Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50766)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->Feijoada Experience -- 18/04/2001 - 15:46 (Bruno Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Seq. 01: A grande jornada : ext./dia

Saindo do Distrito Federal, em direção à uma fazenda no Estado de Goiás. Quatro amigos se divertem no interior de um carro de passeio. A paisagem da estrada é observada pelos integrantes da jornada. Yu-Hu, Cogu, Cachu e Visu participam esporadicamente da conversa dentro do carro, enquanto se escuta música do Tom Zé, no rádio do carro.
Yu-Hu(Debruçando-se para o banco de trás do veículo.)
Cê tem certeza que por aqui vai ter?
Cachu
O quê????

Cachu e Visu, que se encontravam no banco de trás, possivelmente não escutaram a pergunta de Yu-Hu, que explica melhor.
Yu-Hu
Cogu....

Cogu, no acento do motorista, precipita-se a responder.
Cogu
Quê?......
Yu-Hu (Voltando-se para Cogu, no banco do motorista.)
Onde vai ter cogu?....
Cogu
Eu sei onde tem.....

A conversa retorna ao banco da frente, deixando os elementos do banco de trás imersos ao esquecimento.
Yu-Hu
Onde a gente vai fazer?
Visu (Debruçando-se à frente.)
A gente come na hora....
Yu-Hu (Voltando-se para trás.)
Eco....
Todo mundo ri da ingenuidade da menina, que não se mostra nem um pouco contente com a brincadeira. Enquanto o carro segue sua trajetória, seus tripulantes seguem rindo e brincando.
Visu (Apontando para a paisagem através da janela do carro.)
Olha que puta visual!!! É um plano do cacete.
Cachu
Já vi......

Visu
Já filmô?....
Cachu
Não..... O oráculo me disse que eu tinha que abandonar velhos hábitos.
Visu
Como?...
Cachu
Mas é dificil abandonar velhos hábitos....
Visu
Porra....?
Cachu
Agora só tô fumando à noite.
Visu
Ontem cê fumô a tarde, seu cuzão.
Cachu
Fiz um exceção....
Visu
Que nem hoje também, né?
Cachu(Puxando do bolso, um cigarro de maconha.)
É.... só nos fins de semana....

Visu faz festa dentro do carro ao ver o que os espera, nas mãos de Cachu. Cogu e Yu-Hu estão entretidos em sua conversa.


Seq.02 : Conversas paralelas : ext./dia

Enquanto a conversa entre Cogu e Yu-Hu, no banco da frente continua, os dois no banco de trás se divertem com o sorteio de quem irá ascender o cigarro de maconha.
Yu-Hu
Sabe... é que eu sou assim mesmo, gosto de escutar o que os outros têm a dizer. Porque a opinião dos amigos, é muito importante pra mim.
Cogu (Logo é interrompido por Yu-Hu.)
Eu também sou....
Yu-Hu
Eu vou de um extremo à outro com enorme facilidade... Mas na verdade, eu sou uma pessoa fácil. Nunca ouvi ninguém reclamar de mim....
Cogu(Continuamente sendo interrompido.)
Eu também não...

Cachu ascende o baseado, enchendo o carro inteiro de fumaça. Visu espera ansioso por sua vez. Uma voz no rádio anuncia as músicas que tocaram e o nome da próxima: Don’t boggart me, com Fraternity of man. Tanto Cogu e Yu-Hu, quanto Visu e Cachu, conversam paralelamente.

Cachu (Com o baseado aceso.)
Vai ser o bichô se a gente conseguir filmar um cogumelo nascendo....
Yu-Hu
Você acha que eu vou passar mal? Eu não sei se vou passar mal... sabe, eu nunca tomei essa coisa.... Será que eu vou passar mal?
Visu(Seguindo com os olhos, os dedos de Cachu.)
É o ouro, é o ouro!!!
Cogu
É só não se preocupar...
Yu-Hu
Mas e se eu ficar preocupada e passar mal?
Cachu
A gente vai ganhar prêmio e o cacete....
Cogu
Não, não vai, não...
Visu
Passa a bola Maradona!!!!
Yu-Hu
Se eu começar a passar mal, você segura minha onda?
Cogu
Você não vai passar mal, não...

Yu-Hu, finalmente vira para trás, no momento em que o baseado passa da mão de Cachu à mão de Visu.
Yu-Hu
Visu?... Você acha que eu vou passar mal?

Visu, ainda com muita fumaça na boca, tenta esboçar uma resposta.
Visu
Eu.... acho que... você.... só passa mal..... se.....
Cachu(Repreendendo Visu por segurar o baseado.)
Quem fuma, não fala!!!!!

Yu-Hu estica seu braço, a fim de segurar o baseado que lhe foi oferecido por Visu, ainda travando a fumaça em seu pulmão.
Yu-Hu
E você Cachu, cê acha que eu vou passar mal?
Cachu
Acho...... Fuma aí, vai?....

Visu não consegue conter a fumaça em seu peito, tão pouco a gargalhada, e explode seu pulmão em tosse, riso e baforada. Yu-Hu fuma um pouquinho e logo passa o baseado para Cogu, e debruçando-se para trás.
Yu-Hu
Você é mesmo um viadinho com essa camereta na mão.
Cachu
Ihhhhhh !!!!!! Ó ela, ó....
Yu-Hu
Que foi?....
Cogu (Devolvendo o baseado à Cachu.)
Deixa disso..... Aí, tamô chegando. Apaga, vai?....
Visu (Pedindo pelo baseado, usando o dedo indicador e o polegar opositor.)
Mais um?.... Mais um?.....

O veículo estaciona na porteira de uma fazenda, uma placa indica o nome da mesma. Todos reverenciam a chegada com muita alegria. Uma voz no radio, indica o nome das músicas que acabaram de tocar.


Seq.03 : O encontro com o capataz : ext./dia

Todos descem do carro se dirigindo à entrada da fazenda. Cogu se adianta ao encontro com um matuto da região. Yu-Hu vai atrás de Cogu, seguida Visu e Cachu, cada um com sua camereta na mão. Cogu se encontra com o capataz da fazenda.
Cogu
Olá... Como é que é seu nome?
Raimundo
Raimundo.....
Cogu
Nós somos alunos de biologia da UnB, e a gente tá fazendo um trabalho sobre fungos.....

Cachu e Visu mordem-se nos lábios para não rirem, enquanto Yu-Hu se mostra com a surpresa de que havia se tornado aluna de biologia sem ao menos ter prestado vestibular. Ao que Yu-Hu demonstrou sua intenção de se opor à declaração de Cogu, de que todos eram alunos de biologia, ela leva um cutucão de Visu.
Yu-Hu
Eu faço é comuni....... Ai...

Todos riem, inclusive Seu Raimundo, que estava presente.
Cogu
A gente queria colher alguns cogumelos aqui da fazenda? O senhor sabe se a gente pode encontrar?
Raimundo
Sei sim..... Vou te mostrar.
“Não sei quem esses moleques querem enganar....”
“Eles pensam que eu não sei o que é um cogumelo....”


Seq.04 : Planejamento : ext./dia

Eles se adentram pelo cerrado da fazenda, em busca dos cogumelos alucinógenos. Seu Raimundo vai na frente, seguido pelos quatro jovens.
Yu-Hu
Onde a gente vai fazer?
Cogu
Fazê o quê?
Cachu(Empunhando a camereta.)
Isso... Fazê o quê?
Yu-Hu
O chá....
Visu (Também empunhando sua camerera, filmando somente Yu-Hu.)
O chá com torradas da Alice e de seu coelho....
Cogu
Eu trouxe meu fogãozinho..... mas eu vou comer....
Yu-Hu(Irritando-se com Visu, e ainda questionando Cogu.)
Para com isso..... Mas aonde?....
Visu (Questionando Yu-Hu.)
Aonde, como?
Yu-Hu
Aonde????????
Cogu
Sei lá.... A gente vai pruma cachoeira, ou pro meio do mato....

Enquanto isso, Cachu se entretem com a explicação do Sr Raimundo, sobre as atividades na fazenda, e seus arredores. Ele fala sobre o trabalho com o gado e do bosque em frente, onde mesmo muito gado se perdeu. Tornando-se um lugar perigoso para o gado em particular, devido ao desnível do chão e da enorme quantidade de buracos naturais. Porém, Yu-Hu não se conforma com o plano escolhido tão trivialmente, de fazer o chá de cogumelo no meio do mato.
Yu-Hu
Eu não vou pro meio do mato....
Cogu
Pra onde a gente vai então?
Visu
A gente vai pra sua casa Yu-Hu... O Cogu chega lá dizendo que é aluno-monitor de biologia, e diz que tem um remédio natural pra carrapato de cachorro.
Cachu (Filmando Cogu.)
E aí professor cogu? Como é que faz esse remédio, aí?
Visu(Debochando de Cogu.)
É que eu tenho um problema de crescimento!


Seq.05 : A magia do prf. Cogu : int./dia

Dentro de uma sala de aula, todos os alunos estão atentos ao professor. Cogu, vetido com um jaleco branco de professor, explica para seus alunos sobre um cogumelo, muito bem ilustrado no quadro negro.
Cogu
Este é o fungo......... Ele nasce do escremento do boi zebu, em contato com o sol e chuva logo em seguida. Ele possui um capacete branco, com sua haste preta, bem como seu interior.


Seq.06 : De volta ao pasto : ext./dia

O professor Cogu em ação.....
Cogu
Achei... Vem ver!!!!
Ó ele aqui, ó!....

Todos se aproximam, para verem Cogu arrancar o cogumelo do estrume e contemplar sua natureza, até o ponto de comê-lo. Os outros ignoram a atitude de Cogu, para dedicarem-se à caça de mais cogumelos da alegria.


Seq.07 : Feijoada experience : ext./dia

Visto de longe, o pasto, abrigava quatro adolecentes insanos, que de um lado para o outro, colhiam os frutos das fezes do gado zebu. Numa dança frenética, os quatro se envolvem por meio do vasto pasto, à procura de mais cogumelos. Uma panela ao fogo, cheia de água misturada aos cogumelos. Os cogumelos vão cozinhando ao ponto de escurecerem completamente a água. Transformando-a num líquido negro e pastoso. Todos se unem numa dança de alegria e extase. Num momento estão no past, rodeados por vacas e bezerros. No outro estão, num baile de idade média, como se tivessem saido de um filme de Fellini. Imagens dos quatro adolecentes em espasmos alucinógenos.


Seq.08 : Reclames da emissora : int./dia

“A sessão é interrompida pelo sinal de que vão entrar os comerciais”
Um comercial de sabão em pó, onde Yu-Hu se encontra ao lado de um reporter, que lhe faz as seguintes perguntas.
Reporter
O que você achou do novo sabão em pó instantâneo (produto)?
Yu-Hu
Olha!!! Minha camisa estava um lixo, sabe?

Imagens do passado nos mostram como a camiseta ficou imunda... Ela foi usada como coador para o chá de cogumelo.
Yu-Hu
Agora veja!!! Está limpa, um brinco!!!

No próximo reclame, um agente de viagens faz um inquérito com Visu.
Agente Tour(Aproximando-se de Visu.)
Nós da (empresa) turismo/aviação, nos preocupamos com você!!!! Não é???....
Visu
Só..........
Agente Tour
Nossa empresa é a única que tem atendimento personalizado!!!!!

“Os comerciais são interrompidos para o retorno da ação dos quatro jovens.”


Seq.09 : Viagens no pasto : ext./dia

Enquanto Cogu já se encolhe enlouquecido, e Yu-Hu tenta em vão consola-lo. Visu e Cachu já se embrenharam pelo pasto, e continuam com suas cameretas a postos.
Cogu
Yu-Hu? Eu não consigo me mexer....
Yu-Hu
Calma Cogu... Cê tá me deixando nervosa!!!

Os dois, Cachu e Visu, se entreteem com as vacas pastando, Visu se embaralha ao tentar filmar de perto uma vaca malhada. A imagem nos remete à um disco psicodélico da década de 70.
Cachu
Não tô entendendo nada....
Visu
Também não.... mas tá muito doido!!!!!
Cachu
Acho que eu tô ficando doido.

Visu e Cachu continuam a viajar pelo pasto, enquanto Cogu parece apresentar melhorias.
Cogu
Me ajuda Yu-Hu? Me ajuda?

Yu-Hu se põe a chorar de desepero, sem saber o que fazer.
Yu-Hu
Eu tô com medo de passar mal......
Cogu(Sofrendo em agonia.)
Será que é melhor eu segurar, ou vomitar?
Yu-Hu(Chorando aos prantos.)
Você já TÁ passando mal.....
Cogu
Se eu vomitar, eu posso ficar de cara?

Visu e Cachu reaparecem do nada, falando da capa do disco psicodélico.
Visu
Porra!!!! A gente filmô a capa do disco do Pink Floyd embaixo, tinha umas vacas que só falavam um língua estranha.
Cogu
Cadê o gigante?
Visu
Que gigante?
Cogu
O gigante!

Cachu se encontra imerso em suas alucinações.
Cachu
O céu tá brilhando mais que as estrelas..... Eu tô ouvindo vozes do mato..... Ele parece que tá respirando.
Cogu
Yu-Hu? Me ajuda?
Yu-Hu
Shhhh!!!! Eu acho que eu ouvi uma onça....
Cachu(Abrindo seus braços e imitando o movimento da grama.)
Ihhh!!!! Tá todo mundo muito doido!!!! A grama tá fazendo assim, ó!!!!!


Seq.10 : Viagem fantástica : ext./dia

Todos os quatro entram em um transe alucinógeno, devido ao efeito dos cogumelos. A natureza parece conversar com os quatro. Os sons se propagam no silêncio do bosque.... Neste momento, sem nem mesmo perceberem, os quatro adentraram pelo bosque, até se perderem. Os barulhos naturais do bosque se amplificam por seus ouvidos.
Yu-Hu
Eu ouvi uma onça mesmo, eu ouvi....

Yu-Hu sai correndo por entre as árvores, apavorada pela idéia de ter uma onça em seu encalço.
Yu-Hu
Tem uma onça aqui.... tem uma onça aqui.....
Cogu
Olha o patinho Quack!!!!! Hi,Hi,Hi,Hi,Hi,Hi,Hi.

As vozes dos quatro se fundem como se fossem uma só. Todos se encontram sob efeito alucinógeno. Cachu, que fora o último a se entregar aos efeitos da droga, agora se encontrava aos prantos, sob a camereta.
Cachu
Eu quero ficar de cara!!!!! Eu quero ficar de cara!!!!! Se eu não voltar ao normal..... É tudo culpa minha!!!!! Foi minha idéia.....

Yu-Hu, que havia corrido da suposta onça, se encontrava deitada no chão de barro no meio do bosque, quando se encontrou com Visu.
Yu-Hu (Choramingando.)
Visu? Eu tô toda suja de sangue....
Visu
Isso é barro ou é sangue? É sangue? É barro?

Cogu se encontra no mesmo lugar, deitado sobre o tapete marron do bosque. Segundo ele mesmo, observando as estrelas flutarem. Cachu continua aos prantos, agachado ao lado de Cogu.
Cachu
Eu quero ir embora daqui.... Quero minha mãe.... Quero ficar de cara.....
Cogu
Já vi mais de mil estrelas cadentes.... Todas estão cadentes hoje....


Seq.11 : Viagem urbana : ext./noi.

Imagens em flashbacks de um futuro próximo, onde todos os quatro estariam de volta à cidade, curtindo uma viagem urbana. As luzes da cidade brilham em meio à noite estrelada. Uma explosão de imagens, seguidas por stroboscópio, e flashes de luz.....
A viagem dos quatro acaba, com todos sentados na calçada com o dia amanecendo.



Fale com o Autor



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui