Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62382 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10439)

Erótico (13578)

Frases (50769)

Humor (20066)

Infantil (5481)

Infanto Juvenil (4801)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140862)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6230)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->De porta aberta -- 28/08/2000 - 07:58 (Maurício Cintrão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tenho um problema sério para escrever. Se observam meu texto enquanto escrevo, paro na hora. Sei lá o porquê. Acho que é mania. Trato o ato de escrever quase como uma cerimónia. É tão íntimo quanto fazer as necessidades no banheiro. Definitivamente, não gosto de escrever de porta aberta.

O texto é público, concordo. Mas o escrever é privado, sem trocadilhos.

Isso lembra uma história que ouvi de um marinheiro, há muitos anos. Na primeira viagem internacional que fez, de não sei quantos meses, desembarcou no Japão, onde assustou com os banheiros das boates. Eram cómodos sem portas ou paredes separando os vasos, comuns para homens e mulheres.

"De repente, cê tava lá sentado, entrava uma mulher na maior tranquilidade, sentava na privada do lado, fazia o que tinha que fazer e ia embora", dizia ele. "Deu prisão de ventre".

Não chego a tanto quando escrevo, mas prefiro a solidão inspiradora. Somos eu e o texto disputando uma prova de resistência. Escrevo, reescrevo, começo, recomeço, apago tudo e parto para outro texto. É uma luta pessoal e intransferível. Não gosto que assistam.

Aprendi a escrever nas condições mais adversas. Tanto que resisti bravamente durante alguns anos em redações de jornais e revistas. Em algumas cheguei a ter sensação parecida com a do marinheiro, devo revelar. Mas sobrevivi sem ficar com nada preso.

Hoje, reservo-me o direito de escrever escondido. Depois, o leitor até pode ver o que fiz, mas, na hora, não aguento: fico todo envergonhado. Trava tudo. Coisa de amador. Acho que, por isso, sou um péssimo jogador de futebol. Dizem que eu tenho joelho de porco. Nada disso! Sou um craque. Mas só sei jogar escondido. Daí, não jogo, escrevo.

Maurício Cintrão
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui