Mínimo: 350 reais!...
Quantos pobres vale realmente V.Sra.?...
 Ex.mo Senhor Luís Inácio Lula:
A caricatura, com que ilustro este texto, é da mão de um excelente artista brasileiro, que, como bem se vê, considera V.Sra. um tipo bem disposto e porreiro. Os restantes elementos, obviamente, são os mesmos que me fartei de propor, em devido tempo e em diferente - muito diferente - situação, ao Ex.mo Senhor Mário Soares.
Quando se logra tão alto posto e não se tem deveras competência para pelo menos com prudência dignificá-lo, tal como se constata, o melhor será procurar uma saída airosa e límpida. V. Sra., com a dignificação que tão alto cargo lhe proporcionou, poderá levar o resto da vida regaladamente e em feliz remanso.
Se entretanto V.Sra. persitir cortar o rabo ao gato, o bichano vai estrebuchar, vai sacudir-se mais ainda e, por mais boas luvas que use, o diacho do felino irá arranhá-lo todo.
Eu, Ex.mo Senhor, que nada tenho a ver com o contexto, cheguei a estimar que um honrado cidadão, oriundo do Povão, tivesse assumido a presidência do Brasil. Porque V.Sra. decidiu não demitir-se quando devia e expor-se ao lícito julgamento do povo em eleições imediatas - enorme e gloriosa oportunidade que deixou fugir - o Senhor desiludiu-me e colocou-me em consequente estado de suspeição. Quero dizer: não sei se V.Sra. é um indivíduo honesto ou não, o que, no meu apreço, até nem tem importância alguma.
Como por uma outra relação verificará, Sharon, que não é de modo algum tão simpático como V.Sra., até em coma sabe governar.
Eu, de tão longe, Senhor Presidente, estou a ver V.Sra. a tentar conservar a cenoura para si e a tentar enfiar a rama à toa pelos olhos dos brasileiros mais carentes. Isso, meu caro Senhor, é o que os ricaços querem.
Palavra, eu, se fosse o Senhor, pegava nas malas e, com muita dignidade, pedia desculpa e depois saía.
António Torre da Guia |