Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Estelionato alimentar -- 15/01/2004 - 07:30 (José Roberto S Câmara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ESTELIONATO ALIMENTAR

Ando tendo indigestão emocional.
Agora, nestes feriados de fim de ano, acabei de me certificar que andam cometendo estelionato alimentar neste nosso querido país tropical.
Nas minhas andanças de fim de ano entrei em muitos self services à margem de rodovias: acho que este foi meu erro.
Vou contar o que me aconteceu usando você, se me dá licença.
Vai que você entra num self e faz aquele prato que a gente fica pedindo pra ninguém olhar. Vai à balança e quanto dá? 6,50 o que, convenhamos, é barato pra um pratão daqueles. Ainda mais com tantas carnes e tal.
Você vai pra mesa, feliz com seu pratão. Pede um refri de garrafinha porque você não curte latinha, é mais baratinho e para empurrar aquela coisa toda há de haver algum coadjuvante.
Se farta de comer e no finzinho pede outro refri pra arrematar.
Retira da carteira aquela sua notinha de 10,00 estalando de novinha e vai todo empinado pro caixa.
E quanto dá? 12,50 - você se assusta e olha para a moça do caixa.
Geralmente é uma trintona, de óculos de lentes transparentes, aros fininhos e que fica olhando pra você com um sorriso de complacência e com ares de gato que comeu o canário. (A malandra já sabe porque você se assustou)
Você imagina que deva ser a dona do self, talvez uma ex-funcionária de mega empresa, que perdeu o emprego e aplicou alí sua indenização.
Pois acredite, você tem 99,9% de chance de ter acertado.
Pronto, você acaba de cair no Estelionato Alimentar.

Você, como quase ninguém, consegue comer sem o tal do refri. Eles se aproveitam disto, fazem um precinho camarada na comida e te arrancam a pele no refri, que em qualquer lugar custa 1,20 ou 1,50 e te mandam 3,00 por unidade assim na maior cara-de-pau.
A conta é inevitável: o preço normal dos 2 refris seria 3,00 logo te gatunaram 3,00 a mais, cobrando 6,00. Somados aos 6,50 do seu prato foi para 12,50 - já deixou de ser barato, não?
Agora você entende porque existem aqueles cartazes coloridos, enormes, falando maravilhas da comida, informando que o preço é de apenas 1,40 por cem gramas e não existe um só humilde quadrinho falando no preço do refri.
Pois é, comigo foi assim o tempo todo em qualquer cidade.
A coisa está generalizada.
Isto me faz sair meio com raiva e meio me sentindo um palerma: é a indigestão emocional. Leva horas pra passar.
Fico pensando que o Lula quer para todo brasileiro 3 refeições por dia . Imagino eu tendo as 3 desta forma. Ninguém resiste a 3 indigestões emocionais num mesmo dia.
Acho que eu morreria!

PS: O Lula quer 3 refeições por dia para todos brasileiros mas o pífio Fome Zero não consegue dar nem mesmo umazinha. O único brasileiro que Lula conseguiu dar tres fartas refeições por dia foi pra ele mesmo. Já repararam na papadinha de nosso distinto presidente? E a famosa barriga-de-boa-mesa? Tá um luxo só, não?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui