Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62336 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10409)

Erótico (13576)

Frases (50720)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Fui humilhado pelo chefe: o que fazer? -- 25/07/2014 - 16:44 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A pergunta acima talvez seja, via de regra, a mais ouvida por todos os gestores de Recursos Humanos ao longo da carreira desafiadora de equilibrar relacionamentos e poder dentro das organizações, nesta regra, não sou exceção.



Durante muito tempo procurei explica-ções nas ciências humanas que pudessem me ajudar a compreender o "mistério" e o "verdadeiro nó" envolvidos na relação chefia e subordinado, patrão e empregado, comandante e comandado, etc.



No afã desta busca muitos colegas de RH acabam um dia, assim como eu, no divã do psi-canalista e alguns permanecem nele para sempre, não foi o meu caso. 



O livro de Dale Carnegie "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", um verdadeiro manual sobre relacionamentos, só é suplantado pela Bíblia nos ensinamentos da arte de se rela-cionar com pessoas que, em minha opinião como "coaching pessoal", deveria ser lida por todos aqueles que se interessam verdadeiramente em aperfeiçoar relacionamentos, atitudes e o próprio crescimento pessoal.



Não bastam horas e horas de sala de aula, treinamentos intensivos, exercícios lúdicos e todo tipo de recursos tecnológicos que utiliza-mos para formar gestores de pessoas se, no dia seguinte, tudo se repetir com os velhos hábitos e ideias incutidas nas respectivas "cabeças execu-tivas" provenientes da escola humanista de ad-ministração, cujos conceitos sobre hierarquia e subordinação esbarram no dito popular "manda quem pode, obedece quem tem juízo". A frustração é enorme para quem está à frente do desafio de desenvolver pessoas no chamado Conheci-mentos, Habilidades e Atitudes, de modo que, saber lidar com isso requer um coeficiente de inteligência emocional elevado.



O Apóstolo Paulo em suas 13 cartas, cha-madas de epístolas, nos ensina com maestria en-tre outras coisas além do Evangelho de Cristo, o CHA da Gestão do Desenvolvimento Humano nas empresas, notadamente naquele que é o maior fator de sucesso, segundo pesquisas rea-lizadas com executivos, ou seja, as Atitudes. São elas as chaves do sucesso.



Na epístola dirigida aos Colossenses, o Apóstolo exalta a importância do fazer e do servir (trabalhar) direcionado a um patrão justo e bom pagador, Deus. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o ga-lardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." (Colossenses 3:23-24).



O Apóstolo dos gentios faz uma advertência veemente àqueles cujas atitudes oprimem, sobrecarregam, exageram ou aumentam a culpa, o erro ou a falta de alguém. "Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas." (Colossenses 3:25).



E, por fim, dirige-se diretamente ao che-fes, patrões e líderes alertando-os para que sejam justos e equânimes em suas decisões, sob pena de caírem no juízo de Deus. "Vós, senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus". (Colossenses 4:1).



Aplicação Pratica:



1. Você já foi humilhado por alguém? Como se sentiu?



2. Como chefe você procura flagrar seus subordinados fazendo algo certo ou errado?



3. O que você faz mais em público, críticas ou elogios?



4. Qual é a nota que você pode lhe atribuir, de 0 a 10, para os 3 conceitos do CHA?



5. Compartilhe com os amigos a sua auto avalia-ção para saber como anda o seu CHA.



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui