Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62381 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10437)

Erótico (13578)

Frases (50767)

Humor (20066)

Infantil (5480)

Infanto Juvenil (4800)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140860)

Redação (3318)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6229)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FÓRMULA DO SUCESSO PROFISSIONAL -- 10/10/2002 - 21:08 (Ernandes Aparecido Campagnoli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos os anos, milhares de jovens buscam nos cursos superiores uma forma de ampliar seus horizontes profissionais e, por que não dizer, também uma formação cultural mais ampliada. Em todas essas cabeças o binômio “sucesso profissional” aparece como esperança de um futuro melhor. Porém, como conseguir obter sucesso profissional ?

No decorrer de três anos passei a observar e ler várias entrevistas de profissionais que reconhecidamente podem dizer que conseguiram tal objetivo. Desse trabalho, formulei uma “equação para o sucesso profissional” que carinhosamente batizei de Polinômio do SP. Vamos a ela: SP = QC+NL+NInf elevado a D + T elevado a E + Exp. elevado a N, onde:

SP = Sucesso Profissional

QC = Qualidade do Curso – A qualidade do curso está em função do corpo docente. Agrego ainda as condições estruturais (biblioteca moderna e atualizada), um projeto pedagógico bem definido e articulado.

NC = Nível de Conhecimento em Língua Estrangeira – Inglês preferencialmente. Em nossos dias, a ausência dessa condição é fator de exclusão dos processos de seleção em recursos humanos. Quanto maior for o nível de conhecimento da língua, maiores serão as chances de sucesso profissional.

NInf. = Nível de Conhecimento em Informática – É desnecessário argumentos para esse item. A informática já é nossa companheira do cotidiano profissional. Porém, não se esqueça: tenha um e-mail, o mais rápido possível.

Esses três elementos (QC+NL+NInf.) devem ser elevados a “D” = Dedicação do aluno para esses três elementos.

T = Talento – Entendo como talento a forma como as pessoas encaram a vida. Há um conjunto grande de pessoas que procuram construir cotidianamente o seu futuro. Não nos esqueçamos que os rumos de nossas vidas devem ser trilhados pela ética. Na “equação”, abordo o T elevado por “E” – Ética. Vivemos numa sociedade de desigualdades. O que fazemos para diminuir essa situação?

Exp. = Experiências (leia-se estágios profissionais) – O mercado exige além de um bom diploma, que você conheça o cotidiano de uma empresa. O “N” refere-se ao número de estágios. O ideal seria três estágios de qualidade.

Assim, essa minha “equação” pode ser resumida em algumas expressões, que não são matemáticas, mas são da vida: O que queremos construir para nós? Em qual sociedade queremos viver? O que entendemos por ética? O que é ser responsável?

Boa sorte para todos e muito sucesso profissional !

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui