Usina de Letras
Usina de Letras
176 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Queixas, Reclamações, Motins e Rebeliões -- 25/07/2014 - 17:30 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Se fosse impossível de falar mal de outras pessoas no ambiente corporativo, creio que em algumas empresas poderia faltar assuntos. Todavia, é sabido que o que falamos é produto do que pensamos e o nosso pensamento é afetado pelo que falamos, fechando-se assim a equação. A rigor, não deve haver diferença alguma entre o que pensamos e o que falamos, ou seja, o falar e o pensar devem estar em harmonia para o passo seguinte: a ação ou a atitude coerente com o falar, isto se chama, integridade.



No cotidiano corporativo é comum a expressão "apagar incêndios" tanto que alguns funcionários ganham o estigma de "bombeiros", pois estão sempre apagando incêndios, emergências que surgem à toda hora. No tocante à cultura organizacional muitos desses "incêndios" são propagados até a área de Recursos Humanos quando então as decisões são levadas ao corpo diretivo da empresa para a tomada de decisão. 



Em minha vivência corporativa não foram raras as vezes que tive de lidar com todo tipo de queixas, falatório inútil, fofocas, reclamações e até rebeliões, algumas delas assumiram grandes proporções, outras foram extintas pela atuação providencial de um gestor eficaz ou de ações oriundas de programas e políticas estratégicas de RH.



Empresários buscam fórmulas de sucesso para a gestão do ambiente corporativo. Peter Barth, consultor empresarial de renome por quem tenho muito apreço, afirma: "O mais difícil de ser copiado é a qualidade do relacionamento da empresa com seus colaboradores e destes com os clientes. O lucro é o aplauso recebido por cuidar bem dos colaboradores e clientes". Moral da história: no ambiente corporativo é preferível apagar fagulhas ou incêndios?



As causas citadas no título podem repentinamente, tal como um grande incêndio, destruir o trabalho de anos de esforço de formação de equipes, de construção de um negócio, da identidade cultural de uma organização, cujas origens na maioria das vezes são fagulhas provenientes de um pequeno e indomável órgão do corpo humano dotado de um poder destruidor sem fim: a língua.



Sobre este órgão, o mais citado na Bíblia, ela mesma é enfática em afirmar no livro da Sabedoria: 



"Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre”. (Provérbios 18:6-8).



 



Qual é a receita do falar, do pensar e do agir? A palavra de Deus contida na Bíblia ensina essa receita de Gênesis ao Apocalipse e afirma que o resultado desta harmonia será prosperidade, paz e sucesso na vida, logo, sem rodeios, controle a sua língua ou ela te controlará, palavras são sementes: " A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. (Provérbios 18:21).



Jesus Cristo advertiu com veemência o ato de falar: “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”. (Mateus 12:37).



 



 



Aplicação Prática:



 




  1. Como você lida com a fofoca que chega até você? 


  2. Como você se sente quando alguém fala mal de você?


  3. Participar de uma rebelião pode ter graves consequências. Como você se posiciona sobre isso?


  4. Você acredita que é possível eliminar a fofoca nas empresas? 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui