Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Grama do Vizinho é mais verde...? -- 25/07/2014 - 17:21 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Quando dei início a esta série de reflexões de textos Bíblicos contextualizados para o ambiente Corporativo, não imaginava quanto seria desafiador a tarefa de sintetizar em apenas 3 minutos de leitura, temas tão extensos e profundos da vida do cotidiano nas empresas, alguns dignos de livros já editados.



Já estamos com mais de 10 edições do 3 Minutos que agora ganhou um subtítulo: Vida Corporativa Cristã e, com o passar do tempo tão rápido nos dias atuais, logo estaremos completando a primeira centena, uma jornada que eu desejo que venha ser muito proveitosa para todos os leitores.



O tema de hoje nos remete a um dos mandamentos de Deus que consta do livro de Êxodo (emigração do povo Hebreu do Egito) no Antigo Testamento: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença". (Êxodo 20:17).



Para o homem natural, não há mandamentos fáceis de serem cumpridos, mas este - o décimo mandamento, o último e não menos importante, talvez seja aquele que cause um grande conflito na alma desde cedo, logo na infância do homem. Qual foi a criança que nunca desejou possuir o brinquedo do próximo, de outra criança, do próprio irmão? A cobiça nasce com o homem natural e o acompanha até o nascer do homem espiritual, tal como disse Jesus Cristo a Nicodemos em um diálogo muito conhecido e pouco compreendido para muitos "Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (João 3:3).



 



Não faz muito tempo que na minha carreira profissional estive revisando, mais uma vez, um Regulamento Interno - Código de Ética e Conduta e Comportamento de uma instituição. Lembrei-me da primeira vez que colaborei para a construção de um Código de Ética, tarefa nada fácil de ser elaborada envolvendo cultura organizacional, leis trabalhistas e regulamentação do setor, contudo mais difícil ainda é o cumprimento à risca do código. Ao longo dos anos, foram inúmeras as vezes que me deparei com situações de quebra de código, consequentemente dos padrões estabelecidos.



No tocante à inibição da cobiça, embora não conste de nenhum regulamento de empresa como prevenção de comportamentos que possam prejudicar a imagem da instituição junto aos clientes, fornecedores e colaboradores, é em muitos casos a principal razão do índice de infelicidade (se é que existe um) dentro das organizações e seus departamentos, pois como diz o dito popular a cobiça, tal como o ódio, cega. Logo,não há nitidez de valores intangíveis (felicidade, paz, amor). Não há pessoa mais infeliz do que o invejoso e a infelicidade é tão contagiante quanto a felicidade.



A Bíblia nos adverte de maneira contumaz em relação à cobiça, eis uma delas: "Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15).



 



 



Aplicação Prática:



 



1. Você acha que seria possível incluir em códigos de ética de empresas, padrões de comportamento bíblicos? 



2. Por quê?



3. O que Cristo quis dizer com nascer de novo? 



4. Seria uma metáfora ou um outro tipo de nascimento?



5. Você conhece pessoas invejosas?



6. Como elas são?



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui