Usina de Letras
Usina de Letras
48 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50766)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUAL É A CARA DO BRASIL? -- 08/02/2002 - 14:46 (Maurilio Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se alguém lhe perguntasse qual é a cara do Brasil , você saberia responder sem hesitar? A fisionomia de uma nação passa por uma juventude bem estruturada e preparada para encarar os desafios que o “mundo cão” nos lança diariamente. Quem são os nossos heróis e os de nossos filhos? De quem gostaríamos de imitar a trajetória? Quem faz a cabeça de nossa juventude?

São perguntas que se fossem veiculadas através de um órgão de opinião pública, nos revelaria a nova e verdadeira face do Brasil.





Muito preferem ignorar a questão e enfiar a cabeça no buraco a encarar a realidade brasileira. Os que assim o fazem se esquecem que uma nação precisa de personagens que sinalizem os caminhos a serem trilhados pelas gerações. O Brasil está cheio de heróis anônimos em diversas áreas de atuação porém não interessa à nossa mídia ou mesmo ao governo elevá-los a um patamar onde possam servir de molde para um depuração no nível de nossa juventude.



Nossos heróis atuais têm físicos malhados, orelhas deformadas pelo jiu-jitsu e só. Nossas heroínas são verdadeiras popozudas siliconadas e detestam qualquer tipo que não se enquadre no estilo “ Bad Boy”.

Os templos do narcisismo ou academias estão lotadas e as escolas vazias. Uma dúvida cruel fustiga o nosso povo: Ir à escola ou ir á academia? Fala sério! Ir à escola não dá mais camisa e ir á academia é andar sem camisa mostrando os externos-clidomastóideos, glúteos e outros músculos em alta.



Por falar em músculo, o único “músculo” que não anda sendo exercitado pela grande maioria é o cérebro. Esse, pobre coitado se encontra cada vez mais abandonado, atrofiado e ocioso. Para quem não sabe, esse órgão deveria ser exercitado com freqüência justamente na infância e juventude . Após esse período ele está seriamente comprometido. Personagens como D. Juan , Casanova e outros eloqüentes não teriam a menor chance nos dias atuais. Falar bonito, ter um vasto vocabulário, ser um cara polido saiu de moda há muito tempo. É coisa só para político, mesmo assim apenas em época de eleição.





Certo dia em São Paulo uma verdadeira multidão de ninfetas tomou de assalto um quarteirão de um bairro da cidade,na tentativa de conseguir uma chance no badalado mundo das Top models. Foi uma loucura, desmaios e xiliques . Vendo que não conseguiria ser atendida uma menina resolveu romper a barreira do anonimato “na marra” e armou um “ strip-tease” em plena via pública para inveja de todas as outras concorrentes que não tiveram a mesma “idéia luminosa”. Apesar de não ter sido atendida, conseguiu posar nua para uma revista do gênero .







Enquanto, isso o Brasil apresenta o maior índice de repetência na América Latina e o pior desempenho escolar no mundo. Se tivéssemos heróis à altura , com certeza venceríamos a guerra contra a ignorância , a fome, o imobilismo social e a mediocridade que está assolando a nação.

Na ausência de balizamento , a nossa juventude vai sendo forjada nos seios da Gaviões da Fiel, Raça rubro-negra , Equipe de baile funk Furacão 2000 e outros “órgãos” que “pregam” a não violência, amor ao próximo , humildade, solidariedade, aperfeiçoamento intelectual e outros artigos “demodés”.



Vá meu irmão! Pule o seu carnaval em paz, mas não se esqueça que uma nação precisa de um rosto, um perfil e somos nós,cidadãos, que através de nossas atitudes damos forma à essa face que não pode de maneira alguma ser moldada por pessoas e organismos interessados na prática de um capitalismo bestializante.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui