências, conexões, lembranças conscientes e inconscientes, sonhos, ilusões e desilusões, esperança, sentimento, pressentimento, etc...
Cada arte, em qualquer representação, não se limita a si mesma, pois já vem impregnada do tudo que já foi dito. Por exemplo, quando um pintor esta trabalhando, com certeza de seu subconsciente emerge experiências vindas de outras artes, do noticiário, do jornal, do cinema, da exposição, provinda de seus arquivos pessoais.
Não se faz arte somente fazendo-a, existe muitos fatores essenciais para criação, o segredo é saber filtrá-lo e conseguir "transportar" para consciência o que esta escondida no inconsciente através das experiências paralelas das artes. Por exemplo, a arte moderna hoje é quase indecifrável, mas é uma causadora de sensações muito mais convincente que as artes passadas, porque o que esta em jogo hoje não é mais traduzir fielmente o lugar retratado, a vida é outra, a informação não é mais feita por cartas que levavam dias para serem transmitidas, hoje existe uma ànsia geral instaurada em busca de conhecimento, mas em detrimento disso as coisas, as relações, os estudos se tornaram muito mais superficiais como nunca antes visto.
A guerra, o mendigo na rua, o noticiário sangrento, os jornais sensacionalistas, eles também afetam nossa vida e, por conseguinte nossa criação artística, porque já não existe mais a quase obrigação em retratar a natureza. Nunca o artista teve tanta liberdade em criar, no que se inspirar, como traduzir, como materializar o que esta fazendo, não existe certo e errado na arte moderna, por isso o artista se sente quase que na obrigação em causar impacto nos dias de hoje, porque literalmente somos bombardeados pela realidade impactante.
Todas as artes, isso não vem de hoje, estão interligadas e entre elas há uma simbiose muito coerente e necessária, mas como já disse, também estamos sujeitos as interferências da realidade em que vivemos, e nada mais justo que se inspirar também nisso, seja consciente ou inconscientemente.
O Cubismo, por exemplo, é um retrato fiel de como o ser humano moderno esta fragmentado, como não existe mais profundidade nas coisas, tudo é efêmero e momentàneo, a arte retrata isso, pois é feita por seres humanos, e é quase impossível desassociar uma coisa da outra, já que uma grande maioria das vezes a arte retrata sentimentos e não mais uma bela paisagem. O Cubismo criado por Pablo Picasso e Carlos Braque é o primeiro movimento realmente moderno, mostrando a realidade das coisas através da fragmentação e por mostrar uma coisa, pode ser um violão, um retrato, ou uma natureza morta sobre vários àngulos prismados.
Qualquer representação artística necessita indissoluvelmente uma da outra, se mesclando de forma voluntária para uma criação conjunta, ou de forma inconsciente através dos arquivos mentais abastecidos pelas várias representações artísticas existentes até no dia a dia.

T.S.H.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui