Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62328 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20053)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Histórias de Pescador -- 05/09/2000 - 09:18 (Maurício Cintrão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Olha, eu não gosto de mentir. E odeio ser chamado de mentiroso. Por isso não pesco. Não que todo o pescador seja mentiroso. Longe de mim pensar uma coisa dessas. Mas todo o ouvinte de história de pescador acha que está ouvindo mentira, inclusive os pescadores. Disso não tenho dúvidas. Então, prefiro não passar o desgosto.

Acho que foi por isso que meu irmão, o Beto, parou com as pescarias. Ele é um sujeito sério, não gosta que desconfiem das suas histórias. Um dia, ele prometeu para o meu filho Gabriel que iriam pescar juntos. Isso faz uns 15 anos, mais ou menos. O Gabriel nem pergunta mais. Não que tenha desistido. Ele entende que o tio deva estar decepcionado com as pescarias e com os ouvintes de suas histórias de pescador. É um menino compreensivo.

Na família é assim. Só tem gente de palavra e gente compreensiva. Se o Beto falar que pescou uma sereia, a gente acredita. Mas ele nunca vai falar um absurdo desses em público. A minha cunhada é muito ciumenta. E ele não é bobo nem nada. Se contasse, o faria à boca pequena, em sigilo absoluto. E se ele contou eu desminto, porque "causo" em sigilo é "causo" em sigilo. E porque eu gosto do Beto e da Vera juntos.

E não ria do meu irmão que eu viro bicho. A gente tem a maior solidariedade.

Quando arranjei uma namorada histérica, na adolescência, ele também não deixava que rissem. Tadinha, ela era nervosa. Ficava tão afogueada com beijo que mordia minha língua. Toda a vez era a mesma coisa. Beijo apaixonado e, nhoct, ela mordia. "É a emoção", lamentava ela. Meu irmão nunca riu de mim quando eu "gegava em caja com a íngua majucada". E brigava com quem ria.

É fraternidade mesmo!

Hoje, o Beto já está ficando velho. Não pega mais na vara. Fica meio irritado quando a gente fala isso, não sei porque. Mas a gente compreende. Como a gente entendeu e saiu em sua defesa quando ele contraiu erisipela. Logo vieram as más línguas dizendo que o Bambi, aquele bichinho do desenho, ficou com umas manchinhas na pele por causa da erisipela. O Beto enfureceu. Eu apoiei, é claro. Não tenho irmão manchado!

É esse entender entre os irmãos que garante a união da família.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui