Usina de Letras
Usina de Letras
120 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Justiça Que Tarda e Falha -- 06/12/2003 - 18:49 (Silas Correa Leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Falência da Justiça Que Tarda a Falha







Foi preciso que uma autoridade fora de série da ONU, em solo pátrio colocasse o dedo numa ferida histórica, para que a hipocrisia generalizada de nossos podres poderes desse com os burros nágua.



Pior: o sr Maurício Corrêa que já tem duas aposentadorias amorais - e pleiteia como marajá magistrado uma terceira (o povão que se lasque ganhando uma mixórdia de salariozinho-vergonha) - com a mesma cara de pau que recentemente de forma leviana atacou o Lula que é mil vezes melhor do que ele, veio a público defender a nossa justiça incompetente que, falida, tarda e falha, e ele bem representa isso em todos os piores sentidos. Que vergonha!



Sim, porque graças a juizes(...) como sr Maurício Corrêa é que temos, nesse país de lucros impunes, riquezas injustas, autoridades corruptas ainda impunes, ex-presidentes corruptos soltos, ex-governadores corruptos soltos, ex-prefeitos corruptos soltos e, pior, juizes e desembargadores (acredite, se quiser) sem qualquer quarentena ética de cunho pessoal, dando assessoria pesada a corruptos e ladrões do modus operandi “rouba e diz que faz”, em suspeitos labirintos dessa nossa justiça que agora, mais do que nunca, é só pra quatro pês: pretos, pobres, prostitutas e Petistas. Porque para os demais, neoliberais e amigos do alheio, é uma beleza. É a impunidade do chamado crime organizado do Judiciário, com a sua caixa preta de uma presunção de competência...



Não vi nenhum juiz fazendo greve para tentar acabar com os demorados e suspeitos trâmites processuais, prejudicando a maioria absoluta da população, em favor dos exploradores, empresários inidôneos e cidadãos improbos que propositalmente valem-se disso.



Não vi uma paralisação geral do judiciário pedindo por processos ágeis, rápidos, só vejo que estranhamente eles querem ser o que não são: diferentes e maiores, melhores e prepotentes, quando a carta magna em tese preceitua que todos são iguais perante a lei, então racionalmente eles também têm que pagar sua cota de sacrifício, e ganharem igual os demais contribuintes da previdência pública, pagando uma diferença que merecem a mais em bancos privados, não de novo posando de insanos marajás enquanto o povo padece e eles até se mostram insensíveis. Chega de corporativismos suspeitos.



Nelson Werneck Sodré, num livro antigo sobre a histórica Cultura Brasileira, diz que no Brasil todo mundo pode ser corrupto e ladrão, só não se pode dizer isso que é processado por falar a verdade. Quer maior atestado de falência de nossa justiça de marajás que não agilizam providências em prol dos excluídos sociais? Não têm moral histórica portanto para atacar o Lula ou o PT.



Falando por mim, estou sendo processado junto com o Jornal O Estado de São Paulo, como co-réu, por dizer que um corrupto e ladrão é corrupto e ladrão, todo mundo sabe, tem contra si dezenas de processos, já sofreu várias condenações mas não foi preso ainda (desde 1970), foge do Brasil quando é avisado (por autoridades constituídas que prevaricam) de que vai ser citado, é defendido por Senadores, Ministros e Secretários, no entanto, como uma outra prova da falência de nossa justiça de araque, mesmo estando livre e dono de um partidinho pseudoprogressista aí (e eterno candidato a tudo) em nosso país de máfias, quadrilha e antros, paradoxalmente já foi pego com a mão em dinheiro suspeito na França, na Inglaterra e na Suíça, além de estar sob vigília em alguns paraísos fiscais. Estranho que, lá fora, eles pegam rápido as raposas e os ratos. Aqui, esse elemento nefasto à vida pública, tem a assessoria direta e imediata de juizes, desembargadores e autoridades desse naipe aposentadas, é adorado por policiais-bandidos e paparicado por neoliberais que mamam em tetas públicas. Suspeito.



Na vala comum, claro, salvam-se muitos juizes e promotores de ótimo nível. Mas, um aí, ao ser notificado de que precisaria preparar uma carta rogatória para citar o político do estilo Rouba Mas Faz no exterior, não soube como agir. Estranho. Muito estranho. Por essas e outras...



Uma auditoria técnica de um organismo de renome como a ONU, vai derrubar o mito falso de nossa justiça, vai deixar ao rés do chão esses juizes posudos que constrangem os ótimos e dinâmicos colegas brasileiríssimos, pois, se por algum motivo ainda, sonhando, confiamos um pouco nessa parca justiça que tarda e falha, é porque vemos ótimos profissionais de direito batalhando por isso, enquanto juizes nomeados, juristas de ocasião e desembargadores marajás depõem contra esse estado de coisas, mais um certo corporativismo da própria OAB que deveria cobrar mais dos podres poderes, não valer-se disso para engodar interesses escusos. E deve batalhar por uma reforma judiciária que reforme mesmo.



Particularmente acho que o Lula deveria investigar toda a Justiça via Policia Federal, também acho que a magistratura deveria ter no país um Conselho Federal de Supervisão Independente, para melhor auditá-la sempre e puni-la com rigor, além, claro, de todo o sistema ser inventariado, saber-se a quem interessa essa morosidade suspeita, depois ser feita toda uma re-estruturação do judiciário, desde a implantação dos chamados juizados de plantão nas delegacias, desde as policias unificadas, até mesmo prazos limites previstos em Códigos de Posturas Processuais de Autoridades Constituídas, para assim agilizarem providências na marra, por imposição legal, fazerem justiça mesmo no sentido exato da palavra, não ser como é, como está. Afinal, do que o sr. Maurício Corrêa tem medo?



Se houvesse justiça clara e cristalina no Brasil, onde os que têm dinheiro têm mais justiça do que os outros excluídos e desprovidos totalmente dela, ele não precisaria se defender de nada, não teria do que se envergonhar de foro íntimo, não teria duas pensões e nem estaria a caminho da terceira, nem nos envergonharia com sua postura aética quando critica de forma desumana um seu superior em todos os sentidos, eleito pelo voto do povo, não promovido por antros de escorpiões com interesses escusos.



Está falida a justiça brasileira. É triste saber que o dedo na ferida foi colocado por uma autoridade na ONU. Só não vê quem é cupincha de insanidades funcionais na área. Precisamos acordar para um novo tempo, um novo Brasil, onde não haja marajás no judiciário, muito menos acúmulos de pensões amorais, e todos possam ter benefícios públicos e serviços públicos no mesmo nível, no mesmo patamar. Até lá, chiar contra críticas pertinentes a respeito, é querer ser o que não é, querer parecer sem ser, posar de babaquara pego com a mão na massa. E deixar o povo com cara de tacho.



Se vamos passar o país a limpo, passa pela justiça o caminho da igualdade.



Tem muita gente boa na justiça que merece carinho, respeito e consideração. Devem ser valorados.



Mas do jeito que está é uma piada. Não pode ser. Não pode continuar.



E não adianta tapar o sol com peneira, ou a justiça com status quo, totens, mitos e mentiras do tempo da onça. Isso não vale mais. O povo não é trouxa.



O momento é agora. A hora é essa.



E quem for brasileiro de estirpe que siga-me.



Só vamos ter uma bela e verdadeira JUSTIÇA realmente justa no Brasil, quando vermos juizes e desembargadores corruptos e incompetentes exonerados, depois presos e obrigados e devolver o salário pelo qual eles não fizeram o que deveriam fazer, Justiça.



-0-



Poeta Prof. Silas Corrêa Leite



Site pessoal: www.itarare.com.br/silas.htm

E-mail: poesilas@terra.com.br

Romance ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓDS no site

www.hotbook.com.br/rom01scl.htm

Texto da Série: Brazyl Globalizado - O Nojo da Era FHC





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui