Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62386 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50774)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140863)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ESPECTATIVA "LULA" -- 20/10/2002 - 00:14 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A ESPECTATIVA “LULA”



Há um vento de esperança vagando no ar. E esta será sacramentada com o veredicto das urnas. Muitos milhões de brasileiros estão ansiosos para reafirmar a sua convicção de melhores dias para todos os brasileiros sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva.



É verdade que os tempos são outros. Que a agricultura foi destroçada por uma política econômica que a preteriu, que a dignidade humana foi substituída pela seguridade financeira e a soberania nacional foi colocada no barco furado da globalização.



Vivemos tempos difíceis. O desemprego cresce a cada dia e os salários reais diminuem. Crescem a concentração urbana, a concentração de terra, a concentração de renda e, com elas, a favelização e a violência.



A dívida interna cresceu, assustadoramente, e a capacidade de pagamento da dívida externa se tornou incompatível com o padrão mínimo de bem-estar necessário à pessoa humana. Ou seja, se há recursos para esta última, faltam para a anterior, e vice-versa.



Sobre isso pesa a pressão internacional estabelecida pela Casa Blanca, FMI e os especuladores do mundo inteiro, no sentido de fazer cumprir os compromissos firmados, nem que para isso tenha que desempregar mais trabalhadores, concentrar mais renda, aumentar a fome, a miséria e o número de óbtos inocentes.



Em assim sendo, o que representará um governo Lula? Lula, hoje, é a única alternativa para esses efeitos catastróficos. Primeiro porque ele se elege legitimado por uma maioria consagradora, arrastando uma bancada considerável de parlamentares imbuídos no mesmo propósito, onde a farra com dinheiro público será abolida, uma vez que a prática do “toma lá, dá cá”, está com os seus dias contados. Segundo porque ele terá liberdade de formar um governo de pessoas honestas e competentes. Ninguém pode subestimar a importância desses fatos para a consolidação de uma boa administração.



Por outro lado, no que pese todas as dificuldades criadas pelo imperialismo econômico, nós vivemos em um país de uma potencialidade extraordinária. Possuímos a maior área de terras agricultáveis de todos os países do planeta e, por cima, não catalogamos tempestades, furacões, desertos, estepes ou vulcões. E em termos de água doce, o Brasil armazena o maior volume existente em todo mundo. Aliás, diga-se de passagem, a falta de água potável do semi-árido nordestino só existe por conta do descaso e vergonha nacionais.



Outro fator importante para viabilizar um bom governo é a confiança que ele receberá de vários segmentos da sociedade. Os trabalhadores do campo e da cidade, funcionários públicos e estudantes, certamente, serão mais tolerantes durante a arrumação da casa, bem como, poderão compreender melhor as dificuldades para se resolver de imediato os problemas herdados de administrações passadas.



Confrontando-se os pontos positivos e negativos podemos ter uma idéia dos resultados a serem alcançados. É verdade que no capitalismo não há solução para a construção de um mundo digno para a sociedade. O capital, movido pelo lucro sempre maior, cresceu, desproporcionalmente, e está a exigir uma remuneração, também, sempre maior, que deverá ser extorquida da remuneração dos trabalhadores. No entanto, com o uso cuidadoso dos recursos públicos, de forma que cada centavo gasto seja feito com bastante cuidado, certamente, que os bons resultados corresponderão aos anseios de todos. É isso que esperamos de um governo Lula – esperança dos trabalhadores explorados e dos excluídos da sociedade.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui