Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A verdadade está aqui -- 23/06/2002 - 09:55 (BELADONAIDIOTA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


"O governo FHC só conseguiu obter algum resultado positivo nos indicadores economicos, em termos de desenvolvimento social nada foi feito."

Esse pensamento está sendo repetido a exaustão por politicos da oposição e seus simpatizantes/partidarios: jornalistas, colunistas, "analistas" politicos, etc etc etc. Essa tecnica de se repetir uma mentira até a exaustão para transforma-la em uma verdade, foi inventada por Joseph Goebbels - Ministro da Propaganda Nazista de Adolf Hitler.

Alguém sério e que se mantenha atualizado dos acontecimentos nacionais jamais poderá negar o FATO de que nunca houve um desenvolvimento social tão grande neste pais como no governo FHC. TODOS os indicadores sociais demonstram isso.

Só o plano Real tirou da linha de pobreza mais de 15 milhões de pessoas com o fim da inflação. O salario minimo quando FHC tomou posse era de U$30 hoje é de U$76. Aumentou o consumo generalizadamente tanto de bens duraveis como de alimentos, aumentou a expetativa de vida da população, a mortalidade infantil caiu de 48/1000 em 1990 para 34,6/1000 em 1999, a renda percapta no ano de 1998 foi a mais alta de toda história deste pais, nunca nenhum governo investiu tanto na educação como o FH, e nunca tivemos tantas crianças dentro da escola como temos hoje (em 99 apenas 4.3% das crianças entre 7 e 14 anos estão fora da escola), o analfabetismo geral despencou, o trabalho infantil despencou de 18,5% para 12,7%, nunca o ministério da saude distribui tanto medicamento e nunca ofereceu tantos programas de vacinação para a população.....

O proprio desemprego que foi o vilão dos ultimos anos, comparados com grande parte dos nossos vizinhos da America do Sul o brasileiro sempre foi um dos menores, mesmo quando atingimos o pico de 8%. Basta ver a Argentina com 15% e o Uruguai com 14%. Uruguai, diga-se de passagem, considerado o pais da AS com melhor padrão de vida.

Dizer que nada foi feito, ou até como dizem os mais radicais, que houve uma piora nos indicadores sociais no governo FHC, é tão absurdo e mentiroso como dizer que não existe pobreza no Brasil.

Eu acho que já está na hora dos petistas começarem a fazer alguma coisa por este pais porque ate o momento, nos 20 anos de existência deste partido, eles nunca fizeram absolutamente NADA!!!

Votaram contra a abertura economica, votaram contra as privatizações, votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, votaram contra a cobrança de contribuição previdenciarias para os aposentados marajas do serviços publicos que causam um déficit de mais de R$35 bilhões ao ano no orçamento e etc.



Que a verdade seja dita.....Se dependesse do PT nós hoje ainda estariamos comprando telefones a R$3.000 só para sustentar funcionario de estatal.











PT, o partido “ético” ???



Gostaria antes de começar com meus comentários quê você, nobre leitor pudesse ler o texto quê trouxe da página da Revista Época, sobre os últimos acontecimentos envolvendo o Partido dos “Trabalhadores”:



Revista Época



Edição 214 24/06/2002





PROPINA À MÃO ARMADA







Irmão de Celso Daniel afirma que corrupção em Santo André ajudava o PT



SOLANGE AZEVEDO, CÁTIA LUZ E THOMAS TRAUMANN



Há 15 dias, com a prisão de um bandido conhecido como Monstro, a polícia anunciou que havia apanhado o mais importante integrante da quadrilha que seqüestrou e executou o prefeito de Santo André, Celso Daniel. Ao fim de cinco meses de diligências e interrogatórios, os policiais acusaram seis pessoas e classificaram o assassinato como crime comum, cometido por seqüestradores que levaram o prefeito por acaso e resolveram matá-lo quando descobriram que tinham em mãos um político famoso. Na semana passada, no entanto, viu-se que a morte de Celso Daniel não é assunto encerrado e parece destinado a tornar-se dinamite na campanha presidencial.



No dia 24 de maio o irmão mais velho do prefeito, o oftalmologista João Francisco Daniel, depôs no Ministério Público de Santo André. O médico contou que assessores e amigos de Celso Daniel – entre eles Sérgio Gomes da Silva, que dirigia a Pajero da qual o prefeito foi arrancado na noite do seqüestro – obrigavam empresários que prestavam serviços para a prefeitura a pagar propinas. “O dinheiro ia para campanhas do PT”, disse. João Francisco reiterou o conteúdo de seu depoimento na semana passada, em seguidas entrevistas. Afirmou que, logo após a morte do irmão, soube do esquema de caixa dois por meio de Gilberto Carvalho, dirigente do PT e ex-secretário de governo de Santo André, e de Míriam Belchior, secretária municipal e ex-mulher de Celso Daniel. Em momentos diferentes – e ainda sob o impacto da brutalidade do crime – eles lhe revelaram detalhes do esquema de propinas destinado a irrigar campanhas petistas, diz João Francisco. “Gilberto lavou a alma e falou que, várias vezes, levou dinheiro pessoalmente de Santo André para o deputado e presidente do partido, José Dirceu”, diz Francisco. O médico também afirma que seu irmão sabia da operação e concordava com ela porque as comissões eram destinadas ao partido. “Eles me contaram que Celso prometeu tomar providências quando descobriu que os assessores envolvidos no esquema usavam o dinheiro para enriquecer. Mas morreu antes disso.”







"As afirmações de JOÃO FRANCISCO SE devem ao desequilíbrio emocional que se abateu sobre ele desde a morte do irmão"



GILBERTO CARVALHO,

dirigente nacional do PT









Encaminhado pelos procuradores à Justiça, o depoimento do médico foi envelopado junto com o relato de outras cinco pessoas que dizem ter sido vítimas ou testemunhas de um jogo absurdo de achaque de empresários montado na prefeitura, uma das vitrines da administração petista. Todos dão detalhes de um esquema liderado por Sérgio – apelidado de Sombra por viver durante anos no entorno de Celso Daniel –, por Klinger Luiz de Oliveira Souza, o supersecretário municipal que comanda boa parte das obras públicas da prefeitura, e pelo empresário Ronan Maria Pinto. Conhecidos na cidade como Três Mosqueteiros, eles vivem em uma nebulosa fronteira entre negócios públicos e privados. Ex-segurança e tesoureiro informal de campanha de Celso Daniel, Sérgio Sombra tem origem humilde – mas hoje é sócio de Ronan em quatro empresas de transportes pelo país afora. Com base nos depoimentos de empresários do setor de transportes que contam ter sido sistematicamente achacados, o Ministério Público montou o organograma do que classificou como “quadrilha”.



De todos os depoimentos tomados pelos procuradores, o de João Francisco é o único que faz relação entre o propinoduto e o caixa de campanha petista. Mesmo baseada apenas em um relato pessoal, desprovida de outras provas além de sua palavra, a denúncia do médico pode alcançar alvos federais. O mesmo Celso Daniel que dava guarida a Sombra e seus amigos era coordenador de programa da campanha de Lula, desfrutava grande intimidade e autoridade no QG do partido. José Dirceu é o principal dirigente do PT depois de Lula. Gilberto Carvalho atua como chefe de gabinete da campanha e toma conta da agenda de Luiz Inácio Lula da Silva. O temor de que o assunto tenha efeitos sobre a sucessão pode ser medido pelo cuidado com que o PT tratou o assunto. Aconselhados por seus advogados, Carvalho e Míriam divulgaram nota negando que tenham revelado um suposto esquema ao médico. Indignado, José Dirceu anunciou um processo por danos morais contra João Francisco. O marqueteiro do PT, Duda Mendonça, encomendou para esta semana uma pesquisa em dez Estados para avaliar se os eleitores relacionam a denúncia à campanha de Lula.







"São acusações descabidas, sem provas. Revelam mágoa e rancor. Vou processá-lo"



JOSÉ DIRCEU,

presidente nacional do PT









João Francisco e Carvalho de fato se encontraram diversas vezes nos dias que se seguiram ao assassinato de Celso Daniel. A primeira conversa ocorreu na casa do médico, em São Bernardo do Campo, poucos dias depois do enterro. Foi um diálogo tenso, porque refletia o estado de ânimo de familiares e amigos do prefeito num período em que até pessoas da cúpula petista acreditavam que o crime poderia estar relacionado às disputas de empresários de Santo André. De acordo com pessoas informadas sobre o encontro, João Francisco perguntou sobre a influência de Sérgio Sombra na administração. Recebeu a informação de que o empresário tentava controlar o sistema de transporte coletivo de Santo André e que as empresas que prestavam serviços à prefeitura costumavam contribuir para a campanha do PT. O médico também soube que Celso Daniel, recém-indicado para o cargo de coordenador do programa de governo de Lula, pretendia acabar com o esquema. Ouvido por ÉPOCA, João Francisco confirma a conversa.









As gravações

Em Brasília, acusação de desvios em sindicatos



Em Brasília, integrantes do PT andam às voltas com denúncias de recorrer a esquemas mal explicados para fazer caixa dois. São acusados de desviar dinheiro da Associação de Assistência dos Servidores da Fundação Educacional (Asefe). Um dos alvos da denúncia é Cristovam Buarque, ex-governador do Distrito Federal. Em uma gravação, o ex-diretor-financeiro da associação, Firmino do Nascimento, disse que Cristovam usou irregularmente R$ 200 mil da entidade na eleição de 1998. De acordo com o ex-diretor da Asefe, empresas prestadoras de serviços à associação, como gráficas e produtoras de shows, superfaturavam contratos. O dinheiro a mais ia para o caixa de campanha. A denúncia provocou uma reação estranha no PT. O autor da gravação, Marcos Pato, que também era petista, foi expulso do partido. O PT também se recusou a participar da CPI instaurada na Câmara Legislativa para investigar o caso. Ainda não se encontraram documentos de comprovação do desvio de recursos. Cristovam, que disputará uma vaga para o Senado nas próximas eleições, nega as acusações e diz que abre mão da candidatura se ficar provado seu envolvimento na fraude. Os outros acusados afirmam que as denúncias são motivadas por uma disputa política interna na Asefe, entidade que tem 27 diretores ligados ao PT, PCdoB, PCB e PPS.













A divergência entre o depoimento do médico e a versão oferecida pelo PT refere-se ao ponto nevrálgico. João Francisco disse ao Ministério Público que Carvalho confessou participar do esquema, dizendo que levara dinheiro de propina para José Dirceu. A pessoa de sua intimidade, Carvalho desmente essa versão com veemência. Lembra que não participa dos esquemas de finanças do PT e acrescenta que mal conhecia o médico.



João Francisco e Carvalho voltaram a se reunir pelo menos outras três vezes. Numa delas, na prefeitura de Santo André, o irmão do prefeito se apresentou como representante da empresa Guarará, pertencente a uma família dona de uma empresa de ônibus na cidade, os Gabrilli. Pedia que a prefeitura evitasse a intervenção na empresa. O médico conta que de fato ajudou os empresários – amigos da família –, que estavam em dificuldades financeiras por causa do esquema de propina montado por Sérgio Sombra e seus amigos. O PT alega que o médico trabalhava como qualquer lobista profissional – apesar de não poder demonstrar ainda que ele cobrava pelos serviços.







Edição 214 24/06/2002



Na segunda reunião, Carvalho comunicou ao médico o resultado do inventário dos bens de Celso Daniel – dois carros e um apartamento em Santo André. Na terceira, deu-se o rompimento entre João Francisco e o PT. Como irmão mais velho, João Francisco autorizara o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) a representar a família no caso, seguindo cada passo das investigações. Em fevereiro, depôs à polícia acompanhado de Greenhalgh. Disse que não tinha idéia dos motivos do assassinato do irmão e não sabia de nada que pudesse ajudar nas investigações. Em abril, o deputado reuniu, em São Paulo, João Francisco, o outro irmão, Bruno Daniel, e Carvalho, como representante do PT, para falar sobre o inquérito. O advogado disse que estava convencido de que se tratava de um crime comum, resultado de um seqüestro malsucedido. Os dois irmãos ficaram desapontados. João Francisco foi o mais contrariado. “Não sei não se foi assim”, disse. O médico afirmou que havia recebido várias informações em Santo André relacionando o assassinato ao esquema de corrupção. Com a família convencida de uma coisa – e o dirigente do PT de outra –, os ânimos se exaltaram. A conversa terminou com uma discussão ríspida.









O rolo do bicho

No PT gaúcho, denúncia de envolvimento com bicheiros



Antes de virem a público as denúncias de corrupção na prefeitura de Santo André, o governo gaúcho era o mais doloroso calo do PT. As denúncias começaram no decorrer da CPI da Segurança Pública, no ano passado. Diógenes de Oliveira, amigo do governador Olívio Dutra, é acusado de coletar dinheiro de bicheiros para a compra do prédio que serviria de sede ao PT estadual. Em troca, teria prometido que a polícia faria vista grossa à jogatina. Todo o esquema passaria pelo Clube de Seguros da Cidadania, entidade criada para arrecadar fundos eleitorais.



Nos depoimentos à CPI, ele alegou que o edifício foi comprado com doações de militantes do partido. A versão ficou desacreditada há duas semanas, quando uma testemunha, a agente de viagens Maria Ângela Fachini, admitiu que havia mentido ao afirmar ter emprestado R$ 3.000 para a compra do prédio. Teria feito isso, segundo ela, em troca de 15% de participação em uma agência de turismo de Diógenes. Maria Ângela se diz ameaçada e foi incluída no Programa de Proteção a Testemunhas. Em janeiro deste ano, foram arquivadas as denúncias de crime de responsabilidade e improbidade administrativa contra o governador. Não ficou provado que Dutra sabia do suposto esquema. O amigo Diógenes ainda tem o que explicar.













A rusga nos bastidores da prefeitura de Santo André só foi parar no Ministério Público depois que outros interesses resolveram se manifestar a respeito das investigações. Em janeiro, a empresária Rosângela Gabrilli, dona da Viação São José – que presta serviços à prefeitura de Santo André há décadas –, contou aos promotores designados para acompanhar as investigações da polícia sobre a morte de Celso Daniel. Disse estar convicta de que o prefeito havia sido assassinado a mando da mesma quadrilha que estava extorquindo empresários de transporte coletivo do município desde 1997. Afirmou que tinha medo de ser a próxima vítima. Revelou ainda aos promotores que o grupo liderado por Sérgio Sombra estava levando a empresa de sua família à falência. Segundo seu relato, no início a São José foi obrigada a pagar R$ 500 mensais por ônibus da empresa autorizado a circular na cidade. Era uma caixinha, que chegava a R$ 40 mil por mês. (A mesma quantia era cobrada de outras empresas, fazendo a comissão chegar a R$ 150 mil para todo o sistema de transporte coletivo da cidade.) A contribuição era exigida nas linhas da própria empresa e também sobre a participação da São José no consórcio Expresso Nova Santo André – um conglomerado criado por Klinger que opera as principais linhas de ônibus da cidade.







"Celso achava que o dinheiro ia para a campanha do PT. Quando descobriu que não, prometeu tomar providências"



JOÃO FRANCISCO,

irmão do prefeito









O pai de Rosângela, Luiz Alberto Gabrilli, foi depor em seguida. Contou que a cobrança de propina foi comunicada em reunião com Klinger e Sérgio Sombra. Luiz Alberto ainda revelou que os dois andavam armados. Klinger levava um revólver amarrado ao tornozelo e cruzava as pernas para exibi-lo aos interlocutores. Sombra costumava colocar seu revólver na mesa sempre que falava sobre as comissões. Os empresários também lembraram um achaque ocorrido na licitação para um corredor de ônibus. Segundo Rosângela, a São José teria investido R$ 18 milhões no empreendimento, três vezes mais o valor definido no edital, e ainda assim foi ameaçada de perder o contrato.



Outro depoimento contundente partiu de Gislene Valeriano da Silva. Contadora da empresa, ela era oficialmente encarregada de recolher a propina todos os meses, conferir o dinheiro e entregá-lo a Sérgio Sombra ou a seus emissários. Gislene acrescentou detalhes importantes. Depois do depoimento ao MP, deixou o emprego no Nova Santo André. Foi contratada por Rosângela para trabalhar na Viação São José. Antes de sua saída, a contadora recolheu papéis no Nova Santo André que, segundo ela, indicam a cobrança de propina. Eram relatórios mensais com previsão de despesas para os participantes do consórcio. A propina vinha expressa pelas abreviações “d.a”, ou “desp.adm”, abaixo da rubrica despesas administrativas.









O caso das cestas

Em Ribeirão Preto, acusação de licitação dirigida



No mês passado, o prefeito de Ribeirão Preto e coordenador do plano de governo do PT para a eleição presidencial, Antônio Palocci Filho, foi obrigado pela Justiça a suspender a compra de 41.787 cestas básicas de sua administração. O motivo foi a suspeita de que a licitação, avaliada em R$ 1,249 milhão, era dirigida para beneficiar determinados fornecedores. A desconfiança surgiu quando se descobriu que um dos itens considerados "indispensáveis" para a composição da cesta era um certo "molho de tomate refogado, peneirado, com ervilhas".



Fabricado por apenas uma empresa em todo o país, o molho tornou-se tempero de sabor agridoce para a campanha eleitoral petista. Na Câmara de Vereadores, a oposição tentou emplacar uma CPI para apurar as supostas irregularidades - mas conseguiu amealhar apenas três das sete assinaturas necessárias. Palocci abriu sindicância para apurar o caso. Depois, sob pressão da Justiça e do Tribunal de Contas do Estado, decidiu cancelar a licitação. O Ministério Público também investiga as denúncias de favorecimento.













Jogado sob os holofotes, o oftalmologista João Francisco diz que resolveu fazer essa denúncia por duas razões. A primeira condiz com suas preferências políticas. Filho de uma militante histórica do PT, dona Lourdes, o médico jamais gostou do partido. Votou em Fernando Collor, em 1989, e em Fernando Henrique nas eleições seguintes. “Agora quero mostrar que o PT é igual aos outros.” O segundo propósito do médico – em suas palavras – é defender a honra do irmão. É nesse ponto que está a força de seu depoimento. Descrito pelos petistas como um irmão distante – embora tenha viajado comCelso Daniel para a Itália no ano passado – e pelos promotores que o ouviram como um sujeito aplicado, quase obsessivo em seus objetivos –, João Francisco não pôde, até agora, provar o que diz. Mas é difícil encontrar uma razão para contar mentiras que comprometem a honra do próprio irmão.







COM BERNARDINO FURTADO





Gostaria de começar meus comentários com uma crítica ao senhor José Dirceu, presidente nacional do PT por toda sua truculência lançada ao irmão do falecido Celso Daniel, relembrando à este honorável senhor amante da política socialista chinesa, quê não estamos na sua idolatrada China Comunista e quê em nosso país ainda predomina a democracia. Portanto, antes de processar a vítima, ou seja, o irmão do prefeito petista morto em Santo André por este ousar cutucar vosso partido com vara curta, prove quê o mesmo está mentindo pois quem perdeu seu querido irmão no meio de uma tremenda palhaçada socialista, não merece seu ataque descabido apenas por narra à verdade quê quase todo mundo em Santo André já sabia.







Continuando meus comentários, o PT quê sempre criticou a corrupção política de nosso país, agora senta no mesmo “banco dos réus” dos partidos “de direita” quê ele tanto criticava e por ter sido transformado em vidraça ao invés de ficar sendo o estilingue, quer processar, caluniar e até mesmo difamar, como no caso quando este mesmo partido chamou até a Polícia Federal de opressora (anti-Democrática) apenas por esta fazer um grampo em ligações no dito partido (tal coisa foi apoiada pelo próprio PT e era parte da investigação para chegar aos assassinos de Celso Daniel), revelando quê á muito mais corrupção e safadeza neste partido do quê conta o Luiz Inácio da Silva (Lula) no seu programa político cheio de pompa e computação gráfica.







Quanto às outras péssimas administrações petistas relatadas neste texto da Revista época ou não (como no caso da prefeita Marta Suplicy na cidade de São Paulo), podemos nos perguntar: É este socialismo quê queremos para nosso país ??? Um socialismo onde se você não concordar com o esquema político do seu partido esquerdista, você pode até morrer por isso ???







Depois de vermos tanta monstruosidade socialista do “magnânimo” PT, vemos agora um pretenso candidato deste mesmo partido a ser presidente de nosso país. Oras, se este mesmo candidato quê têm todo partido (PT) comendo em sua mão ele não controla (ou se faz de cego), o quê dirá de um país tão grandioso quanto nosso país, lotado de políticos corruptos, onde alguns destes mesmos corruptos tupiniquins como narra o texto, estão incrustados em seu próprio partido quê nem peixe-rêmora em um tubarão ???







Sem falar quê o mesmo presidenciável petista, não pensou duas vezes em partir para defesa aos seqüestradores do empresário Abílio Diniz, mesmo sabendo este mesmo quê o povo brasileiro era contra tal atitude protecionista no mínimo duvidosa por parte dele e do seu partido com bandidos da pior índole. Coincidentemente ou não, logo em seguida da soltura dos bandidos internacionais, o Brasil foi palco de inúmeros seqüestros ganhando o vergonhoso título de “País do Seqüestro”.



Quê nosso país começou como um país cárcere de Portugal todo mundo já sabia, mas agora o PT quer quê o mesmo país seja o país número um de seqüestradores deste planeta ? E o povo brasileiro, trabalhador e pagador do salário de nossos políticos ? Onde este fica nesta palhaçada socialista toda ? Em covas bem rasinhas ?







Terminando meu texto, só posso finalizar este desejando boas eleições e depois destas e com a vitória iminente de Luiz Inácio da Silva (Lula), desejar também boa-sorte à todo povo brasileiro com esta minha última frase:







“Quê o último quê no Brasil debandar depois quê Lula na presidência de nosso país entrar, quê a luz de nosso país faça a gentileza de apagar”.













Lula candidato ideal?!?!?!? Me admiro de ver como as pessoas são burras...Então um grupo de pessoas com interesses políticos constróem um candidato "saido do povo", divulgam bastante este passado e todos aceitamos que ele é o melhor candidato do país...Parece piada...Somos mesmo muito imaturos politicamente. Basta ver quem são as pessoas que levam o PT adiante. São pobres metalúrgicos? São operários? Puxa vida gente, está na hora de acordar e ver que esse candidato foi fabricado para atender interesses de uma minoria e não o interesse do povo brasileiro. É preciso que aprendamos a pensar um pouco e não acreditar tanto na mídia, tanto da Globo como do PT. As duas são perniciosas...A mentira dita à exaustão vira verdade, mas só para os incapazes de pensar... tem mais a corrupção não é privilégio da esquerda ou da direita, é sim, dos homens, não importando a bandeira que carregam...Aliás, Lula aliado ao PL não é corrupção???Pensem, pensem, isso não faz mal nem dói... Corruptos e honestos existem em todos os lados. Quem disse que a esquerda é honesta? Veja o que fazem em Porto Alegre (esquema do lixo, clube da cidadania, etc.) e no governo do RS. Incrível, tem gente que ainda acredita na idéia de que a direita quer manter os privilégios da burguesia e a esquerda quer defender os pobres e oprimidos. Pois lhe garanto que os pobres nunca sofreram tanto como nesse governo do PT. Aliás, quem vota no PT é a própria burguesia idiota, se você não sabe, conforme a pesquisa do CEPA/UFRGS. Como resultado, Serra tem mais de 25% e Lula 35% no RS, muito diferente da média brasileira, pois aqui já sabemos o que é o governo da esquerda. Queira Deus que nós ainda tenhamos um governo que pense grande, que reduza os impostos, que desobstrua a economia. Só com o fortalecimento da atividade privada é que as massas vão sair da miséria. Mas tem gente que ainda insiste na luta de classes, e não na cooperação, na amizade. É uma pena...









Dedico este texto de minha autoria aqueles simpatizantes de Cuba,Fidel Castro,Comunismo...



Vou lhe dar uma rápida aula de história. Era uma vez, uma pequena ilha muito... muito... muito pobre (o contrário do

Brasil, rico e disperdiçador de recursos) chamada Cuba, e governada por um ditador corrupto, q deixava o povo passar fome - igual aos seus antecessores. Senadores, presidentes, magnatas americanos iam para lá

aproveitar o que segundo eles Cuba tinha de melhor (indiretamente imposto por eles): prostituição de meninas e meninos! Pedofilia institucionalizada

e obrigatória! Havia um jovem visionário, pertencente à pequeníssima classe rica, chamado Fidel Castro.

Ele tinha um problema no coração: Isto o fez decidir acabar com aquela corja. Sabendo de seus planos, juntou-se a ele o Argentino Ernesto Guevara, o Che. E com apenas outros sete soldados, derrubaram a ditadura. Nove homens contra um exército! Fato único em toda a história! Então colocaram aquelas víboras sob julgamento, e decidiram pela morte de mais de 500 pessoas - praticamente toda a

classe rica. Houve inclusive outro fato histórico, nestas execuções: foi ouvida a voz de um garoto pobre de 12 anos! - "Ele matou meu pai...", falou o garoto, apontando para o ditador. Che ordenou a morte deste. Vejamos outro caso. A Rússia na Primeira Guerra. Era um país governado pelo Czarismo, em homenagem aos Czares - canalhas ricos que exploravam o povo

até a morte, como fazia a nobreza do sistema feudal. E funcionava como um sistema feudal. Com o povo morrendo de fome, o Czar ainda drenou grande

parte dos recursos alimentíceos para o exército, porque ele decidira ficar mais rico, investindo na guerra. E levou uma surra da Alemanha. Foi a gota d água. Comandando o povo, Lenin tomou o poder à força, instalando o comunismo. Pouco tempo depois ele morreu. Assumiu Stálin. A agora USSR estava em gigantesco processo de desenvolvimento, e isto precisava funcionar de forma organizada. Houve um problema: os camponeses queriam suas terras

sem a coordenação do Estado, e cada um por si - um sistema torpe como o capitalismo. Stálin avisou que o país era muito atrasado em relação à Europa e

América, e que estes cedo ou tarde tentariam invadir seu país. Havia uma expressa necessidade de união e coordenação. Stálin explicou de maneira incansável. Os

camponeses negaram 666 vezes. Prevendo o caos e a falência da nação, Stálin confiscou as terras, numa tentativa desesperada de salvar a todos. Tentaram

destruir o Estado. Stálin não teve outro remédio senão ordenar a morte de mais de 20 milhões de camponeses - número este que se iguala ao total de soviéticos mortos na Segunda Guerra; medalha de ouro na triste olimpíada de

falecidos daquele acontecimento. Seu nome foi levado à categoria de anti-Cristo, ao lado de Hitler e algum outro capeta. E não deu outra, nesta Guerra Mundial, quando Hitler (com o mais forte exército já visto até o momento)

tinha toda a Europa dominada - na verdade faltou somente conquistar a cidade de Londres, na Inglaterra, a qual era bombardeada dia e noite - invadiu a USSR. E

Stálin, com um exército muito menos poderoso (embora fortemente unido, como ele queria), conquistou uma brilhantíssima vitória sobre os nazistas. E lançou-se

Europa a dentro, salvando a vida de milhões de judeus q ainda seriam executados.

Agora vamos parar e raciocinar sobre o que aconteceria se Stálin tivesse obedecido aos camponeses. Cada um por si, em um país pobre, seriam esmagados como lesmas

pelos nazistas. E a única coisa q impediria estes de derrotarem os EUA, seria a bomba atômica, novidade na época. Então teríamos uma Guerra Fria entre o nazismo

e o capitalismo. E o que faria o Tio Sam para evitar o genocídio dos judeus após a guerra? Nada, apenas apontaria seu dedão dizendo: "I DON T WANT YOU!", e

continuaria o seu genocídio de índios e negros! Surge uma pergunta: se de um lado teríamos o inferno, e do outro, Satã, onde estariam os comunistas e seu nobre

pensamento sobre a humanidade? Um outro mundo seria impossível.















O PREÇO QUE PAGUEI POR ACREDITAR EM CUBA FOI ALTO DEMAIS

DEPOIMENTO DE UMA BRASILEIRA 30 Jan 2001



Prezado Olavo de Carvalho,

Acabei de ler o seu artigo publicado pela revista Época desta semana. Não pude deixar de viajar no tempo e reviver todo o sofrimento que passei naquela ilha.

Não fui fazer turismo, vivi na ilha durante alguns meses, pude conhecer pessoas e convivendo com elas no dia a dia perceber a dureza de sua realidade. Embora o aspecto seja paradisíaco, há muita miséria neste país. A pior de todas é a miséria moral, a cultura da mentira, mas isso o turista não percebe...

Meu marido era diplomata e foi servir em Cuba. Eu incentivei a escolha, principalmente em razão do nosso filho que estava para nascer, pensando que nada lhe faltaria: teria os alimentos básicos, vacina, um bom pediatra... era isso que importava, não estava preocupada com pequenos confortos supérfluos e acreditava piamente que não passaria nenhum tipo de necessidade. Doce ilusão...

Não consegui as vacinas para o bebê, tive de pedir a amigos que as trouxessem do Brasil, embora Cuba exporte vacina. Como entender, se lá estão sempre em falta?

Descobri que em Cuba você não tem empregados, todos os trabalhadores são funcionários públicos. Você contrata uma empresa (Cubalse), paga dez vezes o valor que é repassado ao trabalhador (explorado). Logicamente contratei uma babá no mercado negro. Pagava a ela US$ 100,00, o que era uma verdadeira fortuna em termos cubanos, uma vez que esta senhora era enfermeira formada e recebia US$ 10,00 de aposentadoria e o marido, médico, outros US$ 15,00.

A família estava numa tal situação de penúria que um dia vi que ela recolheu do lixo umas peles de frango que eu havia jogado fora, com aquilo ela pretendia fazer uma canja e estava satisfeitíssima.

Além dessa senhora eu tinha também uma empregada que fazia o serviço de casa, a situação desta outra era bem melhor que a da babá, pois o marido trabalhava num bar e ganhava gorjetas em dólares. Esse é outro problema de Cuba, os jovens estão desistindo de estudar, pois vale mais a pena trabalhar com turistas, onde podem receber um pouco mais.

Tratar a todos de forma igual nem sempre é justo, muitas vezes beneficia o preguiçoso. Assim eu me sentia quando ia a uma das feiras. Havia muito pouco que comprar, e em moeda cubana nada era barato. Oras, se o agricultor colher vinte cebolas, receberá por elas US$ 5,00; se colher duzentas receberá US$ 5,00, se colher duas mil, seu prêmio será o mesmo. Solução: comida de pontinho comprada no Diplomercado.

Não me pergunte o que as crianças cubanas comem, não consegui descobrir. O que me deixava louca era a forma com eles mentiam. No prédio onde eu morava, quando aluguei o apartamento me garantiram que não havia nenhum problema com o abastecimento de água. Ocorreu que, pelo menos três vezes por semana, não havia água nas torneiras.

Fui pedir a um administrador do prédio que me avisasse um pouco antes para que pudesse armazenar um pouco de água ou me programar de forma que não me pegasse desprevenida. Ele me olhou, sorriu e disse: "Neste prédio nunca falta água". Tentei argumentar, ele respondeu categoricamente a mesma coisa. Entendi o recado... e era o mesmo que a tv noticiava todos os dias: Cuba era a ilha da fantasia, nada de ruim acontecia lá... Fidel distribuía diplominhas de alfabetização e na reportagem seguinte, de forma muito didática, apareciam crianças brasileiras com os dedos decepados pelo trabalho...

Toda a miséria de Cuba é culpa do Embargo. É ele quem mantém Fidel no poder, porque os cubanos acreditam nisso e não vêem que nada produzem, além de cana-de-açúcar (rum), em uma quantidade que para nós é insignificante, e charutos. O resto chega por navios ou não chega.

O controle da população é incrivelmente eficaz. Fidel institucionalizou a fofoca. Em cada quadra existe um CDR (Dentro de Defesa da Revolução) onde vizinhos se reúnem para proteger o regime. Lembro-me que certa vez meu esposo emprestou um livro de poesias a um garagista do prédio... o rapaz foi visto lendo o livro e foi inquirido se as poesias eram marxistas ou anti-marxistas. Os bons comunistas têm algumas regalias, os melhores empregos, os melhores colégios para os filhos e outras vantagens. Os que não concordam acabam por ser punidos, de uma forma ou de outra, além disso muita gente continua morrendo "comida por tubarões".

Apesar de todas as dificuldades, eu não pensava em voltar ao Brasil, mas tive de retornar muito precocemente e sem o meu esposo, que faleceu vítima de um erro de diagnóstico, aos trinta anos. Ele sofreu um típico infarto em casa (não sou médica, mas todos os sintomas eram de infarto) e eu corri ao Hospital Cardiovascular de Havana, onde me disseram que meu marido estava bem (fui tratada como louca) e, depois de deixá-lo esperando sentando num banco por pelo menos duas horas sem socorro, ignorado pelos médicos, pedi que lhe dessem alta, pois via que a situação estava se agravando. Ao chegar ao carro ele começou a ter convulsões, e eu fui correndo chamar o médico, que, com muita má vontade, chegou na janela do carro e disse a ele que respirasse devagar. Inconformada e desesperada, levei-o imediatamente para a Clínica Cira Garcia, onde o primeiro diagnóstico foi hipoglicemia, depois me disseram que na verdade ele estava tendo uma embolia pulmonar, mas que o caso era simples, embora necessitasse de uma UTI. Transferiram meu marido para o terceiro hospital, Hermanos Almejeras, lá o médico veio conversar comigo, confirmou o diagnóstico de embolia pulmonar e me disse que ficasse calma, pois ele estaria bem e em poucos minutos eu poderia vê-lo... Não houve tempo: ele faleceu antes disso. Uma semana depois recebo o atestado de óbito com o laudo do exame necrológico: Infarto agudo do miocardio. Não creio que seja necessário descrever toda a minha dor, mas a minha revolta, esta sim, sempre fiz questão de revelar, pois após todo esse episódio escrevi uma carta ao Ministério da Saúde de Cuba, denunciando principalmente a maneira desumana como meu marido foi tratado no Hospital Cardiovascular. Fiz isso não por mim, nem por meu marido, mas por todos os cubanos, que não podem nem reclamar. Obtive uma resposta cínica onde simplesmente me disseram que a demora no atendimento não tinha nexo com o falecimento do Marcus.

Não houve realmente demora, o que faltou foi diagnóstico e dignidade. O preço que paguei por acreditar em Cuba foi alto demais. Por isso, mais que testemunha, sou vítima e infelizmente não sou a única. Não sei qual o futuro de Cuba, nada tenho contra Fidel, amo esse povo oprimido, que soube ser solidário comigo na minha dor, mas não creio que a situação possa se manter por muito tempo. Quarenta anos é demais e se o povo estivesse satisfeito não haveria necessidade de censura. Estou certa de que as coisas vão mudar, apenas não sei se vão melhorar ou piorar.

Parabéns pela coragem de publicar esse artigo, estou certa que vai desagradar a muita gente que usa essa imagem mentirosa que Cuba procura vender (e investe muito em propaganda) de país modelo de educação (sem ter lápis, livros ou papel) e saúde pública.

Giselle Gil

agathatriste@uol.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui