Usina de Letras
Usina de Letras
   
                    
Usina de Letras
75 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 55338 )
Cartas ( 21071)
Contos (12177)
Cordel (9607)
Crônicas (21336)
Discursos (3113)
Ensaios - (9921)
Erótico (13147)
Frases (40245)
Humor (17570)
Infantil (3576)
Infanto Juvenil (2311)
Letras de Música (5419)
Peça de Teatro (1311)
Poesias (135954)
Redação (2881)
Roteiro de Filme ou Novela (1035)
Teses / Monologos (2375)
Textos Jurídicos (1913)
Textos Religiosos/Sermões (4239)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Pedro Wilson Carrano Albuquerque
Patrocine esse autor
Site:
Perfil:
PEDRO WILSON CARRANO ALBUQUERQUE

Nasceu em Recreio (MG) em 5.7.1943. Residiu, posteriormente, em Leopoldina (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), onde se encontra desde fevereiro de 1972. Casado (no Rio, em 12.9.1964) com a advogada Maria Lúcia Esteves Albuquerque (nome de solteira: Maria Lúcia Matos Esteves), possui três filhos (Pedro Henrique Esteves Albuquerque, Wilson Luís Esteves Albuquerque e Ana Lúcia Esteves Albuquerque) e sete netos (Ana Luísa de Albuquerque Borges, Alexandre Melo de Albuquerque, Luís Guilherme Marques de Albuquerque, Aline Albuquerque Bitencourt, Davi Albuquerque Bitencourt, Giovana Cardoso de Albuquerque e Arnaud Ardenghi Albuquerque).

Funcionário aposentado do Banco do Brasil, em cuja Direção Geral exerceu as funções de Auxiliar e Secretário de Gabinete, Assistente Técnico, Analista de Projetos e Assessor da Consultoria Técnica e do Gabinete do Presidente da Instituição.

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro (OAB-RJ), formou-se na Faculdade de Direito Cândido Mendes, no Rio de Janeiro (RJ), tendo feito curso de pós-graduação na área de mercado de capitais, com complementação no exterior.

Servidor público federal aprovado em concursos públicos, pertenceu à carreira de Finanças e Controle, como Analista, sendo, atualmente, Procurador da Fazenda Nacional de Categoria Especial.

Na Secretaria do Tesouro Nacional – STN, exerceu, durante vários anos, as funções de Coordenador-Geral de Responsabilidades e Haveres Financeiros e Mobiliários da União. Ali, teve atuação relevante, desde 1988, notadamente nos processos de desestatização, negociação das dívidas dos Estados e Municípios e fortalecimento das instituições financeiras oficiais federais, participando, também, das discussões que levaram à aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, exerceu as funções de Coordenador na Coordenação Geral Disciplinar, delas se desligando para ocupar a Vice-Presidência Executiva do IRB.

Na Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, foi Assessor e Diretor de Programa.

Tenente R/2 da Intendência do Exército. Trabalhou no jornal “Correio da Manhã” e no “The First National City Bank of New York”.

Foi Professor de Análise e Elaboração de Projetos no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, empresa que representou no Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano e em diversos Grupos de Trabalho, inclusive os que elaboraram as normas operacionais do Programa de Crédito Educativo e do Programa Nacional do Álcool.

No Ministério da Indústria e do Comércio, foi, entre 1980 e 1988, Assessor Parlamentar dos Ministros Murilo Badaró e Roberto Gusmão e Chefe da Assessoria Parlamentar dos Ministros João Camilo Pena e José Hugo Castelo Branco. Outrossim, representou o Ministro da Indústria e do Comércio junto ao Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.

Presidiu o Conselho de Administração da empresa COBRA- Computadores e Sistemas Brasileiros S/A e os Conselhos Fiscais da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Casa da Moeda do Brasil (CMB), da Fundação Banco do Brasil e do IRB – Resseguros do Brasil S. A., tendo sido membro, também, do Conselho de Administração da LLOYDBRÁS – Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro e dos Conselhos Fiscais da EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica, da Companhia Docas de São Paulo (CODESP), da LIGHT e da Companhia Docas do Ceará (CDC). Participou, ainda, dos Conselhos Curadores da FUNCEX - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior – FUNCEX e da FUNENSEG – Fundação Escola Nacional de Seguros.

Representou a Secretaria do Tesouro Nacional no Comitê de Coordenação Gerencial das Instituições Financeiras Públicas Federais (COMIF) e o Ministério da Fazenda na Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão firmado entre a Associação das Pioneiras Sociais – APS (Rede Sarah) e a União.

Como representante do Tesouro Nacional, participou de várias negociações no Exterior (América do Norte, Ásia e Europa).

Por Decreto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado Vice-Presidente Executivo do IRB, tendo exercido a função no período de junho/2005 a janeiro/2006, .

Hoje (24.5.2007), é Presidente do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional – CRSFN, Conselheiro de Administração do IRB-Brasil Resseguros S. A. e Presidente dos Conselhos Fiscais da Fundação Banco do Brasil, do Banco do Estado de Santa Catarina S/A – BESC e da BESC Financeira S. A. – Crédito, Financiamento e Investimentos - BESCREDI.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia – ASBRAP, do Colégio Brasileiro de Genealogia – CBG e do Instituto Brasileiro de Genealogia – IBG, bem como sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Em 19.11.1980, foi inscrito na Ordem do Mérito Jurídico e Social do Brasil, no grau de Comendador, e o Ministro da Marinha concedeu-lhe, em 13.11.1996, a Medalha Mérito Tamandaré. O Presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu admiti-lo no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico, no grau de Cavaleiro, conforme Decreto de 23.9.1997. Foi agraciado, também, em 2.7.2002, pelo Governador do Distrito Federal, com a mais elevada comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Medalha “Imperador Dom Pedro II”.

É autor dos livros “Encontro com os Ancestrais” e “Palavras Cruzadas e Descruzadas”, editados, respectivamente, em 1999 e 2006, em Brasília (DF), e de vários contos, crônicas e ensaios divulgados por órgãos da imprensa mineira e pela INTERNET, no sítio www.usinadeletras.com.br. Há verbetes a seu respeito nas publicações “Catálogo de Escritores Brasilienses”, publicado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e “Dicionário de Escritores de Brasília”, de Napoleão Valadares.


Livros Publicados:

Obras Publicadas:
"Encontro com os Ancestrais", editado em 1999, em Brasília (DF).
"Palavras Cruzadas e Descruzadas", editado em 2006, em Brasília (DF), pela LGE Editora.
 
 
Patrocine esse autor
 
Fale com o autor