Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62376 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50765)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Santa Catarina -- 09/03/2002 - 16:18 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não é de hoje que o litoral de Santa Catarina, faz sucesso entre amantes da natureza e da qualidade de vida. já em 1504, um certo senhor Binot paulmier de Goneville, pirata de carteirinha, por ali tentou instalar-se e viver feliz. Mexendo com os briosos colonizadores portugueses, acabou sendo expulso, mas deixou para trás um recado: conheça Santa Catarina. E vale mesmo a pena. Prova disso são as dezenas de praias que encontramos do norte ao sul do Estado. Em matéria de beleza e diversidade, elas não ficam devendo nada as outras praias dos demais Estado Brasileiro.O unico contratempo, digamos assim, fica por conta do frio. nos meses de inverno pesado, só pinguís e surfistas, frequentam o litoral Catarinense. No entanto, existe gosto para tudo, cmo se sabe. Minha mãe , pai e avós, eram todos Catarinenses, gaúchos e, meus irmãos, primos e fillhos, são Catarinenses e paranáenses. Além das praias, Santa Catarina, ser orgulha da Literatura; Em 19 de março de 1898, morria na estação de sitio, em Minas Gerais, o maior poeta simbolista do BRASIL, O poeta negro Catarinense, Jõao da Cruz e Sousa , vitimado pela tuberculose, aos 36 anos. Pelas circustâncias biográficas-eis que emergiu para a glória das cinzas da torpe subjugação do homem pelo homem, filho que era de escrava alforriada. Tendo contra si a hostilidade do meio, Cruz e sousa soube como ninguem expressar a transcendência e a face milagrosa da beleza, assegurando seu lugar ao lado dos grandes mestres do simbolismo. Mas para fazer um bom turismo em Santa Catarina, é boa idéia começar pela capital, Florianopolis. Localizada em parte na ilha de Santa Catarina. Do centro da cidade, chega-se mais facilmente a inúmeras praias de todo o Estado. Além disso, a parte antiga de Florianópolis , é muito simpaática e, para quem pretende apenas descançar sem agendar grandes aventuras. É uma exelente opção em qualquer época do ano. Morei 25 anos em Santa Catarina, na cidade de Araquari, Joinville e São Francisco do Sul, desde da minha infância pobre mas feliz ,até a vida adulta e profissional. Aos finais de semanas eu e meus amigos tinha v árias atividades tanto de lazer, como culturais. Quantas bricadeiras, pescaria, caranguejadas, baile, jogos de futebol. Fundamos até um time em 1976 , a Volta Redonda f.c.. Que paticipa da segunda divisão Catarinenese, junto com o outro time da cidade o 7 de setembro f.c..Temos em Araquari uma das maiores festas religiosa do Estado , a festa do senhor BOM JESUS, em 6 de agosto de todo os anos. Mas indo ao norte do Estado, o ponto final é São Francisco do Sul, outra cidade histórica situada na ilha de São Francisco, a 180 KM de Florianópolis, São Francisco do Sul, é umas das cidades mais antiga do Brasil. A regiáo vive da atividade portuária, da pesca, e do turismo. Foi importante escala para os imigrantes alemães, que acabaram se estabelecendo em Joinville, a 60 KM de distância, eu particularmente adoro e amo Araquari e São Francisco do Sul, com suas 8 praias, com areias finas, brancas e mar aberto.. na mesma região temos Camboriu, que cresceu bastante nos ultimos anos e já tem jeito de balneario internacional.. Santa Catarina é praias para todos os gostos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui