Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Homenagem ao Iosito Aguiar -- 26/10/2001 - 02:23 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apresento este texto em homenagem ao seu autor, o grande poeta Iosito Aguiar, que migrou para outras plagas como um anjo de luz, e deixou aqui esses marcos brilhantes de sua passagem, plenos de ensinamentos, lucidez e sabedoria.

Abilio Terra Junior



O POETA, O POEMA E OS CURIOSOS


Texto de Iosito Aguiar

Mesmo sabendo que o poema quando pronto e publicado não carece de explicação, é auto-suficiente e se basta a se mesmo, o poeta vive se explicando. A curiosidade das pessoas é grande, querem saber de tudo: leituras, formação, modo de compor, modo de viver, de se relacionar. Enfim, ainda que não tenhamos nenhuma obrigação de nos explicar, poetas vivemos nos explicando, respondendo perguntas. Cuma diz meu cumpade Aleilton, doutor da Universidade baiana, é o diááá... todos têm grande curiosidade sobre a vida dos poetas mas quase ninguém compra livros de poesia. Preferem os best-sellers estrangeiros, as revistas de potins e fofocas. Enquanto isso a poesia encontra-se à deriva e só não desaparece de vez, porque os poetas são teimosos, insistentes, duros na queda e, a despeito de tudo e contra todos, insistem em continuar poetando. Eita diááá... O computador me traz a companhia de curiosos de todo tipo. Entram em contato com textos e poemas meus que amigos insistem em botar na Internet, e querem saber de tudo, perguntando sobre tudo. Ao invés de responde um a um, decidi fazer um texto, esse que o Tribuna publica e, assim, satisfazer a curiosidade geral;

"Poetar é sina. Quando você é agraciado pelo sópro de Apolo, que o torna Senhor do seu epós (verso, discurso, oráculo) não tem escape, a letra "M" é sua escravidão: Música e Mulher. O sópro de Apolo nos tornam semelhantes à Dioniso. Como sei das perguntas que virão, explico: Dioniso era um dos imortais da Grécia, filho de mulher humana com um Deus. Há quem o diga filho de Perséfone. Ele tinha "Ctónio" por sobrenome, que quer dizer "subterràneo", vem de Zeus Catactónio (Zeus subterràneo). Outro nome de Dioniso era Zagreu (grande caçador). Dioniso, quando não aparecia de máscara, usava formas variadíssimas mas, sempre, com o Kantharos (jarro de vinho com asas) ou o copo que até hoje (lembre-se de Vinícius) os poetas gostam de segurar.

Há dúvidas se a mãe de Dioniso foi Perséfone ou Deméter. O fato é que Zeus, disfarçado de serpente (esses gregos!), amou Deméter. Dioniso nasceu com chifres, mas não tinha nada de demoníaco não. Era a marca assúrica de filho direto de um Deus. Uma tia dele, também deusa, por ciúmes queria matá-lo, conseguiu endoidá-lo. Para salvá-lo dessa tia, Zeus tirou-o do ventre da mãe, recém morta, (morreu ao contemplar Zeus em toda sua realeza, sem disfarces) e costurou-o na própria coxa, onde cresceu livre da tia ciumenta. ENOS (vinho) era outro nome de Dioniso, que também era BACO MAINADES (rebento enfurecido), famoso por despertar um tesão incontrolável no mulherio: loucura dionisíaca. O primeiro poeta, Dioniso é o patrono dos vates.



Há biombos em toda ação humana: religião, filosofia, psicologia, artes em geral. Esses biombos são para esconder a insignificància do ente humano, que tem verdadeiro pavor de ser visto em sua precariedade. Por isso, esconde-se por trás daqueles biombos para que seu próximo não o veja em toda nudez. Só os poetas, descendentes de Dioniso, podem se apresentar sem biombos. É por isso, que os tiranos os temem tanto. Farias Brito tinha razão: "O espírito não é somente a base do edifício do pensamento, o princípio dos princípios; é também fato que resiste a toda dúvida, verdade que desafia os caprichos mais desordenados dos cépticos. E negá-lo é coisa que, só por si, envolve absurdo, porque negar é ato da consciência e a consciência é fenómeno do espírito".



No mundo de hoje e de sempre, o homem só pode transformar sua vida interior através do amor. O amor é a chama que forja os heróis e a força que cria os deuses. O pensamento pode nos enganar, e nem sempre sabemos o que é certo ou errado; porém o amor, quando nos envolve, nenhuma gota da sua luz e da sua força se perde no erro. Através dele é que nos aprimoramos e nos elevamos espiritualmente, até o alcance dos sentimentos nobres e dos pensamentos justos e criativos.



Dizem os mestres que Deus criou o sexo como a forma mais primária do amor. Que forma mais bacana, né! Acho que nada é tão saudável e gostoso como o sexo. Eu simplesmente, aadddoroooo! Não sei cuma tem homem que não gosta de muié e vice-versa.



Realmente, o amor é a chave da vida universal, e Platão mostrou há séculos em sua obra "O BANQUETE", o por quê da separação do ser humano em dois pólos. Segundo algumas iniciações, o homem é apenas um dos pólos psíquicos, e sua idéia só se torna dinàmica quando em processo reacional com um ser de polo oposto.



O amor é a afinidade misteriosa que rege, ou melhor, que impele o homem para a mulher amada, e faz com que a mente seja arrastada pelo desconhecido até aos pés do belo, do bem e da verdade. Para mim, é óbvio que toda pessoa com certo grau de evolução, deve reconhecer o verdadeiro amor onde quer que ele se manifeste. Em geral, disse um mestre, uma pessoa sabe porque pratica o mal; mas quanto menos souber porque faz o bem, mais puro é o bem que essa pessoa faz. Eu procuro ser simples e verdadeiro e imagino que minha poesia possa transportar o seu fruidor aos limites da vivência que minh ´lma de vate vivenciou. Acho que essa é minha razão maior de viver Ad Majorem Homini Gloriam (para maior glória do homem).



Creio que só os versos doirados dos Pitagóricos podem transmitir com precisão o que pretendi comunicar:



Por entre os vendavais dessa jornada ignota,

Tem cada qual de abrir a sua própria rota.

A natureza ajuda o homem no caminho,

Nunca o desamparou, nunca o deixou sozinho

Tu que já penetrastes os mistérios da vida

E mediste o contraste entre o bem e o mal

Concentra-te um momento e medita que Deus

Ao dar-te o pensamento e outros dons que refletem os seus

Fez-te um ser imortal, porque és tu própria um deus.



Acho que me expliquei. Quanto ao meu projeto BRASILíADAS que todo mundo vive perguntando, informo: os donos da Editora Aliança e Integração que já tinha acertado apoiar-me na realização do grande poema, brigaram entre si e desfizeram a sociedade deixando-me na mão. Agora tó quetim no meu canto, só assuntando. Sozinho não tenho condições de levar o projeto adiante. Assim, fico esperando pra ver se alguma coisa acontece. É isso.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui