Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62374 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10433)

Erótico (13578)

Frases (50763)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6226)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Arte: um caminho para a transformação -- 23/09/2003 - 21:54 (Caixa do Pregão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
1. Artigo de Eliane Cimino

2. Anúncio de encenação do drama de mistério de Rudolf Steiner " O Portal da Iniciação "







Introdução



Neste fim de século a perda de valores e referências é geral. E segue aumentando o número de pessoas que não se encontram mais em si mesmas. A sensação de desordem permeia as relações, o trabalho, a arte, a vida. Na busca de realização fórmulas milagrosas prometem satisfação rápida e fácil. Mas estas curas do tipo " fast- food" - instantâneamente e efêmeras - agem apenas na superfície: tirando-se a camada externa, o que sobra é o caos.



A veradeira harmonia nasce de dentro para fora. Calma e gradualmente. Para alcançá-la, além do esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força e a vontade de um lenhador se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca. E é aí que as artes entram em cena.



O impulso artístico proposto por Rudolf Steiner- e formulado pela antropofosia por meio da euritimia, escultura, pintura e a arte da fala - é o machado afiado que possibilita ao aprendiz entrar em contato com os seus próprios meios. Na busca do elemento artístico específico de cada arte, a pessoa se depara com o universo dos fenômenos, conhece suas formas de expressão, e pode e pode criar a partir de elementos como equilíbrio, movimento, cor, som, forma, ritmo, etc. A aproximação com tais elementos exige concentração e auto-observação, qualidades que se adquire durante o próprio fazer artístico.



Ao criar algo completamente novo, saído inteiramente de seu interior, a pessoa trabalha e mostra seus limites ao mesmo tempo em que afirma sua individualidade e valoriza a si mesma. E é assim que, com a ajuda da arte, dá os primeiros passos rumo à superação de si mesma.



O fazer artístico ampliado pela antropofosia é sempre um veículo de expressão da alma. Assim, ele pode ser realizado com duas intenções: uma artística, onde o objetivo é a comunicação plena do artista - que segue por um caminho de auto-transformação - com o espectador da obra de arte, podendo atuar positivamente sobre este. E outra, terapêutica, onde o fim a ser alcançado é o equilibrio e a harmonização interna do indivíduo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui