Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Concurso de pinga -- 10/08/2002 - 19:54 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONCURSO DE PINGA

O alemãozão tinha uma vaidade: era imbatível na capacidade de ingerir chope e "schnapps". Era um copo atrás do outro. Quando foi transferido para a cidadezinha praiana, passou a ser das figuras mais conhecidas, pelo menos nos bares e associações. Ganhou o apelido de Fritz. Nas ro-dadas de cerveja, deixava longe todos os colegas e zombava deles com uma risada grossa: tenho que defender a honra da raça germànica.
Um dia - vejam só! - foi desafiado para uma competição de levantamento de copo. Quem conseguiria tomar maior quantidade de pinga? Se o desafiante fosse o Pé de Cana ou o Desgosto de Mãe, cachaceiros célebres da cidade, ainda dava de acreditar, mas não. Foi justamente o último sujeito em que poderia pensar: o Zé Menezes, pobre contínuo de repartição pública, magro, fraquinho, mas que tinha uma cara de esperto.
Marcaram dia e horário. A novidade se espalhou, era uma boa opção para quebrar a monotonia da vida na cidadezinha. Com isso, o desafio ganhou contorno de uma grande competição esportiva, uma espécie de combate entre Popó e Myke Tyson. Ligeireza enfrentando força bruta.
No dia, o salão nobre da associação inundou de gente: curiosos, apostadores, parentes e amigos dos competidores. Acomodaram-se na mesa central. O barman trouxe dois copos de pinga, para o aquecimento; cada um entornou o seu. O aroma da bebida encheu o ambiente. Veio uma garrafa cheia para cada um, que foram sendo entornadas, copo atrás de copo. Com surpresa, o alemão viu que o magrinho continuava firme. Continuaram bebendo. Mais quatro garrafas (quero dizer, duas). No final da terceira garrafa, o Fritz entregou os pontos (mais precisamente, arregalou os olhos e caiu duro no chão). Aclamação geral. Vitória do brasileirinho raquítico.
O barmam veio, passou um pano na mesa, deu uma piscadela pro Zé Menezes e recolheu sua garrafa que ainda tinha um restinho de água mineral. E falou para os espectadores: agora esse alemão deixa de ser besta!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui