Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62382 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10439)

Erótico (13578)

Frases (50769)

Humor (20066)

Infantil (5481)

Infanto Juvenil (4801)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140862)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6230)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Coisos e Coiseros -- 31/08/2000 - 07:54 (Maurício Cintrão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há nomes que não combinam com o que pretenderam designar. Ao tomar conhecimento deles, fica-se com aquela impressão de que alguém errou na hora de escolher. O primeiro impulso é estranhar. O impulso seguinte é querer mudá-los.

Confesso que, às vezes, sinto-me incomodado com alguns nomes. Porém, como fui bem treinado na arte de respeitar regras, acabo controlando meus ímpetos de reformador. Afinal, não podemos sair por aí desapropriando substantivos por questões pessoais. Instituições, pessoas, animais e coisas têm nomes próprios e pronto. É a vida, a vida em Português.

Há pessoas como a Sarita, por exemplo, que resolvem essas questões menores de nomes sem nenhuma complicação. Tudo aquilo a que não lembra o nome ela chama por "coisa". Isso, aliás, é mania brasileira. O João Ubaldo Ribeiro até já propós criar o verbo "coisar" porque muita gente "coisa" por este país.

Mas a Sarita eleva o hábito nacional a tal grau de sofisticação, que chega a surpreender. Vai além. Para ela, há duas categorias básicas de nomes: "coiso" e "coisa". Se há um certo grau de complexidade em questão, uma engenhoca qualquer, por exemplo, ela designa de maneira mais refinada: "coisero". Adiantando-se ao João Ubaldo, chegou até a instituir um verbo novo: "coiserar".

Já assisti a algumas conversas surrealistas dela com a família em que surgiam frases espetaculares. "Onde está o coisinho de coiserar o coiso?". Tudo bem, as pessoas se esquecem de nomes e verbos. Mas ela exagera. Se fosse só isso, bom, creditaria ao folclore familiar. O que surpreende, porém, não é o exagero da Sarita, mas o fato de entenderem o que ela fala.

Nessas situações de busca do coisinho de coiserar, sempre aparece alguém com o dito coiso na mão, resolvendo a coiserança num piscar de olhos. Acho que nem a Sarita explica como é possível alguém entender esse coisorês peculiar. O fato é que resolve.

Mas eu não queria escrever sobre nomes nem sobre coiseranças. Queria revelar minha recente paixão pelas facas. Escrevi: "sou um curioso da cutelaria". Achei a expressão estranha e fui ao dicionário. Cutelaria é a arte da fabricação dos instrumentos de corte. Vem de cutelo, cuja origem está no termo cultellu, em latim, que significa faquinha. Não estava errado, não. Mas cutelaria é muito feio, cá entre nós. Daí, surgiu a questão dos nomes.

E eu só queria contar um pouco sobre como me divirto afiando facas. Nada de especial que possa provocar uma convulsão social ou um processo na delegacia. Gosto de churrasquear e peguei gosto pelas facas bem afiadas. A carne é mais saborosa se a fatia for bem cortada. Só boas facas fazem isso.

Porém, quis sofisticar o texto e acabei me espetando no cutelo. É melhor cortar o texto por aqui. Ou alguém vai me coiserar.

Maurício Cintrão
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui