Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Medo do Lula - Vergonha do FHC -- 16/10/2003 - 18:55 (Silas Correa Leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MEDO DO LULA E A VERGONHA DE FHC





Brasileiro tem memória curta. Isso é fato.



Foi o que pensei exatamente, logo após dar uma zapeada na tv burralda desse país de muitos quilombos e muitos palmares, e ver no último Roda Viva da TV Cultura de Sampa, a entrevista com um dos líderes do PT no cenário político nacional. Nem tanto pelo político, nem tanta pela falta de opção televisiva em si, o que me chamou a atenção foi a pasmaceira dos ilustres “entrevistadores de plantão”, óbvios e ululantes em perguntas de jecas, suspeitos selecionados de ocasião para ataques levianos e infames contra o Governo Lula.



Todos órfãos capengas e viúvas cegas do FHNistão, o Pai da Fome, teimando em queimar o entrevistado sobre o Lula antigo e o Lula Light, o Discurso e a Prática do PT, como se quisessem os perguntadores sem assunto (ou um mínimo de inteligência e total falta criatividade) que o Lula fizesse em pouco meses de governo ético, humanista e transparente, o que o ídolo deles não fez em oito anos, quebrando a classe média, trocando a nossa moeda pau a pau pelo dólar, e depois da maquiavélica reeleição ela não valer nadica de nada, além das falcatruas das Privatizações-roubos, o Apagão - que foi tanto moral quanto incompetência técnica-administrativa-funcional - para não dizer nos nichos de corrupção apagados pelo governo tucano com alta verba pública a deus-dará, mais a grana dada a um parente do FHC para um banco falido que, a fundo perdido, foi um atestado de improbidade contra o qual grande parte da mídia suspeita fez vistas grossas, além, claro, do ridículo ex-Ministro da Educação que fazia mais propaganda do que trabalhava pelos mestres frustrados em todos os aspectos, e deu alta verba pública para escolas superiores falidas por incompetência gerencial, problema grave que deveria ser agora auditado pela Polícia Federal, com apuração dinâmica e indo fundo na Caixa Preta desse ministério.



Voltando a vaca fria: os arautos do arbítrio, os corvos amigos do alheio esperavam torcendo contra que Lula fizesse besteiras, que o dólar subisse, que subisse o Risco Brasil (E o Risco Bush?), que a inflação camuflada degringolasse, que o País Maravilha quebrasse nas mãos de um operário, e, claro, o ex-socialista, ex-marxista e ex-ateu, muito amiguinho de jornalistas decrépitos e mal-formados, iria voltar soberano e posudo nos braços do povo. Ledo engano. História é outra coisa.



Em postura ética-plural-comunitária em favor do povão - razão de ser do estado, preceitua o próprio direito constitucional - Lula fez mais em seis meses do que um poliglota janota e boçal em oito anos. Saravá, Celso Furtado.



Pensaram que o PT era um bicho de Sete Cabeças, no mau sentido da expressão. Foi e continua sendo no bom sentido, de Palocci a Zé Dirceu, de erros a acertos, de bocudos a xiitas, de altaneiros a justos, de fermentos a flores, de altos e baixos, mas nunca se viu um neo-nacionalismo altivo e vibrante, nunca se viu tanta gente limpa do mundo pró-Lula apoiando as mudanças que serão paulatinas e equilibradas, e a caterva que punha tapete vermelho na Europa pro Viajando-Henrique-Cardoso agora fica financiando babaquaras de plantão, tentando assim queimar o filme do Lula que nós admiramos, e que mesmo na sua simplicidade e falta de estudos (que podem aventar até), fala a língua do povo parece e é do povo, enquanto o ex-Presidente que engessou o Tribunal Superior com medo de ir preso, era um marionete nas mãos de seus partidários babaquaras lambidos e enfezados de poses, e um PFL amoral e inumano. Benza Deus! Vade retro!



Não, companheiro leitor, não precisa ter medo do Lula. Ele é exatamente isso, de Metalúrgico a Ligth. Precisamos apurar as vergonhas descabidas do FHC e ver que rastros temos do começo ao fim de seu governo que faliu a classe média. Devemos cobrar uma auditoria internacional nas privatizações, inclusive e também as suspeitas de desvio de verbas públicas altíssimas no Rodo-Anel em Sampa, e dos boatos de que um promotor que estaria em cima do caso, apurando as bocas nas botijas públicas, teria sido agora elevado a altos escalões de autarquias hierárquicas, o que lhe permitiriam ganhar mais e esquecer o abacaxi de grosso calibre, talvez até com interligação no Crime do Banestado. Boato ou fato? Ah se a Rede Globo fosse investigar mais essa pataquada...



Assim, encerrando, podem ter medo do que conhecemos bem, mas deveriam mesmo era ter vergonha da herança do capitalhordismo americanalhado e uma globalização neoliberal, inumana e aética deixada pelo FNNistão o Pai da Fome, e deixarem o Lula trabalhar em paz, porque criticá-lo, falar mal dele, inventar o inexistente, procurar pêlo em ovo em tão pouco tempo, para não dizer num suspeito estágio açodado de parte da mídia atrelada a agiotas do capital estrangeiro, é de uma falta de escrúpulos sem tamanho. Só não vê quem é comprometido com máfias e quadrilhas de nosso Brazyl S/A de muito ouro e pouco pão.



Não, não vão fazer do Lula um novo Jango. Os tempos são outros. Para os que radicalizam em críticas bisonhas, o povão deve dizer que sejam mais criativos, que pensem nos miseráveis, ou, falando sério: Vão trabalhar, vagabundos!





-0-



Silas Corrêa Leite - Pós-graduado em Educação, Literatura e Jornaismo (USP)



Site pessoal: www.itarare.com.br/silas.htm



E-book ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS no site



www.hotbook.com.br/int01scl.htm



E-mail: poesilas@terra.com.br







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui