Usina de Letras
Usina de Letras
138 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62326 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22542)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50707)

Humor (20051)

Infantil (5473)

Infanto Juvenil (4793)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140841)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Família... -- 25/11/2002 - 02:00 (Isabela Fani Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bens Preciosos e Imortais.





Há um bem muito precioso que todas as pessoas possuem e se esquecem, fazem perder o valor incomensurável dessa palavra e aos poucos afasta - se, também, do que a sociedade qualificou como: "normal". Um tesouro eterno perdido na vida de cada ser, que com as mudanças na infraestrutura da sociedade vem adquirindo "cara nova”. Isso tudo é o que chamamos de Família.





Todos nós, já ouvimos milhares de vezes que a família é a base fundamental para que uma sociedade seja equilibrada, é dela que temos nossos exemplos formadores de personalidade e caráter, é de onde provém grande parte de nossa educação...!





O pai chefe, administrador de tudo, comandante maior; aquele tipo autoritário e distante, com mãos de ferro e a ferro e fogo, sem o menor diálogo, carrega o restante de sua "tropa". A mãe é a interceptora desse grupo, cabe a ela pacificar todos os desentendimentos da casa e da família; fazer os serviços domésticos e cuidar de toda a família. Ela usa e abusa da astúcia, chega a comandar a fortaleza da casa sem que ninguém a perceba. Já aos filhos sobra o papel de meros soldadinhos, expectadores, na verdade que são mandados, comandados a todo o momento e devem seguir as ordens de seus superiores caso contrário o soldado deve sofrer uma punição, parecem até ovelhinhas de presépio! Os meninos preparados para serem machões e as meninas para servirem ao esposo. Esses soldados podem, com o tempo, adquirir suas "condecorações" que os fazem subir de posto no conceito dos pais e ganhar elogios, presentes, viagens e até a permissão para namorar em casa... Até que estejam preparados e estruturados para conduzir suas próprias famílias...





Agora que vocês leram, esqueçam tudo o que eu lhes escrevi. É, isso mesmo! Não, não estou louca, é que família dessa espécie está em extinção.





Atualmente, a família está ganhando vários novos padrões. O citado acima continua acontecendo em muitos países orientais, que são totalmente patriarcais e bastante tradicionalistas, mas, sem dúvida, está super “fora de moda” no Ocidente.





Devido a mudanças de ordem econômica como: as crises financeiras que “obrigaram” as mulheres a trabalharem fora de suas casas; a busca da mulher pela independência financeira; os filhos que ainda muito jovens assumem grandes responsabilidades e querem a independência dos pais; mas, principalmente porque as pessoas estão deixando de se preocupar com o que os outros dizem ou pensam, e, querem apenas ser elas mesmas, com suas vontades, desejos e individualidades. O que, realmente, as pessoas buscam hoje em dia é a felicidade, não aquela que a sociedade obriga a ser vivida, mas aquela a qual escolhemos, claro, preservando o respeito ao outro.





No momento presente, o que se sucede são as famílias formadas por casais que moram em endereços diferentes; os casamentos não duram mais anos, duram meses; dois pais ( homens ) ou duas mães e seus filhos deste casamento ou do outro; é pai , é mãe espancando o filho muitas vezes até a morte; é filho espancando o pai e a mãe; é “filhinha de papai” mandando matar os pais, como: a Suzane; é pai e mãe usando drogas com filhos; são famílias inteiras participando do tráfico e da prostituição; são famílias inteiras pagando tratamentos para os filhos saírem das drogas; é mãe roubando os filhos dos outros como a suposta seqüestradora: Vilma para segurar seu “relacionamento”- se isso virar moda... Xiiii -; é mãe solteira com os avós como pais de seus netos; são filhos empregados com mais responsabilidades em casa do que os pais desempregados; é marido e mulher sem filhos; são tantas crianças abandonadas no orfanato, na rua e tantas são adotadas ou criadas por pessoas desconhecidas; amigos que moram juntos em repúblicas; é marido e mulher dialogando com os filhos e debatendo vários temas; é pai cozinhando e cuidando dos filhos enquanto a mãe vai trabalhar... São as pessoas vivendo num novo século!





Sei que isso tudo parece uma bagunça. E realmente concordo com a opinião de vocês! O conceito de família nunca foi tão mudado tanto quanto o da família. Não digo que essas mudanças estejam certas ou erradas, embora algumas mudanças tenham sido só para piorar a sociedade em que vivemos. Sei que as modificações são inevitáveis, até mesmo nas culturas mais tradicionalistas um dia elas podem acontecer. Pena que muitas vezes elas saiam fora do controle e acabam só trazendo prejuízos na formação de cada ser humano.





Sem a nossa família nada somos! É o que devemos ter consciência. Só não se esqueçam que família não é só o pai, a mãe e os filhos... Família são aqueles que nos querem bem mesmo estando longe. Família são aqueles que não têm nosso sangue e que estão conosco, nos fazendo bem. Família são aqueles que ajudamos, cuidamos e que também cuidam da gente, são aqueles que se importam, que nos tiram das “roubadas” da vida e abrem nossos olhos para os enganos. Família, sem dúvida, são todos aqueles que amamos e que, também, merecem todo o nosso respeito e gratidão, mesmo que não sejam como queríamos que fossem, mesmo que nos magoem de vez em quando e que errem, afinal, ninguém é perfeito e para isso existe o perdão!





A partir de hoje valorize esse tesouro que é o mais sincero, o bem mais durável, pois ele não é passageiro, é eterno. Lembre-se ninguém poderá lhe roubar os sentimentos que são nobres, puros, com relação à sua família, ao contrário, essa é uma riqueza que se bem cuidada só tende a aumentar e a aumentar cada vez mais... Seja muito rico, cada vez mais...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui