Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Desconexões Aparentes -- 28/03/2000 - 15:41 (Fernando Antônio Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Amanheci outro dia, depois de conversa regada de muito humor com um grupo de amigos caríssimos, absolutamente convencido de que incontáveis acontecimentos, pessoais e institucionais, somente na aparência são desconexos ou esdrúxulos. Porque apenas vistos sob uma ótica racional, linear, mapeeira (de mapa), jamais bussoleira (de bússola). Sempre a menosprezar, com freqüência, aquele ditado popular, arretadamente sábio, que ensina que “Deus escreve certo até por linhas muito tortas”.

Percebi, nos meus últimos vinte anos existenciais, que muitos companheiros de viagem ainda não descobriram a essência das suas missões individuais, por sempre impossibilitarem a emersão de sentimentos nobilitantes, os únicos capazes de amordaçarem horóscopos e amuletos, falsos brilhantes e raposices. E imaginei como seria útil a atuação de um ICAT-Instituto de Conexões Aparentemente Tardias, estabelecido com a finalidade única e precípua de buscar, mesmo que sob vieses os mais desconcertantes, os “enxergamentos” mínimos para os irreais desencontros, vivenciados de mãos nunca sujas, quilômetros distanciados das torres de marfim que asfixiam e cegam, subestimam, enclausuram e mumificam.

Nos estatutos do ICAT, alguns parâmetros germinais favoreceriam contínuos reposicionamentos, para se evitar um viver morrendo, destemperado e virótico: 1. O bem-querer terá prevalência sobre todas as lógicas destrutivas; 2.Os méritos serão sempre coletivos e jamais fingidos, nunca individualizados; 3. As amizades conquistadas são o maior patrimônio de todo ser humano em contínua mutação; 4. Esmagar potencialidades é crime de lesa-convivialidade; 5. Jamais abandonar um aprender-desaprender-reaprender que ressalta as diferenças entre permanência e mutação; 6. Tornar-se águia sem mentalidade de galinha, por mais emplumada que esta seja; 7. Entender que mente saudável, além de saber fazer, faz também acontecer; 8. Saudades bem sentidas, nostalgias contidas; 9. Umbrais ultrapassados, sonhos recuperados; 9. Para se ver no futuro, saber enxergar-se nos demais tempos; 10. A meta maior é o somatório de inúmeras e pequeninas outras metas, também importantes.

E nos seus eventos pioneiros, o ICAT enalteceria seu mandamento primeiro: os talentos são recursos que devem ser utilizados para a felicidade maior de todos, posto que solitariamente jamais se lidará prazerosamente com a Vida e com o Mundo.

No mais, o ICAT retemperaria seus buscadores, enaltecendo a qualidade do sal, a busca constante pela viabilização do aparentemente impossível, a intercomplementariedade do gênero humano. E ainda almejaria a paz nunca-cemiterial, o objetivismo cosmovisional, artes e espaços nunca dantes navegados. Ampliando, sem pedanterias, as fronteiras da auto-estima, tornando-se vocacionalmente misericordioso com os ananzados e os fanfas, principalmente se portadores de muita jactância e poucos neurônios.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui