Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62382 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10439)

Erótico (13578)

Frases (50769)

Humor (20066)

Infantil (5481)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140862)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6230)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Perfume -- 01/11/2000 - 10:25 (Maurício Cintrão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um jovem casal se abraça apaixonado na esquina, perto do escritório. É uma cena bonita, dessas que são gostosas de assistir. O dia é quente e o trànsito está parado no congestionamento matinal. Estaciono os olhos nos dois. Sem querer, viajo.

Suponho que aquela moça recende o mais agradável dos perfumes. É assim com todas as mulheres apaixonadas. E ela está apaixonada, isso é evidente. Mulheres que amam exalam perfumes especiais. Essa é uma característica absolutamente feminina. Tenho inveja daquele rapaz.

Fico imaginando se algum dia vão descobrir uma forma de capturar os perfumes produzidos pelas mulheres apaixonadas. São aromas que se fabricam na inebriante sensação de amanhecer que só a paixão oferece, mesmo à noite. Cada mulher apaixonada trescala seu próprio buquê, fruto da mágica combinação de hormónios e olhares.

Pobres homens aqueles que não podem embriagar o espírito com o cheiro de uma paixão feminina. Vários não conseguem. Alguns têm medo. Uns poucos só pegam carona; aproveitam-se de momentos de fragilidade delas, no encontro fortuito que revela. Mas o perfume verdadeiro, aquele que só ao amado a mulher entrega, ah, esse o homem sem amor não conhece.

Olho o casal apaixonado do farol e me pergunto: será que o rapaz de fato sente o aroma de menina? Neste exato momento em que se olham apaixonados, ela deve ter o perfume mais gostoso do mundo. E é um perfume só para ele!

Milhões de mulheres apaixonam-se todo dia. E milhões são as essências produzidas por elas quando amam. Por isso, cada mulher é a mais bela de todas no contexto de seu amor e do seu cheiro. Idiotas são os homens que só notam a aparência. Foram subjugados pela imagem. Perderam o instinto animal que enxerga a beleza pelo cheiro.

A vida continua, o tráfego flui e o casal segue de mãos dadas pela calçada.

Será que as mulheres não amadas perdem um pouco de sua beleza por que lhes falta perfume? Nunca pensei nisso direito. Minha avó dizia que a moça que não tem paixão perde o viço.

Os antigos egípcios resolviam a questão fazendo perfumes com a queima de cascas de árvores e plantas aromáticas. Aromatizavam-se pela fumaça: per fumo. Tomavam da natureza o perfume artificial das paixões.

Talvez por isso, as mulheres sem amor perfumem-se em excesso. É um jeito de imitar a natureza enquanto o fogo da paixão não tira de seus corações o perfume de todos os perfumes. Frascos franceses são como aviões que transportam pássaros até que o próximo vóo-livre os separe.

Toda mulher é uma passarinha. Todo homem é um mero espectador. Toda paixão traz em si um novo perfume. Benditas sejam as mulheres perfumadas.

Maurício Cintrão
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui