Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62376 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50765)

Humor (20066)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Violência e Medo - Resposta a Rose Maura Fleixer -- 18/09/2003 - 23:30 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Rose Fleixer!



Sobre seu Artigo: O MEDO QUE ESTÁ GERANDO A VIOLÊNCIA



Violência e Medo - Resposta a Rose Maura Fleixer

Ricardo Oliveira



Ao entremearmos e associarmos ‘medo’ à ‘violência’ criamos um labirinto verbal no qual as palavras valem mais do que as ações.

O ‘medo’ é apenas uma reação de cautela ante o desconhecido. Esta é uma apresentação que Jiddu Krishnamurti sempre fez em suas palestras pelo Mundo enquanto vivo.

Uma criança pode ter medo de altura porque já viu alguém cair e ficar machucada. Uma criança pode jogar uma pedra em outra porque assistiu alguém fazendo isto na televisão e tal fato resultou aos seus olhos ver a ‘agressora’ (que ela assume o papel) espantar aquele(a) personagem de um desenho ou de uma ‘situação de vida’ real no imaginário dela.

Na primeira criança, o medo é algo de certa forma gravado em seu mecanismo de sobrevivência. Já, na segunda criança, certamente a ‘violência-agressividade’ faz parte de um ‘desaprendizado’ que a escola, a família e a sociedade de forma permissiva tem deixado se arraigar mais e mais em seu meio.

Não podemos tomar um pelo outro. São, a meu ver, conceitos excludentes.

O ‘Medo’ é um conceito a ser trabalhado e vencido. Não é a existência do ‘desconhecido-medo’ que nos torna violentos. E ao agirmos/reagirmos com ‘violência-agressividade’ não nos coloca a salvo de nossos medos.

O desenvolvimento dos valores inerentes a todos os Homens é a única medida que nos dá alguma salvaguarda como coletividade.

Penso que os educadores devem trabalhar estes dois valores de forma bem apartada e distinta. Assim como o hidrogênio “H” e o oxigênio “O”. Eles são valores distintos e, juntos, o oxigênio torna-se irrespirável mas, como água “H2O” eles sustentam a Vida.

Estranha abordagem!!! Ela não se completa por si só.

Seriam muitas e muitas páginas de conversas e trocas de experiências pois, com certeza, este assunto tão determinante de todas as condutas sociais não se esgota tão fácil assim.





Participe de um projeto de boas leituras para a
“Semana & Fins de Semanas” nas: Leituras da Usina de Letras
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui