Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50767)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->MATURIDADE -- 28/07/2003 - 20:45 (Maria Luiza Kuhn) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MATURIDADE


Costumo afirmar aos meus amigos que os anos que acrescentamos a nossa existência nos dão algo a mais que rugas ou "vista"cansada, só para ficar no mais visível. Os anos na verdade deve nos trazer mais discernimento, mais tolerància, muito mais seletividade no sentido de avaliarmos aquilo com o que realmente devemos nos preocupar e gastar nossas caras energias. Aliás, estas, as energias, devem ser muito bem utilizadas. Para que gastar energias com coisas que não valem à pena ??

A maturidade portanto é fase para se curtir. Aprimorar nossos gostos, conviver com nossos amigos. É tempo também de permanecer ligado. Ler, estudar sempre, (afinal quem não precisa se atualizar), ver bons filmes. Conversar, trocar idéias com pessoas inteligentes, sem esquecer que sabedoria e inteligência não estão necessariamente ligados a status, poder, grau de escolaridade e situação financeira. Quem sabe é tempo de sentar naquele banquinho e ouvir histórias do vovó. É fase de aguçar nossa sensibilidade e quem sabe reafirmar nossa espiritualidade. Por isso a maturidade deve nos trazer mais auto-estima.

Tem mais uma coisa que a maturidade traz consigo e, salvo melhor juízo, ninguém fica longe disso: uma certa nostalgia de algum tempo que passou. É inevitável. Amigos de infància, cidade que moramos, amigos da adolescência, colegas de turma, amores antigos, filhos pequenos, briga de irmãos.

Mas vamos lá que nostalgia também pode ser coisa para se tirar proveito, principalmente quando podemos reencontrar amigos perdidos pelo mundo e deles ouvir "também estava com saudade". É bom voltar a cidade que nos causa nostalgia e nela encontrar marcas da nossa vida. É bom olhar fotos antigas e reviver o momento dentro da nossa alma. É bom sentir o cheiro e comer um doce da vovó. Quem sabe um antigo amor lembrar do nosso aniversário.

E se a saudade for de alguém que saiu do mundo dos vivos, nos é permitida uma lágrima e uma prece.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui