Usina de Letras
Usina de Letras
106 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->AO RICARDO BARRETO: A QUESTÃO DO PETRÓLEO -- 24/08/2004 - 21:41 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Oi Ricardo,

Li seu texto, mas só hoje me sobrou um pouco de tempo para lhe dar a minha opinião sobre a sua dúvida.

Você disse:
"Uma coisa que anda me preocupando há algum tempo é esse negócio de extrair petróleo de debaixo da terra e não colocar nada no lugar.
Vai ficar um vazio enorme.
O que vai sustentar a superfície e conter o magma do interior quando não houver mais petróleo
"

O petróleo é oriundo de transformação de materiais orgânicos soterrados em épocas muito remotas, quando havia grandes inundações e maiores alterações geológicas. Acho que não tem relação com o magma. O volume extraído ao longo dos últimos anos é mesmo muito grande. Mas o que deve ocorrer é acomodação dos terrenos, sem influenciar o magma; porque a crosta rochosa que contém o magma está abaixo dos locais petrolíferos.

O magma, dada pressão interior da Terra, sempre tem que estar saindo por alguns lugares, porém isso ocorre nos locais de falhas geológicas, pontos de separação das placas, não havendo nenhuma relação com a existência ou não do petróleo nesses lugares.

Agora, quanto ao fim do petróleo, imagino que, quando o petróleo se acabar, teremos um mundo bem melhor.

Atualmente já existem energias alternativas que poderiam substituir o petróleo com vantagem. Todavia, seu uso só deverá ser liberado quando o petróleo chegar ao fim, uma vez que os grandes produtores, que fazem fortuna como o combustível, são fortes o bastante para impedir que as novas energias sejam utilizadas. Já inventaram motores movidos a hidrogênio e até a ar, que não poluem a atmosfera. Mas, se começassem a ser utilizados, os petroleiros perderiam sua grande fonte de renda. E, como eles são ricos, não deixam vigorar as coisas que podem abalar seus ganhos.

VEJA MAIS


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui