Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ganância, Inveja e Soberba -- 25/07/2014 - 17:31 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Ganância, inveja e soberba são os principais pecados do trabalho relatados na edição no. 173 da Revista Você S.A. Segundo a Revista, que se propõe a ajudar a diagnosticar as razões destas mazelas da alma, bem como evitá-las; relata que nunca as mesmas estiveram tão presentes na vida corporativa quanto nos dias de hoje e todas elas, como se sabe, são oriundas de sentimentos que transformados em atos corroem o ambiente e podem destruir promissoras carreiras. 



Houve um tempo em que o Brasil era citado na imprensa internacional sempre de maneira negativa e raras as vezes positiva mas, nos dias de hoje, é exatamente o contrário. Há até pesquisas de acompanhamento do país na imprensa internacional e as citações positivas batem recordes a cada período. Estes são sinais de que o país, do ponto de vista econômico, é mesmo a bola da vez. O país está enriquecendo, acumulando riquezas, uma grande parte desta riqueza é gerada pelas empresas e um quinhão considerável distribuída para acionistas, executivos e colaboradores. 



Resta saber como será usada esta riqueza pelas gerações futuras e isto dependerá de valores constituídos a partir do fortalecimento dos relacionamentos familiares, da formação educacional e também espiritual e religiosa. Sem esses três pilares, tão bem utilizados pelo povo judeu há milhares de anos, corremos o risco futuro de ter um país rico em bens e serviços, porém sem riqueza de valores e princípios em pró de uma sociedade melhor.



Nas empresas por onde passei à frente de Gestão de Pessoas, no mercado financeiro, presenciei muitas escaladas de sucesso de executivos gananciosos e inebriados por egoísmo, ego inflado e narcisismo exacerbado.  Passado algum tempo, o que se viu na vida dessas pessoas foi notável fracasso em determinadas áreas: família, saúde, amigos, etc. São fracassos notadamente relacionados com riquezas que o dinheiro não consegue comprar e não manda buscar: amizade, amor, sinceridade, fidelidade, carinho, etc., ou seja, um preço muito alto, uma fatura muito cara.



A Bíblia dá um show de valores e princípios e nos ensina com maestria como domar sentimentos provenientes da ausência desses valores ou referências de normas e condutas éticas, sobretudo, Cristãs. Vamos lá:



Para a primeira das mazelas encontramos nos Evangelhos, uma advertência clara e objetiva de Jesus Cristo, o Filho de Deus: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza, porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas” (Lucas 12.15).



Para a segunda, basta reler o 10º. mandamento da lei Mosaica, tão simples quanto: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. (Êxodo 20:17).



Para a terceira e última, o livro da Sabedoria nos dá de graça a receita do elenco de coisas que aborrecem a Deus e a primeira delas, a maioral, soberba: "Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente. O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal. A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”. (Provérbios 6:16-19).



 



 



Aplicação Prática:




  1. Como você lida com os sentimentos objetos do texto? 


  2. É possível, na prática, controlá-los de forma a não prejudicar outras pessoas? 


  3. Você já foi vítima de algum destes sentimentos no seu trabalho? Houve reparação?


  4. Qual desses sentimentos que você tem maior dificuldade de dominar? Por quê?



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui