Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Da consideração de mim mesmo -- 26/06/2010 - 14:58 (José Francisco Bessa da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Da consideração de mim mesmo


1. Não podemos confiar muito em nós, porque freqüentemente nos faltam a graça e o critério. Pouca luz temos em nós e esta facilmente a perdemos por negligência. De ordinário também não avaliamos quanta é nossa cegueira interior. A miúdo procedemos mal e nos desculpamos, o que é pior. Às vezes nos move a paixão, e pensamos que é zelo. Repreendemos nos outros as faltas leves, e nos descuidamos das nossas maiores. Bem depressa sentimos e ponderamos o que dos outros sofremos, mas não se nos dá do que os outros sofrem de nós. Quem bem e retamente avaliasse suas obras não seria capaz de julgar os outros com rigor.


2. O homem interior antepõe o cuidado de si a todos os outros cuidados, e quem se ocupa de si com diligência facilmente deixa de falar dos outros. Nunca serei homem espiritual e devoto, se não calar-me dos outros, atendendo a mim próprio com especial cuidado. Se de mim só e de Deus cuidar, pouco me moverá o que se passa por fora. Onde estou, quando não estou comigo? E, depois de tudo percorrido, que ganharei se esqueci de mim mesmo? Se quero ter paz e verdadeiro sossego, é preciso que tudo mais dispense, e a mim só tenhas diante dos olhos.

3. Portanto, grandes progressos farei, se me conservar livre de todo cuidado temporal; muito me atrasará o apego a alguma coisa temporal. Nada me seja grande, nobre, aceito ou agradável, a não ser Deus mesmo ou o que for de Deus. Considerarei vã toda consolação que me vier das criaturas. A alma que ama a Deus despreza tudo que é abaixo de Deus. Só Deus eterno e imenso, que tudo enche, é o consolo da alma e a verdadeira alegria do coração.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui