Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->O Trabalho do Fundo Social de Solidariedade e da Divisão de -- 23/10/2002 - 12:40 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não poderia deixar, também, de dizer algumas palavras se bem que é com dificuldade as procuro; sinto-as escassas, sufocadas pela emoção, mas o que posso dizer é que, ao longo dos últimos meses, acompanhei o entusiasmo dos caros formandos da I Turma de Formandos do Curso Profissionalizante de Informática do Fundo Social de Solidariedade de Rio das Pedras, estado de São Paulo, para que pudessem no dia 21 de Outubro de 2002 estar na celebração de formatura. Foi uma batalha grande e difícil para alguns, mesmo porque como diria um professor meu “A informática veio solucionar os problemas que antes não existiam” mas afinal nós juntos conseguimos vencer e hoje todos vocês estão aptos a trabalhar com a Informática. Gostaria também de parabenizar o Fundo Social de Solidariedade e a Divisão de Serviço Social, que através de sua Presidente, Excel. Sr. Primeira-Dama Dona Thereza Angélica Marino Galvão e das assistentes sociais, vem realizando um dos mais belos e dignos trabalhos já feitos em nossa cidade e nosso país. Quando estou pensando no trabalho realizado pelo Fundo Social e pela Divisão de Serviço Social vem em minha mente três palavras: solidariedade, coragem e esperança. Das três palavras, solidariedade é a palavra-chave. Solidariedade que o Fundo Social e a Divisão de Serviço Social tem para com um colega que se encontra em enorme dificuldade e que precisa superá-la. Solidariedade para com as crianças e jovens analfabetos deste Brasil, criando oportunidades para todos através de cursos; solidariedade para aqueles cujo pão é minguado e de má qualidade; solidariedade para com os que não têm teto, para com os que lutam por um pedaço de terra, e que sonham dela tirar, com dignidade, o seu sustento; solidariedade para com os desempregados, com os idosos e com os enfermos, vítimas de um sistema econômico exclusivo. Mas também quando penso no Fundo Social e a Divisão de Serviço Social lembro-me de coragem. Coragem dos funcionários que não entregam os pontos, para enfrentar o preconceito e as críticas às vezes injustas. Coragem para mudar os rumos de nossa cidade através de uma trabalho competente, onde tentam exigir a justiça, a igualdade, coragem para lutar contra a violência e a impunidade, para combater a os males que afligem a população. E por fim quando me lembro do Fundo Social e a Divisão de Serviço Social vem em minha mente também à palavra esperança. Pois é ela que nos anima a buscar respostas no incompreensível, a transpor muralhas onde não existem portas; é ela que, num dia de tempestade, nutre-nos com a expectativa de um dia seguinte de sol resplandecente. Ou o que seria de nós se não acreditássemos que o amanhã é um outro dia, com marchas e contra-marchas, respostas e contra-respostas e, sobretudo, com a possibilidade de correção do rumo de um navio desviado por um vento inesperado. Alguns podem estar se perguntando porque me vêem a mente estas três palavras? Porque vivemos um mundo caracterizado pela globalização em que se exige o uso dos seus paradigmas de uma forma criativa, no equacionamento dos vários problemas com que a nossa sociedade se debate. Assim, a revolução tecnológica e organizacional que caracteriza o mundo atual constitui um desafio para a nossa sobrevivência. E o Fundo Social e a Divisão de Serviço Social estão possibilitando esta sobrevivência e a vitória deste árduo desafio, não só para esta I Turma de Formandos, mas para muitas outras pessoas também que procuram o Fundo Social de Solidariedade e a Divisão de Serviço Social, pois "... é dever absoluto, prioritário, um compromisso de honra de qualquer Sociedade que almeje ser desenvolvida, ancorada nos princípios básicos de justiça, compaixão e de respeito à dignidade do ser humano, propiciar condições mínimas de vida à toda a sua população. Por isso nenhum ser humano pode ser considerado verdadeiramente digno e honrado se, além de cuidar dos seus, não tem solidariedade e auxilia o próximo..." A vocês, meus queridos e inesquecíveis alunos, a mensagem que quero deixar a vocês é a que tenham a certeza que vocês hoje estão aptos a enfrentar os desafios deste mundo moderno e complexo, cheio de mudanças e que vocês podem a partir de hoje mudar o rumo de suas vidas e de nossa cidade para melhor. Parabéns caros formandos da I Turma do Curso Profissionalizante de Informática realizado pelo Fundo Social e sejam muito felizes! São os sinceros votos do professor, Ernandes Ap. Campagnoli.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui