Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SIGNO DAS COISAS... -- 13/03/2003 - 10:01 (thiago schneider herrera) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

As vezes não sei como expressar o que vejo, se vejo uma árvore, como expressar minha sensação perante ela? Com um desenho? Com um poema? Com uma escultura? Que linguagem formal escolher para materializar minhas sensações e pensamentos diante de uma árvore? A minha vida é meio assim, nunca consigo escolher a maneira certa de expressar-me, e mesmo porque não tenho técnicas artísticas dotadas de tamanha expressividade formal, talvez a poesia, mas ainda estou verde, talvez como João Cabral de Melo Neto disse sobre a ninfa poesia de Vinicius de Moraes deveriam dizer a mim, que minha poesia, como a de Vinícius, necessita emagrecer e perder gordura para florescer.
Não sei se considero minha poesia gorda, obesa e com artérias sentimentais vasculares entupidas de desnecessidade, ou entorpecida pela falsa modéstia de enegrecer o olhar pela fama momentànea de um poema admirado por outros, não sei se minha arte, que considero arte a pouco possa resvalar o àmago da abstração como busco em minhas descrições paupérrimas de sentido para quem não seja eu, então, resumindo, escrevo para mim mesmo, isso me torna poeta egoísta, individuo individual, não escrevo para amar nem para ser amado, meu ego é meu trapo e limpo meu rabo com sua vaidosa decadência.
Vamos, sempre temos que nos avaliar.
Voltando a linguagem formal das coisas, sem ela, ideologia não seria nada, pois sem mostrar ao mundo o que você quer, nunca saberão o que você deseja, sem falar, sem escrever, sem pintar, sem dançar, sem esculpir, etc, não conseguimos mostrar a que viemos, e todas essas formas de expressão são linguagens formais, sem elas não somos nem seremos, sem os signos que aprendemos com a ajuda peculiar e vista como normal da visão não sabemos os signos, quando digo a palavra árvore, você sabe exatamente o que é por causa do signo impregnado e instalado em sua mente do sentido e da forma da árvore, mas é claro que minha concepção e "construção" de uma árvore imaginária não é a mesma que a sua, porque o signo vem constituído de sentimentos e vontades individuais.
O que é a abstração ao meu ver? É você conseguir romper com a mente consciente e não ter signos, como por exemplo, o que é xrtenvabtoe? Claro que você não sabe, porque essas palavras não têm conotação sensorial a seu dicionário de signos mentais, e seria muito fácil criar um desenho (signo) para essa palavra, porque ela não faz sentido para ninguém e imediatamente ninguém tem por essa palavra nenhum signo nem sentido, e porque o idioma é um signo regional? Porque se não falo árabe, suas palavras que existem, mas não são compreendidas por mim pela minha ignorància, palavras em árabe não possuem signos mentais para mim, não como xrtenvabtoe que não existe e posso criar qualquer significação expressiva simbólica para ela.
Porque é tão difícil expressar, materializar ou mesmo dizer coisas sobre sentimentos? Porque a amor, por exemplo, nasceu abstrato, calma, eu explico, o amor existe? Creio que sim, mas como posso dizer para uma pessoa que a amo com total certeza se o amor é abstrato? Mas ele sim que possui signos mentais que podemos decodificar quando olhamos para nossos pais, namoradas ou amigos, mas não podemos avaliar o tamanho de sua grandeza. Como algum ser humanos pode saber o que sinto? A palavra amor foi criada para representar a máxima do sentimento, mas se o que sinto é mais que amar, e quem vai saber, se o sentimento foi-se resumido a uma mísera palavra de 2 consoantes e 2 vogais que nós estamos presos a ela como tartarugas em zoológicos infantis, e nos contentamos em amar mesmo que nossos sentimentos tentem ser traduzidos a séculos por poetas e filósofos e nunca ninguém chegou perto de algo que me faça acalmar, imagina só uma palavrinha como amor ser mais forte que séculos de erudição?
Resumindo, a partir de agora, nada mais será se não questionarmos de onde se provém...

Thiago Schneider Herrera
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui