Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Complexidade Sistêmica da Mente -- 16/08/2003 - 13:12 (Valter Barbosa Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Eu não poderia desenvolver um livro que fale das capacidades e potenciais da mente humana sem mencionar as grandes dificuldades que a ciência enfrenta atualmente para estudar os diversos sistemas e tecidos humanos.

Sua grande complexidade de formas e funções obrigam os cientistas a se especializarem em um determinado conjunto de células e órgãos. Isso dificulta enormemente uma visão global do homem como sistema, uma vez que a ciência ocidental particiona o homem em pedaços e estuda esses pedaços individualmente. Muito diferente da atuação de uma medicina chinesa ou indiana por exemplo que estuda o homem como um Todo além de sua relação com o Universo e com a Energia Criadora.

A genética incapaz de representar as relações emocionais e sentimentais e a essência do ser, mostra claramente que o homem é um sistema programado para executar determinadas funções com determinadas características e que tal sistema jamais poderia ter surgido por acaso. Muitos catedráticos poderiam dizer que uma sucessão infinita de “Acasos” poderia ter gerado a vida no Planeta, mas se isso fosse representado através de equações matemáticas estatísticas, percebe-se claramente que o “Acaso” não poderia existir.

As relações cinéticas, químicas e físicas nos seres e no homem são tão complexas e tão harmoniosamente controladas que jamais poder-se-ia imaginar que tamanha harmonia, controle e recursos disponíveis poderiam surgir por uma sucessão aleatória de “Acasos” ou coincidências.

E se pensarmos então quanto à complexidade dos processos de controle da Mente Humana. Uma rede infinita de ramificações, níveis hierárquicos de controle e processos físico-químicos dos mais complexos capazes de gerar imagens, desejos, sons, sentir dor, sentir saudade, sentir fome, medo, carinho, calor, frio e uma infinidade de outras sensações até não perceptíveis concientemente, mas que são profundas e intensas no inconsciente A Mente humana, apesar de ainda estar muito aquém de suas totais possibilidades funcionais realiza alterações de comportamento elétrico que podem gerar reações químicas capazes de elaborar clarividência, clariaudiência, e muitos outros potenciais.

Acredita-se que o homem utiliza um percentual pequeno de sua mente. Pois esse potencial torna-se ainda menor se passarmos a operar numa esfera onde o conhecimento é coletivo e a mente é coletiva e os acessos a idéias e a conhecimentos ocorrem de forma explosiva em todas as direções da Terra.

A mente humana que grandes e maravilhosos segredos estariam ocultos por trás dela....? Como fazer para acessar os mais remotos conhecimentos do Consciente e do Subconsciente...

Primeiramente, não se é permitido a qualquer pessoa desenvolver tais aptidões. Existe uma série de premissas e condições preconcebidas necessárias ao comportamento do homem que é habilitado a desenvolver tais capacidades. A primeira delas é relacionada com os valores e comportamentos humanos. Pois não seria permitido pelos deuses, que qualquer um tenha acesso a uma ferramenta tão poderosa, a menos que suas características e valores interiores sejam tão profundos e estáveis que não seria capaz de usar estas aptidões de forma errônea ou com propósitos inadequados.

Em segundo lugar, o homem que pretende desenvolver estas aptidões tem que ter uma fé tão grande de que seria então capaz de desenvolvê-las. Confesso que todos os exercícios que elaborei e desenvolvi ao longo destes 6 anos de estudo da mente humana foram capazes de estimular a mente de uma forma fantástica, mas também é fundamental dizer que o ser humano que pretende desenvolver estas capacidades deve estar muito bem preparado emocionalmente para experiências jamais imaginadas, pois elas realmente ocorrem e de uma maneira bastante acelerada e intensa.

Não se pode falar da mente sem se falar precisamente sobre o comportamento ou os critérios da teoria de controle. Em todo e qualquer processo de controle (e a mente humana é uma ferramenta poderosíssima neste aspecto), o sistema responsável pelo controle do processo necessita de informações e necessita de recursos para manipular tais informações. As informações, normalmente oriundas de sensores são codificadas e esta codificação permite que o sistema de controle tome decisões sobre como deve operar os recursos de manipulação. Estes recursos manipulados geram então alteração sobre o sistema controlado que deve ser então reavaliado baseado nas novas informações dos sensores, agora em novas condições, após a manipulação.

A mente humana de uma forma ou de outra realiza um processo bastante complexo de aprendizado durante a realimentação dos órgãos dos sentidos e de manipulação e controle dos recursos motoroes – óssos, músculos, nervos e sistema cárdio-respiratório. Este processo de aprendizado se inicia na infância quando a criança começa a aprender a observar e a manipular objetos de diferentes formas. Esse processo de aprendizado evolui ao aprender a andar e durante as brincadeiras realizadas, onde a criança aprende a correr e a pegar, etc...

Estes processos são, normalmente, bastante complexos quando se procura modelar um sistema de controle com ferramentas matemáticas disponíveis. Imaginem qual o tamanho da dificuldade de se modelar a operação cerebral para controlar, por exemplo, um processo de escrita, onde a ponta dos dedos da mão do escritor descreve equações espaciais complicadíssimas apoiada pelos músculos dos dedos, das mãos e dos braços, todos controlados simultaneamente pela mente humana. Ou, por exemplo, a equação de controle dos órgãos responsáveis pelo controle da visão, ou responsáveis pelo comportamento de um atleta. Trata-se de equações complicadíssimas geridas pelos órgãos dos cinco sentidos.

Mas e se fosse possível estimular outros sentidos... então estas complexas equações sensoriais e de controle se tornariam ainda mais sensíveis e poderiam eventualmente gerar reações não acostumadas pela mente humana... como por exemplo clarividência, telecinese, clariaudiência, etc... e até mesmo outras potencialidades nem se quer imaginadas pelo homem.

Deixe-me tentar ser mais claro: o ser humano, quando se desloca andando, utiliza os órgãos sensoriais da visão para controlar os objetos que estão mais próximos ou mais longe, que estão se aproximando ou se afastando e para focar o objetivo local para onde se deseja deslocar. Todas essas funcionalidades dependem principalmente dos estímulos ópticos emitidos para a mente e dos estímulos motores emitidos pela mente para os músculos. Quando um sinal óptico interpretado pela mente define um objeto, por exemplo, se aproximando rapidamente a reação é imediata e a mente estimula os músculos do corpo para serem redirecionados para outro local ou com outra velocidade.

Vamos tentar esclarecer com outro exemplo: imagine você aproximando sua mão de um copo quente (fervendo). A reação é imediata e você recolhe sua mão imediatamente, numa reação instantânea. Esta reação é a resposta ao sentido térmico recebido pelos sensores de temperatura presentes nas mãos e interpretados pela mente.

Vocês já devem ter percebido que eu evito usar a palavra “cérebro”, isto porque eu considero a mente humana, muito mais complexa e abrangente do que o cérebro. O cérebro, na minha óptica, é apenas uma parte da mente que transduz pensamentos.

A mente é todo um sistema capaz de se comunicar fortemente com outros sistemas. Possui característica de inteligência e é ou deveria ser, em essência, o que está por trás da existência do ser humano.

Vamos, então, manipular os resultados da mente através de exercícios mentais e físicos. O objetivo disso é impor reações a mente que permitam estimular os potenciais desejados. E é isso que vamos abordar então no próximo capítulo...





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui