Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62338 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Insatisfeito? -- 25/07/2014 - 17:48 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Na fábula Branca de Neve e os Sete Anões, há um personagem cujo comportamento predominante se assemelha a de uma grande parte de colaboradores de organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Estou me referindo ao anão denominado de Zangado, cujas atitudes demonstram uma eterna insatisfação com tudo à sua volta, até mesmo com a bondosa moça, da qual cujos afagos recebidos são constantes para atenuar a irritabilidade perene e presente na personalidade do descontente anão.



Nos dias atuais, por onde quer andemos, sempre encontramos personagens zangados, os insatisfeitos de plantão. Para eles, nada está bom e nem tudo satisfaz. O celular recém-adquirido já não mais satisfaz, o automóvel zero quilometro do ano passado já está superado pelo novo modelo, o apartamento de 3 suítes ficou pequeno, o aumento salarial não foi suficiente, a promoção muito menos ainda, o serviço do garçom não foi tão bom assim, o casamento que já dura 2 anos não tem mais aquele glamour e o MBA já não faz o efeito necessário para galgar novas posições na escalada corporativa. Assim, podemos arriscar a afirmar que vivemos dias de muita insatisfação em todas as áreas; profissional, pessoal e social e porque não dizer que vivemos também a era da insatisfação formada por uma geração de insatisfeitos?



Nas empresas a problemática da gestão da satisfação dos colaboradores costuma desaguar na área de Recursos Humanos a qual, por sua vez, inventa e reinventa mecanismos de apuração permanente ou periódica do clima organizacional e de medição e apuração de desempenho profissional e algumas chegam a implantar a avaliação 360 graus, um instrumento de diagnóstico e desenvolvimento organizacional com prós e contras suficientes para gastarmos horas a fio filosofando sobre o comportamento humano.



Na minha trajetória profissional de mais de 3 décadas só fui encontrar um manual completo sobre o comportamento humano, quando me deparei com a leitura da Bíblia Sagrada, uma verdadeira biblioteca composta de 66 livros, 39 do antigo testamento e 27 do novo testamento. Alguns desses livros são chamados de rolos e são lidos durante as festas judaicas, outros são chamados de epístolas, simples cartas mensageiras passadas de mão em mão e entregues a seus destinatários no tempo certo sem o serviço de Sedex.



No livro dos Salmos composto de 150 rolos há uma infinidade de instruções e ensinamentos, que se bem assimilados e aplicados todos os mecanismos da área de Recursos Humanos no que diz respeito à promover a motivação, a satisfação e a realização no trabalho, seriam dispensados, já no livro de Provérbios encontramos advertências e correções voltadas para o comportamento humano, notadamente para a vontade humana cujo centro é o coração. Aqui vai uma delas: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."  (Provérbios 4:23).



Para muitos, nos dias de hoje, o cérebro é o órgão dirigente da vida, mas de fato o órgão dirigente da vida é o coração, cujas manifestações envolvem a mente e determinam a vontade humana. As pessoas sabem as coisas em seus corações, pensam no coração, duvidam no coração, conferem no coração, creem no coração, amam no coração e maquinam o mal no coração. Portanto, o coração é a fonte dos desejos e das decisões.



Sabe-se que a autoria da maioria dos Salmos é atribuída ao rei Davi do povo Hebreu, cujo reinado durou cerca de quarenta anos (c.1010 - 970 a.C.), um sábio rei e profundo conhecedor do coração do homem. Ele mesmo, segundo a Bíblia, um homem cujo coração agradava a Deus. Vejamos o que diz alguns versículos do (Salmos 37).



“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura”: A inveja, via de regra, é a raiz de muitos males, notadamente é fonte geradora de insatisfação sem fim de muita gente, na sua essência causa aprisionamento emocional.



Todo o cuidado com a insatisfação é pouco, pois o que pode parecer hoje algo insignificante, poderá tornar-se amanhã incontrolável e recorrente motivo de infelicidade e frustrações, chagas da alma de difícil cura.



Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração: o temor pelo dia de amanhã tira o sono de muitos e não há jeito que dê jeito, a ansiedade toma conta, vira insônia e faz nascer a insatisfação. A fé e a confiança prazerosa em Deus é a garantia crível da realização dos nossos desejos.



Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra: deixar-se irar é meio caminho andado para a prática do mal, cujos atos podem não terem volta ou maneira de repará-los. Tornando-se malfeitor perde-se a herança e as promessas de Deus descritas em Sua Palavra.



Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios: as maiores riquezas são provenientes de Deus e o dinheiro não pode comprá-las. Feliz é aquele que se satisfaz com essas riquezas.



A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala do juízo. A lei do seu Deus está em seu coração; os seus passos não resvalarão: Jesus Cristo afirmou que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas o que sai pela boca (Mt 15:11), portanto do coração. Assim um coração limpo não só agrada a Deus, como também guarda Seus mandamentos em obediência resoluta e os caminhos do homem bom são confirmados por Ele.  



 



“Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão: não há maior segurança do que a mão de Deus que fundou a Terra, encerrou o mar, criou o caminho da morada da luz, os trovões e os relâmpagos, o firmamento, a aurora do dia, a chuva, as constelações, à mente deu o entendimento, pôs a sabedoria no íntimo, as medidas de todos os seres viventes e os seus dias de vida na Terra”. (Jó 38:39)



 



 



Aplicação Prática:




  1. Você se considera um insatisfeito?


  2. Se sim, em qual área? Já identificou as razões verdadeiras da insatisfação?


  3. Na sua empresa há muitos colaboradores insatisfeitos? 


  4. Como você contribui para melhorar os níveis de satisfação no ambiente de trabalho de sua empresa?


  5. No seu ponto de vista qual é a razão desta insatisfação generalizada?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui