Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->EM MAUS LENÇÓIS MARANHENSES -- 03/03/2002 - 18:24 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
De passagem pelo Maranhão ,a cerca de uns dez anos, acompanhado de um amigo e sua esposa, dirigi-me à Praia do Calhau, famosa por ser o local onde mora a família Sarney. Ao chegar ao local, sentamo-nos em um bar, de bom aspecto, e começamos a tomar uma cerveja e escutar umas músicas vindas de caixas de som, estrategicamente localizadas. Lá pelas tantas, a mulher de meu amigo sentiu necessidade de ir ao banheiro. Chamamos o garçom e perguntamos onde havia um toalete disponível para uma dama. O garçom se desculpou e disse que a casa não possuía banheiros e que se quiséssemos deveríamos ir até um tapume de madeira montado na areia, onde homens e mulheres disputavam à tapa uma vaga na fila única dos desesperados. Enquanto a mulher se aliviava atrás do tapume, o marido deveria fazer o papel de Leão de Chácara, a fim de evitar que sua mulher fosse vista em posição desfavorável. As necessidades eram feitas sobre a areia, sem nenhum saneamento básico. Isso tudo a poucos metros da luxuosa mansão dos Sarneys.





Em virtude de tal situação, fomos obrigados a interromper a programação e tomar um táxi que saiu em desabalada carreira, tentando chegar o mais rápido possível ao hotel, onde finalmente a esposa do colega pode finalmente atender ao urgentíssimo chamado fisiológico.

É de conhecimento público que o Estado do Maranhão carece de saneamento básico e outras necessidades e que na periferia de S. Luiz a situação raia as barras do inconcebível.





A realidade maranhense nos remete a certos pontos da Índia, ou mesmo da África, onde o poder é exercido por uma minoria privilegiada, as castas, sem grandes possibilidades de mobilidade social; restando à minoria, o alento de uma tarde de muito “Reagge”, nas praias ensolaradas ,sem a menor infra-estrutura . Novamente a política de “ Panis et Circensis”( Pão e circo para a plebe), muito usada na Roma Antiga é aplicada com sucesso no Brasil.





Não tenho conhecimento se a situação aqui relatada ainda permanece a mesma, mas de qualquer maneira foi inadmissível um episódio desse em frente à casa da família mais rica do Maranhão, cujo chefe do clã já havia exercido um mandato presidencial . Com certeza os altos muros da mansão dos “Sarneys”, impediram que fatos como esse chegassem a seus olhos, ou então estavam demasiado ocupados com a feitura do “Best-Seller”(?), “Marimbondos de Fogo”, responsável pela entrada do Sr. José Sarney nos quadros da nossa Academia Brasileira de Letras.

GOD bless Maranhão, ou Deus abençoe o Maranhão



Maurilio Silva

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui