Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Controle -- 25/07/2014 - 17:40 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PNPC foi uma sigla que aprendi a soletrar, como se diz,"de cor e salteado" no início da minha carreira profissional em Bancos. A sigla significava; Política, Norma, Procedimentos e Controles, era soberana tal como uma Constituição, representava as leis e diretrizes internas de um banco de cultura normativa e reguladora nos anos 70´s. Via de regra, os processos falhavam nos controles e quando isso acontecia a extinta área de O&M - Organização e Métodos era chamada para revisar e ajustar os processos falhos. 



Desde cedo aprendemos a controlar todasas coisas à nossa volta e o nosso interior também; emoções, impulsos, vontades, etc. Às vezes, erramos na dose de nossos controles, ou seja, ora controlamos demais ora controlamos menos, mas o ajuste fino se desenvolve com a experiência e a maturidade. O controle de pessoas é muito mais desafiador do que o controle de processos e nesta seara há muitos "gurus" no mundo corporativo que despejam receitas e modelos sobre o costado de gestores e colaboradores que se veem na obrigação de exercer total controle da vida da empresa, no correr diário de mudanças e busca frenética de resultados.



Na vida corporativa, acostumado a exercer controles, ganhei disciplina metódica e a experiência adquirida me fez acreditar, por algumas vezes, que poderia controlar quase tudo à minha volta; carreira, finanças, pessoas. Todavia, os ventos mudaram de direção e comecei a perder os controles, nem mesmo o leme estava mais em minhas mãos. Foi quando então senti na pele o que eu chamei de "queda do Himalaia", aquela que nós sempre achamos que só acontece com os outros ou com nossos piores inimigos, de modo que tive de aprender na prática que sucesso é igual a fracasso, tal como os dois lados de uma mesma moeda.



Nesta minha existência que já passa de mais de meio século, tornei-me Cristão e me deparei com os estudos bíblicos sobre os quais me apaixonei, mas tenho consciência de que ainda não passo de um Talmidim, ou seja, uma criança judaica de 6 anos de idade. Na Bíblia há muitos ensinamentos de Jesus Cristo sobre ética, moral, relacionamento social, sobretudo sobre amor pelos seres humanos. Contudo, há de se notar um ensinamento profundo e sem precedentes na história da humanidade sobre obediência ao controle soberano de Deus sobre todas as coisas: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” João 6:38.



Vejamos alguns exemplos:



O controle do amanhã, do futuro, a quem pertence? Cristo ensinou a seus discípulos e seguidores de que não devemos nos preocupar com o amanhã, pois não cabe a nós o domínio do dia seguinte, nem sabemos ao certo se abriremos os olhos para o novo dia, sequer podemos garantir que estaremos respirando ou mesmo saudáveis e em condições de viver um dia a mais. 



Quem vive ansioso gasta a sua vida em vão e colhe os frutos amargos do excesso de controle e não há O&M que possa realizar ajustes no processo e, em alguns casos só mesmo pílulas de Rivotril vendidas aos milhares de unidades diariamente, podem remediar. Esta é a melhor receita:  



"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa”? (Mateus 6:25).  



"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6:34).



Em quem devemos depositar nossa confiança nos controles de nossa vida, a quem devemos buscar socorro? Nos evangelhos Jesus Cristo nos ensina que não podemos acrescentar uma hora sequer à nossa vida, para Ele tal coisa é pequena à vista de sua divindade inegável, logo não nos devemos preocupar com o restante, pois primeiramente devemos buscar e confiar plenamente em Deus e no seu filho unigênito que nos deu a vida eterna: “Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Lucas 12:29-31).



Nada está sem controle na Terra e no Universo, a vida não é um acaso resultado de um jogo de dados ou de uma evolução casuística, tudo está sob controle da vontade onipotente de Deus, a qual se manifesta nos pequenos e nos grandes acontecimentos sob todos os pontos de vista, sobretudo quando nos encontramos nos momentos mais difíceis, quando então nos sentimos mais frágeis e impotentes como realmente somos, a exemplo do Apóstolo Paulo em sua carta dirigida aos Coríntios: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9).



 



Aplicação Prática:




  1. Você se considera uma pessoa controladora?


  2. Alguma vez já esteve em "queda do Himalaia"?


  3. Você acredita que Deus está realmente no controle de todas as coisas? Por quê?


  4. De zero a dez, qual é o seu grau de confiança em Deus sobre o controle da sua vida? Justifique.



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui