Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Fica comigo -- 10/10/2000 - 03:17 (Samuel Ramos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na gíria do futebol, designa-se "rifar a bola", quando o cara dá um chutão na pelota para o campo adversário, na esperança de que algum companheiro de time tenha a sorte de a pegar. O melhor exemplo que me vêm à cabeça é o da final do Brasileirão de 1996, quando o Grêmio derrotou a Portuguesa no final do jogo. Não lembro quem deu o chute na bola que estava no meio de campo, mandando em direção à área da Portuguesa. A bola acabou sobrando para o Aílton, que deu um canhão. Resultado: a bola entrou, o Grêmio marcou 2 a 1 e foi Bi-Campeão Brasileiro, para meu desespero, lógico. O Aílton, bom, esse eu nunca mais vi, dizem que anda por aí...

Sei que eu achei o Caio. Tal qual o Aílton, ele esperava uma bola rifada. Se o Caio jogasse bem provavelmente não ia jogar no Colorado, meu time do coração, pois sabemos que o Inter só contrata ex-jogadores. Caio não era nenhum craque, não tinha nome e nem tinha defendido a seleção do Luxemburro. Se ele tivesse juízo, teria certeza de que no final do jogo quando falasse "O importante é que o grupo estamos unidos e agora é manter a concentração para a próxima partida", seria a primeira e última vez.

Dizem os mais experientes que quem rifa a bola não tem "catiguria". Havia quatro meninas rifando bola pro Caio, parecia jogo de várzea, e ele, faceiro, ia escolhendo até achar a melhor. De cara despachou a primeira bola, complexada, morava com o pai separado. Depois despachou uma bola que estava mais cheia, na região da barriga. "O Caio é craque", gritava a torcida, e se o Ben Jor tivesse visto ele jogar teria composto "Caio maravilha, precisamos de você". Sobrou duas. Escolheu a melhor bola, e as outras, bom, bola rifada tem dessas. Umas entram, outras só servem prá desqualificar o jogo.

Caio ganhou a partida. Nesse dia foi craque. Dá-lha Caio!


Em tempo: "rifar a bola" não é uma coisa inerente ao futebol. A última que vi foi no novo programa da MTV, o "Fica Comigo". Caras e minas vão até o site da emissora, fazem um cadastro e podem participar do tal programa. Então uma vez por semana, um deles/delas protagonizam uma escolha inusitada: sem ver o rosto de seus pretendentes (quatro que também se cadastraram no site), eles devem optar por um deles/delas, apenas pelo papo, pelo toque na mão e pelo toque no corpo.

Bola rifada é foda. Te vira Caio, pois o jogo é de campeonato.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui