Usina de Letras
Usina de Letras
34 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GOSTO DE DESAFIOS -- 25/10/2002 - 20:18 (Daniel Cristal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GOSTO DE DESAFIOS E DE TEORIZAR



Sou bastante novato nestas andanças cibernáuticas (dois anos e pouco), sofro de solidão e inexperiência, alguma solidão por me faltar um grupo de apoio, também nunca o requisitei, sugeri ou tentei criar, a minha primeira tentativa de criar um painel deu-se há pouco tempo, e ainda não recebi todos os apoios que solicitei, apenas meia dúzia foi pronta, há ainda respostas a chegar, portanto não posso dizer que a tentativa resultou em pleno. Nem sequer que esteve longe ou excedeu as expectativas. O processo está em curso e muito recente.



Uma das prudências que se impõem, é conhecer o interlocutor. Neste percurso da Internet, aparecem interlocutores que são além de virtuais, fantasmagóricos, e divertem-se como as avestruzes, a cabeça escondida na areia, ou como o gato com o rabo de fora. Se calhar estou a cometer uma gafe imperdoável, pois pedir antes da conversa, que se apresente, para que se lhe respeite assim a sua identidade, formação e personalidade. Aliás, quando se entra no convívio, as pessoas deviam apresentar-se. Não o fazendo, ficamos em completa desigualdade de conhecimentos. Apesar de maçarico, já estou talvez demasiado exposto na Internet e isso não é nenhuma vulnerabilidade, mas uma fraqueza em relação ao modo como hei-de tratar o interlocutor. O jogo, a disputa, o confronto, me parece têm que ser leais e limpos, e antes que descambe, cumpre-nos respeitar certas regras de lealdade e lisura que não gostaria de infringir. Alguns mostram-se com atitudes de soberba. A soberba pode não ser um defeito totalmente negativo. Creio mesmo que é fruto de convicções muito profundas, de necessidade de auto-afirmação, dum amor-próprio que se revelando exagerado, logo amansa e recua quando dele toma consciência, e encontra o equilíbrio necessário.



Quando sou interpelado, recebo uma ocasião pela qual muito anseio: Arranjar um interlocutor à altura. Tenho vindo a lançar alguns desafios, que me possibilitem a teorização de ideias que tenham algum interesse, e que me podem ajudar a chegar a conclusões e reflectir sobre Arte, Literatura, Ética e Estética (possivelmente até tentar outras áreas). Tenho-os lançado a Poetas/Poetisas, leitores de sites, e tenho encontrado ou indiferença ou medo ou fugas para trás ( para trás de coisas que às vezes nem entendo), apatia ou falta de vontade de retrucar. Quando entrava em desafios, o desenvolvimento da temática acabava. Depois tentei outra forma, desafios em áreas de aforismos, aí encontrei parceiros interessados e congratulei-me. Ainda estou exercendo o ofício, que vai apenas no adro.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui