Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62379 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50766)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6228)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ECHELON - O Megassistema Eletrônico dos EUA, que patrulha o -- 10/10/2002 - 21:13 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Talvez você leitor não saiba, mas é perfeitamente possível que todas as suas mensagens por telefone, e-mail e/ou fax estejam sendo interceptadas por um gigantesco sistema eletrônico de espionagem – o assim chamado ECHELON ( palavra de origem francesa utilizada pelos militares de língua inglesa que significa, literalmente, escalão) – e enviadas a um centro de informação situado nos Estados Unidos. Alguns dos leitores neste momento estão pensando: “- Isto é paranóia, loucura !”. Antes fosse! O pequeno problema, meus queridos leitores, é que esse assunto já vem sendo debatido há 8 meses no âmbito do Parlamento Europeu, e é tão sério que ameaça causar uma crise diplomática entre França e Estados Unidos.

Esses debates no Parlamento Europeu estão provocando uma certa reação no Brasil. Parlamentares da oposição chegaram a propor, no fim de fevereiro deste ano, a formação de uma CPI para investigar o processo de licitação para o então inslatamento do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). É claro que FHC foi totalmente contra a proposta. O porta-voz de FHC, afirmou recentemente quando indagado novamente sobre o assunto, que “do ponto de vista do governo”, não havia e não há nenhuma irregularidade na licitação do Sivam e, apesar do relatório no Parlamento Europeu, o contrato NÃO SERIA REVISTO. Para o Governo, o que interessa é que a empresa que ganhou a licitação ( a Raytheon) teve a melhor proposta do que a concorrente.

Claríssimo. Somos mesmo uma colônia, como poderíamos nos atrever a questionar o direito que tem a matriz de nos espionar ? Ora...., para os hipócritas que não se deram conta ainda, o Brasil pouco a pouco vai sendo “dado” aos americanos. Isto é tão simples, que por exemplo, o Governo dá mais apoio as empresas que vem de outro país do que incentivo as empresas nacionais, as quais com o passar do tempo estão quebrando cada vez mais.

Se você viu o filme Inimigo do Estado, este faz uma excelente mostra de como funciona o Echelon. As semelhanças com o famoso Big Brother de George Orwell não são mera coincidência. Qualquer cidadão brasileiro tem razão de sobra para ficar seriamente preocupado, ainda mais agora, pouco tempo depois que FHC começou a reconstituir os órgãos da ditadura militar, como o sinistro Serviço Nacional de Informações (SNI) e o Dops (agentes “especiais” da Polícia Federal treinados pelo FBI na luta contra as organizações e manifestações populares). Para quem ainda acha que isso é bobagem, basta ler a Revista Caros Amigos do mês de Agosto e depois tirar suas próprias conclusões.

Não é comovente ver como estamos irmanados, na mesma trincheira, o Echelon e os nossos arapongas? E você já não se sente parte do “Primeiro Mundo” !? Acorda Brasil..................................

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui