Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62387 )

Cartas ( 21335)

Contos (13272)

Cordel (10452)

Cronicas (22545)

Discursos (3240)

Ensaios - (10442)

Erótico (13578)

Frases (50775)

Humor (20067)

Infantil (5484)

Infanto Juvenil (4802)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140866)

Redação (3319)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1962)

Textos Religiosos/Sermões (6231)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->OS VERMES DA POLÍTICA -- 27/07/2002 - 14:45 (medeiros braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há os vermes da política. São fáceis de ser identificados. Através do que falam, do que fazem, do que escrevem, por onde passam sempre deixam a mancha delituosa do que fizeram. Na política, são uns "pobres-diabos"; uns coitados que vivem rastejando aos pés da burguesia, agradando-lhe com a sua subserviência. Por vezes são como cães de guarda, pois, se alguém ataca o seu dono, ele cai em cima, indiferente à corrente que o prende ou à comida que esqueceram de colocar no seu coxo.

Mas, o pior deles é o verme que escreve. Não é tão perigoso assim, porque a sua subserviência é tão grande que ele se identifica a qualquer reação, dando a conhecer o tipo do verme que é. Algumas vezes eles procuram posar de herói, como se para defender os prepotentes, os poderosos,as elites que dominam a economia e a política, existisse algum heroísmo. São, repito, uns"pobres-diabos", uns coitados; infelizes de quem deles descendem.

Grandeza humana, sim, existe em quem faz da poesia, como diria Castro Alves, "o arauto da liberdade; o brado ardente contra os usurpadores dos direitos dos povos." Grandeza humana existe naqueles que usaram a sua capacidade intelectual para denunciar a extorção, a exploração, o imperialismo econômico, os privilégios de uns poucos e o massacre de muitos. Não se pode questionar a subserviência em quem defende as maiorias massacradas pelo poder; a exemplo de um Castro Alves, Bertholt Brecht, Maiakovski, Gorki, Neruda, Saramago e tantos outros grandes intelectuais que colocaram os seus conhecimentos a serviço do povo. Aí, sim, existe idealismo, heroísmo, coragem, bravura, porque muitos tiveram que abandonar o conforto do lar, sofrer atos de tortura e perigos de morte.

Volto a dizer, aí, sim, são verdadeiros heróis, e não esses vermes; até porque, dos que vivem do escárnio da subserviência, só sofrem os seus descendentes a vergonha de ter nascido.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui