Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50766)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->E AGORA É LULA? -- 01/11/2002 - 14:36 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Temos um novo presidente: Luís Inácio “Lula” da Silva. Depois de três tentativas frustradas finalmente Lula tem a chance de mostrar o seu trabalho durante quatro anos (em tese) à frente da Presidência da República. Tenho certeza que só o fato de Lula ter conseguido ser eleito já é um feito pois, geralmente quem governa o país são os chamados “intelectuais”, “cultos” e “diplomados” e não um ralé que veio do meio do povo e conseguiu com muito esforço chegar aonde pretendia.

Lula tem condições de fazer do Brasil um país onde a Justiça, a verdade, a solidariedade e principalmente a honestidade voltem a ser uma constante e não uma raridade. Porém grandes serão seus desafios, pois o Brasil se encontra hoje em uma das mais sérias e graves crises econômicas e sociais. Quem pensa que Lula conseguirá em pouco tempo (leia-se um ano e meio) conseguirá transformar o Brasil está completamente enganado, mesmo porque neste tempo estará com as mãos atadas ao orçamento que o governo de FHC deixa para o próximo ano. Acho que as primeiras prioridades de Lula devem ser: A) Criar um pólo industrial no sertão nordestino para que possa ser gerado emprego na região e com isso tenha-se se condições de dar a população alimentação, água, trabalho e principalmente dignidade, coisa esquecida por todos os outros governos. B) Criar incentivos com isenção por alguns anos de alguns impostos a empresas que se instalem no Brasil para que assim a questão do desemprego seja resolvida. C) Criar as prisões Federais de Segurança Máxima em lugares bem afastados dos grandes centros urbanos (por exemplo, lá no sertão nordestino) e fazer com que estes presos trabalhem para pagar o seu sustento. D) Diminuir a maioridade penal para 12 anos, pois se com 12 anos. E) Fazer com as penas aplicadas aos marginais sejam cumpridas na sua totalidade. Exemplo um marginal recebe a pena de 120 anos de prisão. Ele deverá passar 120 anos preso pagando por seus atos. F) Fazer as tão pedidas Reforma Agrária, Reforma Constitucional e Reforma Tributária.

Outro fato importante a ser lembrado é que Lula, nesta última eleição modificou-se radicalmente. Ele diz que amadureceu, outros dizem que o Lula está na fase “paz e amor” mas receio que não seja nenhuma das coisas. Creio que o PT partido de esquerda (oposição) ou tenha se tornado um partido de centro-esquerda ou usaram esta estratégia para poder ganhar a eleição e depois de um ano de governo, começar a colocar “as manguinhas de fora” e voltar a ser o velho PT.

Lembro isso após acompanhar uma entrevista com o candidato José Maria do PSTU, onde lembra que Lula antes do começa de sua campanha defendia as mesmas propostas que ele: rompimento do acordo com o FMI, não firmar qualquer acordo com a ALCA e principalmente pagar a dívida externa só quando o país estivesse numa situação melhor, onde todos os brasileiros tivessem emprego e condições mínimas para sobreviver. Não existe como responder ainda a estas questões, pois a resposta só virá quando Lula começar a governar o Brasil.

Particularmente acredito que Lula não criará surpresas desagradáveis a nossa população, pelo contrário creio que poderá melhorar um pouco a nossa situação. O que, porém receio é que ao invés de Lula governar quem governe seja o PT e seus aliados que o apoiaram durante a campanha (diga-se de passagem, verdadeiros lobos atrás de ovelhas e cordeirinhos indefesos – nós a população). E deste receio que vem a pergunta que é o título deste artigo. Espero estar completamente enganado quando a este receio mas é esperar para ver.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui