Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Aluno dramatico -- 04/11/2002 - 17:41 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estado, Nação politicamente fraco. O rapaz tinha então trinta e oito anos e, tinha sido expulso da Escola, por não querer estudar religião. Na ficha Escolar constava: Expulso da Escola por não querer estudar a matéria religião, conforme artigo tal parágrafo tal. O mesmo deseja ser um lider politico. As varias maneiras de dizer não. Dani, recitou um poema do poeta, contista, Angelo. As Marias, estamos na era de peixes, os planetas vão se alinhar, e a mulher a rebelião vai arma . Era da sensualidade, sexo fragil passa a forte, essas mulheres sao mesmo de morte... Esperaram séculos, aos poucos se libertaram agora o mundo irá se iluminar. Comquistou sua posição é ser liberal, e não a vida carnal, escolhe seu macho e com ele tem seu cacho. Não pensam vocês que sou machista, quero o entrosamento dos seres sejam eles opostos, iguais ou bilaterais... A opinião se devidia a concertar os espiritos, uns inclinavam-se a demandar, outros os opinavam. Que, nada compreendendo, resmungava assustada e timida a secretária do Colegio exclamava: Não adianta, o senhor está expulso. Imbativel, Dani ficou nervoso, desceu a galeria e virou de ponta cabeça todos os quadros. Um deles chamo-lhe a atenção; tratava-se de um auto-retrato de Mozart. Mas havia no quadro qualquer coisa de estranho: e percebeu então que o quadro, tinha as feições do diretor do Colégio. Todos os quadros , fosse quem fosse, Portinari, Volpi, Brecht, Picasso, Salvador Dalli; todos ao final das contas pareciam-se indiscutivelmente com o Diretor e, Dani eufórico delirava. O diretor como, como, denunciar? Estado,Nação politicamente fraco... Mas Dani sentou-se furioso, ao pé da escada, e depois riu, uma risada histérica, a raiva naquelas gargalhadas atravessando os salões e salas de aulas. Então o diretor ouviu-o, " Mais é preciso expulsar este cidadão das dependencias da Escola. E mandou dois seguranças realizarem a tarefa. Estes obedientes, por respeito a um pobre salario, mas um salario puxa-saco enfim foram: O senhor está expulso, tem que sair da Escola ! Levantou-se, calmamente e de repente começou à cantar um trecho de uma opera do Pavarotti. Os bedéis não sabiam o que fazer, entreolharam-se, assustados, finalmente veio o reforço: O Diretor, a mulher do diretor e os professores da situação. Os professores da oposição apenas ficaram nos seus lugares. O senhor está querendo aparecer ? disse, irônico, o Diretor . Respondeu Dani, o senhor está ótimo em todos esses quadros diretor. Havia uma maldade estabelecida inclusive na boca entreaberta dos professores da situação. Muitos já haviam observado a irregularidade dos quadros. Mas patrão, sabe como é , então a mulher do diretor saltou à frente heróica e disse : O senhor é um hipócrita, o expulso apenas riu. Uma risada tão sincera, quase todos os professores da situação o acompanharam. Não contente, ele resolveu cantar um trecho da música do Roberto, jovens tarde de domingos. Mas ele não estava no seu maior momento, derrepente, como sempre ele parou. Como se nada tivesse acontecido; houve um silêncio fúnebre. Obrigado por tudo, foi realmente um dia inesquecivel. Assim dizendo, ele retirou-se da Escola. Dani fez seu ultimo discurso, em frente à Escola, lá do outro lado da rua ele gritava, escandalizando o diretor e os professores da situação. E a platéia paralizada: era teatro, só poderia ser teatro, o diretor engolia seco. Amulher do diretor queria colocar o rabo entre as pernas e sai. A secretária, que era miope, salvou-se tirando os oculos e pensando que logo mais estaria livre do expediente, para encontrar-se com o namorado na praça São Sebastião. O diretor com os olhos demitiu alguns professores da oposição. Os alunos num vai e vem, quem passa-se lá fora, neste instante deria: Nesta Escola, estão sendo preparados os homens do futuro do Brasil. -José Angelo Cardoso.-Poeta, contista, artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui