Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62340 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10410)

Erótico (13576)

Frases (50723)

Humor (20055)

Infantil (5475)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140849)

Redação (3314)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6222)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TRÊS DEUSES -- 11/03/2003 - 18:35 (Daniel Cristal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Três Deuses: o islâmico, o judaico e o cristão



Escreve: Armando Figueiredo (Dr.)



São só três? Não haverá também um budista e um hindu e um confucionista? Mas estes não entram neste silogismo (sempre hipotético, dado que é um dado adquirido que a verdade vai mudando com os tempos), porque não fazem mal a ninguém.

E qual desta meia dúzia de Entidades divinas é a melhor, será que são todas iguais, será que são todas diferentes? Será caso para dizer: o meu Deus é melhor que o teu, o meu é verdadeiro e o teu é fictício...

No 3º milénio estamos no ponto culminante da evolução da Civilização, desde a existência da humanidade (muito embora haja ainda necessidade de melhorar muitas das opções alternativas existentes para tornar a Civilização perfeita): contudo, ironicamente, incompreensivelmente à luz da razão, ainda andamos a discutir as questões de superioridade civilizacional, como o fizeram os nossos antepassados distantes do 2.º milénio, nessa época em que os árabes invadiram a Península e a colonizaram, e consideravam os ibéricos e europeus, infiéis e povo bárbaro.

No mundo contemporâneo, quais são os povos civilizados, quais os povos bárbaros? Para um ocidental, não há mesmo qualquer dúvida em responder a esta questão, os bárbaros são tiranos e é por isso que vivem à fome e invejam a riqueza... Para os maometanos também não têm dúvidas: o Ocidente é a terra do pecado e da perdição e é preciso destruir a sua Civilização, antes que mine, conspurque, denigra os seus solos sagrados!

Mil anos não serviram de coisa nenhuma à evolução da humanidade no plano religioso. Nos planos político e económico (um implica o outro), não há dúvida que o Ocidente avançou muito mais que o Médio Oriente, muito mais do que as Nações islamizadas. Há uma abundância nas terras cristãs que os povos esfomeados muçulmanos cobiçam. Eles ainda não compreenderam que o progresso é fruto da liberdade, da democracia, da concepção do que é um Estado de Direito, da defesa dos direitos humanos, da livre expressão, do fortalecimento da iniciativa privada, da inovação, e das reformas graduais que se vão fazendo de acordo com algumas novas utopias.

Esta Civilização, em que vivemos, avançou do modo como avançou, porque as condições políticas assim o determinaram, remetendo a religião para o lugar que deve ocupar na estruturação social, o lugar da opção da consciência de cada um, não podendo esta interferir directamente com uma democracia tal como a concebemos.

A desgraça das Nações islamizadas, foi misturarem a religião com a política, interligando-as e fundindo-as. Esta fusão deu aso a todos os fanatismos, imperialismos, opressões, repressões, obscurantismos, atentados aos direitos humanos, criação de castas abusadoras, oligarquias asfixiantes e prejudiciais ao desenvolvimento dos povos.





Procure no site da Magriça, o autor Daniel Cristal

http://www.notivaga.com



Obs. Mantenha-se atento aos neologismos criados pelo Autor!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui