Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62374 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10433)

Erótico (13578)

Frases (50762)

Humor (20065)

Infantil (5479)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140859)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6226)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Waldomiro Guimarães na Revista Virtual -- 22/08/2003 - 18:53 (Ricardo Oliveira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Entrevista Virtual a Waldomiro Guimarães

Brasília, 20 de agosto de 2003



“A ARTE é um valor impossível de se revelar senão quando e enquanto em relação de seu conteúdo com seu observador.”

Ricardo Oliveira




Waldomiro enquanto diretor do ZAZ em Brasília-DF


Encontro de Escritores com o diretor da ZAZ Dr. Waldomiro Guimarães. Dezembro de 1998. Foto Arquivo INTERNET







Reconhecendo que a Arte assim se universaliza e quebra todos e quaisquer limites a Revista Virtual entrevista Waldomiro Guimarães Júnior.

Esta‘Entrevista’, com publicação conjunta na Usina de Letras apresenta um pouco de seu sonho, de suas realizações e de suas propostas buscando permitir que muitos escritores desenvolvam um ambiente de realização e de crítica aos seus trabalhos. Conheça este artista e sua obra , a USINA DE LETRAS.





Revista Virtual
- Quem é o Waldomiro Guimarães? Mentor, juiz, construtor ou idealizador do Espaço Virtual denominado Usina de Letras?


Waldomiro
- Sou um empresário da área de informática e Internet e desde 1995 focado em negócios de tecnologia de ponta, atualmente desenvolvendo projetos de segurança de redes coorporativas.

Em 1999 surgiu-me a idéia de criar, na Internet, um espaço de publicação que fosse livre e que o autor pudesse fazer um exercício de ser o seu próprio editor, daí surgiu a Usina de Letras. Meus amigos escritores gostaram muito e começaram a publicar e divulgá-lo. Desde então tenho passado algumas horas diárias dedicada a este projeto que cresceu muito, bem além do que imaginávamos.





Revista Virtual
- Qual a diferença de um empreendimento no Mundo Virtual e no Mundo Físico? Qual é a dimensão virtual da Usina de Letras?




Waldomiro
- A diferença básica no Mundo Virtual é o custo de investimento (partida) que é bem menor do que no Mundo Físico, além de ter uma abrangência geográfica sem limites.

Quanto a dimensão da Usina de Letras diria que não sei ao certo, porém preocupa-me a responsabilidade de administrar uma base de literatura com mais de 160 mil obras publicadas. Estive conversando com a Fundação Biblioteca Nacional e também o IPHAN e eles manifestaram a mesma preocupação. Os dois órgãos acham que o volume de literatura aqui armazenado deve ser preservado institucionalmente pelo Estado, porém não se conseguiu até o momento uma forma operacional de fazê-lo.





Revista Virtual
- A Usina de Letras passou por algumas transformações desde seu lançamento. Você pode contar para quem não conhece esta história um breve relato?





Waldomiro
- A idéia surgiu em um bar com os amigos quando chegou a mesa um outro amigo que estava muito triste porque uma editora havia recusado seu livro e o agravante foi que o editor fez tantas modificações em seu texto que acabou mudando o conteúdo. Neste momento prometi aos meus amigos criar um espaço onde não haveria editores, revisores ou censores, onde eles publicariam livremente o que quisessem.

No início era uma brincadeira para os amigos escritores se divertirem, depois passamos a ampliar o site com mais recursos. Hoje, diria que estamos, no momento, na 2ª fase onde o site virou um projeto comercial, esta fase foi devido ao encerramento dos aportes financeiros que tínhamos.





Revista Virtual
- Algumas pessoas não compreendem que há muita lenda nesta história de ‘ganhos pela Internet’. Pode dar uma idéia do custo financeiro/pessoal em construir um Espaço Virtual e mantê-lo?




Waldomiro
-
Até hoje ainda não vi no Brasil uma empresa genuinamente de Internet ganhar dinheiro. Em 2002 o comércio via Internet movimentou mais R$ 100 bilhões, desses R$ 70 bilhões foram transações bancárias e financeiras, R$ 25 bilhões de B2B (Transações Comerciais entre Empresas) de empresas tradicionais, R$ 5 bilhões de B2C (Venda para o Consumidor Final) sendo que desses que transacionaram com o consumidor final os primeiros colocados foram a GM e a Ford. Portanto o comércio via Internet está muito bem para as empresas já estabelecidas no Mundo Físico.

Quanto a custo fixo de manutenção de um site diria que o mais oneroso é o de pessoal (80%), Programadores, Webmaster, etc. A parte de hospedagem representa de 5% até 20%.





Revista Virtual
- Como é o seu desafio diário em administrar os conflitos diários haja vista que a Usina de Letras permite que seus associados se expressem livremente em Quadros de Avisos que ficam expostos ao longo de 40 inserções à vista de todos?




Waldomiro
- Uma das premissas básicas do site é a não intervenção de nossa parte, por isso não tenho muito trabalho. Fico observando as pessoas exercitando o livre pensar e escrever, vejo que muitas delas estão aprendendo a conviver com isso, outras estão se iniciando nessa processo.





Revista Virtual
- Conte um fato que mais o gratificou neste seu empreendimento? Conte, também, um fato que mais o deixou perplexo?




Waldomiro
- São vários os fatos gratificantes, tais como saber que Departamentos de Letras de algumas universidades estão indicando o site como fonte de pesquisa, saber que alguns autores conseguiram trabalho a partir de seus textos na Usina de Letras.... etc. Mas o que mais aborrece são os processos judiciais e inquéritos policiais que sou obrigado a responder, às vezes em um mesmo processo sou convocado várias vezes para depor. Permitir a liberdade dos outros também tem um custo alto.





Revista Virtual
- Algumas parcerias foram criadas/inventadas a partir deste seu trabalho, gostaria de citar alguma delas?




Waldomiro
- Desde o início tivemos o apoio do Sindicato dos Escritores do DF, eles foram fundamentais no desenho do projeto e no estabelecimento das categorias de textos e até hoje são fundamentais para o divulgação desse site.

Tivemos também parcerias (2000 e 2001) com os jornais Correio Braziliense, Estado de Minas e Diário de Pernambuco.

Em 2003 fizemos uma parceria promocional com a editora Papel & Virtual para promovermos a campanha Usina Paga a Edição de seu Livro . No momento estamos estudando outras parceiras com sites e editoras, mas estamos empenhados num projeto que visa a divulgação conjunta dos vários sites de literatura e principalmente os sites pessoais dos escritores.





Revista Virtual
- Quantos associados a Usina de Letras possui hoje?




Waldomiro
- A Usina de Letras tem aproximadamente 200 assinantes, o que é muito pouco. O projeto ainda está no vermelho, porém estamos investindo mais na montagem de um mix de receitas, recentemente lançamos o serviço Fale Direto e o serviço Vitrine, estes fazem parte do plano de expansão das fontes de receitas.





Revista Virtual
- Por que a Usina de Letras não faz uma seleção crítica de conteúdo?




Waldomiro
- O objetivo do projeto não é avaliar conteúdo é ser uma grande base de dados da literatura contemporânea.





Revista Virtual
- Certa feita foi mencionada a criação de uma espécie de Conselho Ético na Usina de Letras. Este projeto existe de fato?




Waldomiro
- Existe mas não em forma de projeto, ainda é uma idéia que temos para amadurecer. Temos que refletir através da ótica das premissas do site, ou seja, a formação desse conselho não poderá ser uma ação institucional da administração, o conselho não pode tolher ou inibir a liberdade de expressão, não poderá avaliar conteúdo. Em função disso fica difícil imaginar as atribuições do conselho. Penso que a comunidade do site se auto-regulamentará naturalmente e que talvez parta da própria comunidade alguma coisa parecida com um Conselho de Ética.





Revista Virtual
- A Revista Virtual inspirou-se na Usina de Letras para dar espaço a boas leituras e a maioria das publicações nela são de ‘usineiros garimpados’ na produção da Usina de Letras. Acha válida esta proposta?




Waldomiro
-
Sim acho muito válida esta iniciativa e gostaria de ver mais iniciativas como esta.





Revista Virtual
- Waldomiro! Pode dar uma palavra aos associados sobre participação nos espaços e projetos da Usina de Letras?




Waldomiro
-
No momento estamos empenhados no desenvolvimento e plano de marketing da Versão Internacional da Usina de Letras que é focada para os escritores de língua inglesa. Deverá entrar no ar, em fase de teste, ainda em agosto de 2003. Todos os associados da versão atual estarão automaticamente cadastrados na Versão Internacional.





Revista Virtual
- Tem uma palavra aos demais usineiros não associados além, é claro, do convite à participação no esforço comum para manutenção da Usina de Letras como um empreendimento financeiramente saudável?




Waldomiro
-
Todos os não assinantes cadastrados antes de 26/03/2003 tem o direito de continuarem publicando gratuitamente. Nossa política de desenvolvimento estará sempre focada em desenvolver valor agregado para os assinantes.





Revista Virtual
- Algumas pessoas demonstram uma certa dificuldade em construir uma formatação mais técnica para seus textos bem em como corrigi-los. Você tem alguma proposta em criar um apoio técnico aos usuários?




Waldomiro
-
Diariamente recebemos muitos e-mails com consultas que podemos agrupar da seguinte maneira: Pedido de informações sobre livros, textos e músicas, consultas sobre definições das categorias e consultas sobre uso de HTML na formatação de textos. Uma coisa que falta no site é capacidade de responder a estas consultas, talvez esta possa ser uma das funções do Conselho da Usina. A principal é a falta de um glossário que defina cada uma das categorias de textos.





Revista Virtual
- Que teremos de novidade para a Usina de Letras? E, fale aos seus leitores e parceiros o que mais você deseja que eles saibam.




Waldomiro
-
Estamos trabalhando nos seguintes projetos:

a) No lançamento da Versão Internacional

b) No desenvolvimento de Novas Parcerias

c) No desenvolvimento de Novos Produtos que trarão maior valor agregado aos assinantes.



Gostaria de aproveitar esta entrevista para agradecer esta oportunidade de falar sobre a Usina de Letras e também parabenizar a todos os escritores e leitores.



Participe também das LeituraS na Revista Virtual
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui