Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50767)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE -- 03/09/2003 - 12:08 (Moura Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE EM MOURA LIMA
MÁRIO MARTINS








“MOURA LIMA-A VOZ PONTUAL DA ALMA TOCANTINENSE”, este é o título do novíssimo livro de MOEMA DE CASTRO E SILVA OLIVAL (goiana, de Goiás Velho). Figura das mais ilustres da literatura goiana. Filha de Colemar Natal e Silva. Neta de Eurídice Natal e Silva. Bisneta de Joaquim Xavier GUIMARÃES NATAL. Este, aliás, único goiano até hoje(2003), Ministro do Supremo Tribunal Federal e nome de Rua em Copacabana, no Rio de Janeiro. Seu bisavô recebeu o sobrenome NATAL, em virtude de ter nascido no dia 25 de dezembro de 1860, na antiga Vila Boa, hoje Cidade de Goiás.
Moema de Castro e Silva Olival já foi estudada na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, com edição revista e atualizada por Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001. É também verbete do livro ENSAÍSTAS BRASILEIRAS, de Heloísa Buarque de Hollanda e Lúcia Nascimento e também do DICIONÁRIO DE MULHERES, de Hilda Agnes Hubner Flores, bem como ainda do DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO, de José Mendonça Teles e mais ainda do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, bem como do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br.
Pois bem, é exatamente esta figura ilustre, Professora e ex-coordenadora dos cursos de Mestrado em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Goiás, membro da Academia Goiana de Letras e Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas, pela Universidade de São Paulo, que acaba de produzir tão significativa obra. Moura Lima é hoje um dos maiores nomes da literatura nacional. Morasse ele no eixo RIO/SÃO PAULO, já teria sido, certamente, um dos nomes recomendados pela revista VEJA, em sua coluna especializada. Moura Lima é o escritor referência do Tocantins, pois, com o seu romance Serra dos Pilões –Jagunços e Tropeiros, depois de ser ungido pela crítica autorizada do país, teve o mérito de colocar o Estado do Tocantins no mapa da literatura Brasileira.
Com o ensaio, “MOURA LIMA- A VOZ PONTUAL DA ALMA TOCANTINENSE”, a ilustre titular da Academia Brasileira de Filologia e festejada crítica brasileira Moema de Castro e Silva Olival apresenta um dos mais bem elaborados estudos da obra romanesca e contística do escritor tocantinense Moura Lima, a partir dos romances SERRA DOS PILÕES, CHÃO DAS CARABINAS e dos livros de contos VEREDÃO, MUCUNÃ e NEGRO D`ÁGUA.
Embora seja este o segundo estudo acadêmico em que o autor tocantinense é contemplado, sendo o primeiro do crítico brasileiro Francisco Miguel, com o título “MOURA LIMA-DO ROMANCE AO CONTO- TRAVESSIA FECUNDA PELOS SERTÕES DE GOIÁS E TOCANTINS”, a brilhante crítica goiana, apoiada em profícua experiência literária, após criterioso desmonte da arquitetura verbal da obra mouriana, recupera a unidade dos textos, “farolando-os” por dentro, para facilitar a decodificação que norteia a engrenagem latente de seu mecanismo criador.
Assim sendo, a notável crítica, para robustecer o processo investigativo literário, procurou firmar-se na visão transfenominal do mosaico romanesco mouriano, ungindo-o à reflexão do estrato original das obras em estudos, ou seja – o afloramento das qualidades metafísicas – que acompanha o pulsar da fenomenologia materializada à transposição da linguagem, na estrita observância dos elementos que são capazes de movimentar uma metalinguagem aderida pelo autor à elaboração de seu projeto ficcional.
Portanto, o riquíssimo estudo da Professora Moema de Castro, além de instruir o processo investigativo da criação narrativa de Moura Lima, ministra lições profundas de como deve ser o procedimento do estudo de uma obra literária, cumprindo, assim, uma etapa analítica e outra didática, de grande alcance. Observa-se, por exemplo, por dentro de sua investigação literária um manejo sólido da bibliografia abundante e vasta, sem intenções preconcebidas de rebuscamentos eruditos agressivos. Em Moema de Castro, tudo é analisado à luz do próprio texto!


Mário Ribeiro Martins é membro da Academia
Goiana e da Academia Tocantinense de Letras,
Procurador de Justiça e Escritor.(mariorm@terra.com.br)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui